EduardoFatdukbrGonal
214 views
19 slides
Nov 07, 2023
Slide 1 of 19
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
About This Presentation
h
Size: 2.74 MB
Language: pt
Added: Nov 07, 2023
Slides: 19 pages
Slide Content
PROF. ENF. CARLOS EDUARDO GOMES GONÇALVES .
Berçário patológico e Cuidados de enfermagem no berçário e na sala de reanimação.
CUIDADOS DE ENFERMAGEM NO BERÇÁRIO E NA SALA DE REANIMAÇÃO PRIMEIRA AVALIAÇÃO DE ENFERMAGEM: Avaliação clínica da idade gestacional. Índice de APGAR. Medidas antropométricas. Medidas do Perímetro Cefálico, Perímetro Torácico e Perímetro Abdominal. Sinais vitais. Exame físico. Reflexos no recém-nascido.
ADMISSÃO DO RECÉM-NASCIDO O técnico em enfermagem tem um papel fundamental na admissão do recém-nascido (RN) , ele acolhe a gestante, fornece informações, recebe seu RN para os primeiros procedimentos necessários após o parto , conscientiza a mesma da importância do Aleitamento Materno Exclusivo (AME), entre outros.
De acordo com Brasil (2011), os procedimentos de admissão que precisam ser realizados no recém-nascido são os seguintes: Prevenção da oftalmia gonocócica pelo método de Credé; Antropometria: Realizar exame físico simplificado, incluindo peso, comprimento e os perímetros cefálico, torácico e abdominal; Prevenção do sangramento por deficiência de vitamina K. Administrar 1mg de vitamina K por via intramuscular; Administração da primeira dose da Vacina para Hepatite B por via intramuscular; Identificação do RN: O Estatuto da Criança e do Adolescente (artigo 10 do capítulo 1) regulamenta a identificação do RN mediante o registro de sua impressão plantar e digital da Declaração de Nascido Vivo. Pulseiras devem ser colocadas na mãe e no RN, contendo o nome da mãe, o registro hospitalar, a data e hora do nascimento e o sexo do RN; Curativo no coto umbilical com solução antisséptica.
UTI NEONATAL Espaço destinado ao tratamento de recém-nascidos que apresentam algum tipo de problema ao nascer . Nem sempre isso significa que o RN possui uma doença ou agravo de saúde, apenas uma dificuldade de adaptação extrauterina. Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN); Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal (UCIN);
UTI NEONATAL Estrutura fechada, localizada fora do tráfego rotineiro da instituição; Fácil e rápido acesso ao Centro Obstétrico e Cirúrgico; Leito individualizado; Leitos categorizados pelo grau de gravidade e complexibilidade; Deve ser localizada dentro de uma unidade hospitalar que disponha de recursos para diagnósticos e tratamentos de qualquer tipo de patologia neonatal; A unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN) é destinada para a reabilitação do neonato de 0 a 28 dias de vida que esteja na condição de prematuro ou enfermo. É um serviço muito especial e, de certa forma, funciona como um grande e complexo “útero artificial”, pois os equipamentos podem controlar as funções fisiológicas, como a temperatura corporal.
UTI NEONATAL CRITÉRIOS DE ADMISSÃO: RN de baixo peso; RN pré-termo; RN com malformação; Asfixia; Síndromes hemorrágicas; Convulsões; Prolapso de cordão Umbilical;
Fonte: elaborado pelo autor. Imagens: <http://www.fanem.com.br>; <http://www.samtronic.com.br>. Acesso em: 20 nov. 2017.
PAPEL DA ENFERMAGEM O trabalho da enfermagem dentro de uma UTIN é um desafio constante, pois requer vigilância, habilidade, respeito e sensibilidade. O paciente em atendimento, não verbaliza, encontra-se em extrema vulnerabilidade e está altamente dependente da equipe de saúde. Sendo assim, os procedimentos a serem executados são: Higiene e alimentação; Registro eficiente e correto dos cuidados, alterações e estado do paciente; Administrar e checar medicamentos e tratamentos prescritos; Preparar para procedimentos cirúrgicos e exames, acompanhando no transporte; Os neonatos têm grande risco de hipotermia. Eles podem perder calor de quatro formas: evaporação; radiação; condução e convecção , por isso é tão importante conhecer esses mecanismos, pois a hipotermia desencadeia distúrbio metabólico. Sendo assim, devemos manter os neonatos sempre aquecidos, porém com cautela, pois o hiperaquecimento também é prejudicial.
A fim de garantir a segurança do paciente, é necessário que os profissionais de enfermagem saibam e utilizem os “7 certos’’, os quais representam a base da educação no ensino da administração de medicamentos. Atualmente mais 2 categorias foram associadas tornando-se “9 certos”. Os “9 certos’’ advertem fatores que podem ocasionar os erros de medicação. Devem ser verificados: Medicação certa Paciente certo Dose certa Via certa Horário certo Registro certo Ação certa Forma farmacêutica certa Monitoramento certo PAPEL DA ENFERMAGEM
REANIMAÇÃO NEONATAL O momento mais importante da vida humana é o nascimento e pode ser também o mais difícil, pois mesmo sendo um processo fisiológico, podem ocorrer intercorrências e o neonato necessitar de reanimação. Quanto menor a idade gestacional (IG) e o peso dos neonatos ao nascer, mais possibilidade de precisarem de reanimação. Segundo Brasil (2011), a cada ano, cerca de 300.000 neonatos precisam de auxílio profissional para manter a respiração ao nascer. Isso deixa claro a importância de conhecer as técnicas de reanimação neonatal.