Aula 02 Carbono e cadeia carbônicos.pptx

DavyAraujo 70 views 20 slides Aug 04, 2023
Slide 1
Slide 1 of 20
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20

About This Presentation

Carbono e cadeias carbonicas


Slide Content

Ligações química Para saber quantas ligações cada "ÁTOMO" pode fazer você tem que se lembrar da regra do octeto: Um átomo fica estável com 8 elétrons na camada de valência com exceção da camada K ( 1ª camada) que fica estável com 2 elétrons. É claro que existem algumas desobediências a regra do octeto mas ela, em geral, é respeitada. Ex : Um átomo de Oxigênio tem 6 elétrons na camada de valência ( pois está na família 6A) e precisa de mais 2 elétrons para ficar estável e por isso faz 2 ligações ( na molécula da água o oxigênio faz 1 ligação com cada hidrogênio)

Modelo de Lewis “Os átomos de diferentes elementos estabelecem ligações químicas, doando, recebendo ou compartilhando elétrons, a fim de adquirirem a configuração eletrônica de gás nobre, isto é, com 8 elétrons na última camada (ou com 2 elétrons no caso daqueles átomos que possuem apenas uma camada eletrônica, como ocorre com o hidrogênio).”

Ligações de carbono com átomos de outros elementos

Modelo de Lewis vamos descobrir qual é a fórmula de Lewis para o gás hidrogênio, cuja fórmula molecular é: H 2 . O oxigênio possui seis elétrons na sua camada eletrônica, assim cada um precisa receber mais dois elétrons para ficar estável, com oito elétrons. Por isso, a fórmula eletrônica de Lewis da molécula de gás oxigênio é:

Veja outros exemplos de fórmulas eletrônicas de substâncias moleculares abaixo: Exemplo: faca a representação de Lewis para uma molécula orgânica na qual dois átomos de carbono se ligam entre si por meio de uma ligação tripla. A ligação restante para cada carbono e feita com o hidrogênio.

Classificação das Cadeias Carbônicas Estruturas tridimensional Representa-se a estrutura tridimensional das ligações simples dos átomos da molécula na forma tetraédrica, e as ligações duplas são representadas no plano.

Classificação das Cadeias Carbônicas Ligações planares Ligações planares, com átomos de hidrogênio oculta ou não. Todas as ligações da molécula são mostrada no plano. Os átomos de hidrogênio podem ser apresentadas de maneira explicitas ou deixadas ocultas.

Classificação das Cadeias Carbônicas Ligações ocultas Os átomos da molécula são representados, e as ligações ficam apenas indicadas de acordo com o numero de átomos de hidrogênio ligados a cada átomo de carbono. CH 3 CH 2 CH 3 Ligações semiexplícitas Apenas as ligações entre átomos de carbono são apresentadas de forma explicita CH 3 -CH 2 -CH 3

Classificação das Cadeias Carbônicas Átomos ocultos Apenas as ligações entre átomos de carbono são apresentadas Formula molecular Indica o numero de átomos de cada elemento presente na molecular. C 3 H 8 C 3 H 6

Geometria molécula orgânicas A geometria molecular baseia-se na forma espacial que as moléculas assumem pelo arranjo dos átomos ligados. Assim, cada molécula apresenta uma forma geométrica característica da natureza das ligações.

Cadeias abertas (ou acíclicas) As cadeias abertas são chamadas também de cadeias acíclicas ou alifáticas. Apresentam duas extremidades ou pontas de cadeia. Classificam-se de acordo com a presença de um heteroátomo ou não entre carbonos. homogênea – não possui heteroátomos entre carbonos heterogênea – possui heteroátomo entre carbonos.

Cadeias abertas (ou acíclicas) As cadeias abertas também podem ser classificadas de acordo com a presença de radicais (ramificações) na cadeia carbônica. normal – não possui radicais. ramificada – possui radicais.

Cadeias abertas (ou acíclicas) As cadeias carbônicas abertas podem ser classificadas de acordo com o tipo de ligação química. saturada – quando há na cadeia carbônica apenas ligações simples. insaturada – quando há nas cadeias carbônicas ligações duplas ou triplas.

Cadeias cíclicas ( ou fechadas) Fechada ou cíclica : não há nenhuma extremidade, isto é, forma-se um ciclo, núcleo ou anel, pois há o encadeamento dos átomos de carbono. Exemplo: Mista : é aquela cadeia que possui pelo menos uma parte em que os átomos não estão encadeados (ou seja, aberta), e a outra parte é fechada. Exemplo:

Cadeias cíclicas ( ou fechadas) Aromática : cadeia cíclica que possui anel benzênico. Exemplo:

01-Escreva a fórmula eletrônica da água (H 2 O) e da água oxigenada (H 2 O 2 ): 02-Considere dois elementos, A e B, com números atômicos 6 e 8. Qual será a fórmula eletrônica de Lewis e o tipo de ligação para o composto formado entre esses elementos?

03-A substância responsável pelo sabor característico da laranja apresenta a seguinte estrutura simplificada:         O         ║ C ─ C         │         O ─ C ─ C ─ C ─ C ─ C ─ C ─ C ─ C a) Qual é o número de átomos de hidrogênio presentes em uma molécula dessa substância? b) Classifique os carbonos presentes na estrutura. c) Essa molécula possui algum heteroátomo ?

04-(UEL-PR) Na fórmula H 2 C ... x ... CH ─ CH 2 ─ C... y ... N. x e y representam, respectivamente, ligações: a)      Simples e dupla. b)      Dupla e dupla. c)       Tripla e simples. d)      Tripla e tripla. e)      Dupla e tripla.

05-Dada a fórmula estrutural do 5- metil-hex-2-en-4-ol, podemos afirmar que ela pode ser classificada em:          a) Aberta, ramificada, saturada e homogênea b) Alicíclica , ramificada, insaturada e heterogênea c) Acíclica, ramificada, insaturada e homogênea d) Alifática, normal, saturada e heterogênea e) acíclica, normal, saturada e homogênea
Tags