AULA 01- HISTORIA E IMPORTANCIA DA MICROBIOLOGIA.pptx
736 views
19 slides
May 23, 2023
Slide 1 of 19
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
About This Presentation
Aula 1 de MICROBIOLOGIA
Aborda a história da Microbiologia
Size: 9.95 MB
Language: pt
Added: May 23, 2023
Slides: 19 pages
Slide Content
1 PROFESSOR: Karine Ribeiro CURSO: Tec. Enfermagem TURMA:27noite DISCIPLINA: Microbiologia, Parasitologia E Imunologia História e Importância da Microbiologia
NOTA DE TRABALHO: Atividades de Fixação Seminario
Introdução 3 MICRO BIO LOGIA (Pequeno) (Vida) (Estudo) A microbiologia tem como fim estudar os aspectos relativos ao mundo microbiano, constituído por bactérias, fungos, protozoários, vírus e algas microscópicas, como ilustra a seguir. Bactérias Archaea Algas Protozoários
ATENÇÃO: estudar todos os nomes de cientistas , suas descobertas e feitos .
Utilização das lentes de aumento. Robert Hooke - Em 1665, observou estruturas em pedaços de cortiço.
Antony Van Leeuwenhoek – Entre 1673 e 1723 , observou diferentes estruturas que nomeou de animaculos. Francisco Redi – Em 1668, questiona a existência da Geração Espontâneo .( John Needham dizia o contrario)
O químico francês Louis Pasteur – Em 1861, desenvolveu o experimento do frasco em pescoço de ganço o que derrubou a teoria da geração espontânea. Louis Pasteur , em 1857 a pedido de Napoleão III solucionou o problema do por que o vinho da marinha francesa se deteriorava com o tempo. Conceito de pasteurização .
O médico alemão Robert Koch – Comprovou a teoria microbiana da doença através do postulado de Koch. Descobriu o agente causador do carbúnculo, no qual era uma bactéria em forma de bastão. Assim, pôde constatar que bactérias específicas causam doenças distintas.
Koch é também aclamado pela descoberta do micro-organismo responsável pela tuberculose , doença que durante o século 19 foi responsável por um sétimo das mortes. Utilizando-se das melhorias da microscopia e de técnicas de coloração, visto que muitos micro-organismos são incolores, juntamente com suas técnicas de inoculações e cultivo em meio de cultura, Koch conseguiu isolar a bactéria que causava a doença, vindo a receber o Prêmio Nobel, em 1905, por esta descoberta.
O microbiologista escocês Alexander Fleming - Acidentalmente descobriu a penicilina após perceber a contaminação por bolor (como eram mais conhecidos os fungos) em algumas placas, nas quais ele cultivava bactérias, chamou sua atenção, posto que nelas, ao redor do fungo, as colônias de bactérias não cresciam. Ao isolar Penicillium notatum, muitas doenças de origem bacteriana puderam ser combatidas eficientemente com a nova substância.
Os avanços ocorridos nos anos posteriores, nas mais diversas áreas da ciência, encontraram nos micro-organismos um grande aliado para : fabricação de medicamentos melhoria na produção da indústria alimentícia fornecer importantes informações sobre o funcionamento de organismos mais complexos.
A IMPORTÂNCIA DA MICROBIOLOGIA
A microbiologia abrange várias áreas de estudo, tais como : Odontologia : estudo de microrganismos associados à placa dental, cárie dental e doenças periodontais. Estudos com abordagem preventiva; Medicina e enfermagem : doenças infecciosas e infecções hospitalares; Nutrição : doenças transmitidas por alimentos, controle de qualidade de alimentos, produção de alimentos (queijos, bebidas);
A microbiologia abrange várias áreas de estudo, tais como: Biologia: aspectos básicos e biotecnológicos. Produção de antibióticos, hormônios (insulina, GH), enzimas (lipases, celulases), insumos (ácidos, álcool), despoluição (herbicidas - Pseudomonas, Petróleo), bio-filme (Acinetobacter), etc.; Biotecnologia : uso de microrganismos com finalidades industriais, como agentes de biodegradação, de limpeza ambiental, etc.
De acordo com Lins (2010), um dos aspectos mais negligenciados quando se estuda a microbiologia refere-se às profundas mudanças que ocorreram no curso das civilizações, decorrentes das doenças infecciosas. Durante as guerras, de forma geral, as doenças provocavam um abatimento físico e moral da população e das tropas, muitas vezes influenciando no desenrolar e no resultado de um conflito.
A mobilização de tropas, provocando aglomerações, muitas vezes longas, de soldados, em ambientes onde as condições de higiene e de alimentação eram geralmente inadequadas, também colaborava na disseminação de doenças infecciosas, para as quais não existiam recursos terapêuticos. Ao mesmo tempo, em áreas urbanas em expansão, os problemas mencionados acima eram também de grande importância, dado que rapidamente as cidades cresciam, sendo que as instalações sanitárias geralmente eram completamente precárias. A prática do comércio entre as diferentes nações emergentes também colaborou para a disseminação dos organismos para outras populações, muitas vezes susceptíveis a aqueles agentes infecciosos.
Até a década de 30, ainda e acordo com Lins (2010), o quadro era este. Foi quando Alexander Fleming, incidentalmente, por assim dizer, descobriu a penicilina, como já descrito anteriormente.
Questões de fixação 1) Descreva com suas palavras as principais descobertas e feitos dos ciêntistas estudados na aula: 2) Faça um resenha critica sobre a importância da microbiologia em suas diversas áreas ao longo do tempo: (Minimo 10 linhas)