CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM Prof ª .: Lo u r e nciann e Ma r r i an n e C a rd o so
a Ciên c ia A Mi c r obiol o g i a é Biológica qu e es t u d a os microrganismos, ou seja, seres microscópicos que existem como células únicas ou como grupos de células.
O seu no me t em orig e m em três vocábulos gregos, (pequeno), m i k r o s b i o s (vid a ) e l ogo s (ciênc ia ).
Individualmente são invisíveis a olho nu, mas coletivamente constituem a maior biomassa da terra.
O estudo da microbiologia profissional de enfermagem permite ao en t e n de r os microrganismos e a forma como eles interferem sobre a saúde do ser humano. Conhecendo a atuação dos microrganismos é possível interromper a transmissão das doenças, que pode acontecer no mesmo indivíduo ou de um indivíduo para outro.
Os objetos de estudo da Microbiologia são as bactérias, os fungos, os protozoários, as algas e os vírus.
A s b a ct é r i as s ã o o r gan i s m o s unicelulares e sem núcleo organizado, portanto são descritas como procarióticas.
Sã o o r g a nismos qu e vi v e m em ambientes extremos, quase que incompatíveis com a presença de seres vivos.
São seres pluricelulares formados por células filamentosas, pertencentes ao Reino dos Fungos.
São seres unicelulares, com núcleo organizado e pertencem ao Domínio Eukarya.
São organismos acelulares, pois só conseguem realizar suas funções quando invadem uma célula.
a v a s c u l a r e s e São organismos con s t i t u e m um g r an d e d i v e r si f i ca d o g r up o d e e espécies ser autotróficas. Podem unicelulares ou multicelulares.
PIONEIROS DA M I C R O B I O L O G IA Robert Koch Louis Pasteur Anton Van Leeuwenhoek
PIO N E I R OS DA MICROBIOLOGIA V a n L ee u w e nho e k (1632-1723)
PIONEIROS DA M I C R O B I O L O G IA “O método para observar os menores “animalículos” eu não transmito a ninguém; nem sobre como observar muitos “animaliculos” ao mesmo tempo. Esse método eu mantenho só para mim.” (Em carta à Royal Society of London) * U t il iz a v a se u m i c ros c óp io p a r a e x a mi n a r qu a s e tudo que podia ter em suas mãos. *examinou raspa de seus dentes; *água de valas e lagoas; *água na qual ele havia colocado pimentas, sangue, esperma e até mesmo suas fezes diarreicas.
*Observou uma variedade de minúsculas criaturas vivas que chamou de animalículos; *Nunca especulou a origem destes microrganismos, nem os associou à causa das doenças.
Anton Van Leeuwenhoek
PIO N E I R OS DA MICROBIOLOGIA L o uis Pa s t e ur (1822-1895)
Louis Pa ste ur (1822-1895) *Quí m i co *Francês *Tentava descobrir porque o vinho se contaminava com substancia indesejada *Descobriu o que ocorre durante a fermentação alcoólica *Destruiu a teoria da geração espontânea
B IOG Ê N ES E – G E R A Ç ÃO : M O S C A S D E R E D I
Lou i s P a ste u r Descobriu formas de vida que podiam existir sem oxigênio Desenvolveu processo de pasteurização para matar microrganismos patógenos Vacinas para evitar varicela, cólera, antraz, erisipela e raiva animal Salvou a vida de Joseph Meister (9 anos), mordido por um cão raivoso, aplicando sua vacina a pedido da mãe da criança Não era médico; vacina experimental; não poderia utilizá- la Convenceu-se de ter criado uma vacina que podia ser administrada em seres humanos
R ob er t K oc h Médico, Patologista e Bacteriologista Alemão Desenvolveu métodos para corar, fixar e fotografar bactérias Desenvolveu métodos para cultivar bactérias em meio sólido Descobriu a bactéria Mycobacterium Tuberculosis (Tuberculose) Descobriu a bactéria Vibrio Cholerae (Cólera) Tuberculina (Proteína Derivada da M. Tuberculosis ) Desenvolvimento do teste cutâneo de grande valor no diagnóstico da tuberculose.
PIO N E I R OS DA MICROBIOLOGIA Alexander Fleming ( 1881–1955 )
A le x ande r F le m in g Alexander Fleming, bacteriologista em Londres, vinha já há algum tempo pesquisando substâncias capazes de matar ou impedir o crescimento de bactérias nas feridas infectadas. Em 1922 Fleming descobrira uma substância antibacteriana na lágrima e na saliva, a qual dera o nome de lisozima.
A le x ande r F le m in g A penicilina foi descoberta em 1928 por Fleming quando saiu de férias e esqueceu algumas placas com cultura de microrganismos em seu laboratório. Quando voltou, reparou que uma das suas culturas de Staphylococcus tinha sido contaminada por um bolor, e em das colônias destes não haviam mais bactérias. Então Fleming e seu colega, Dr. Pryce, descobriram um fungo do gênero Penicillium pelo efeito bactericida: a pen i c i l i na . E l e s c o m p r o v a r a m a s s ua s qua l i da d es an tibi ó ticas, a ssim como a s u a nã o- t o x ic i dad e e a utilizaram clinicamente em 1941.
A le x ande r F le m in g - 1928
Profª.: Lourencianne M. Cardoso (62) 99182-9797 (62) 98510-8015 [email protected]