AULA 02 - COMPONENTES DA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL.pptx
AdemirFerreira7
33 views
34 slides
Aug 19, 2024
Slide 1 of 34
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
About This Presentation
SAUDE MENTAL
Size: 3.92 MB
Language: pt
Added: Aug 19, 2024
Slides: 34 pages
Slide Content
ASSISTÊNCIA À SAÚDE MENTAL IV COMPONENTES DA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL Enf. Ademir Ferreira Júnior COREN-AL-682.131-ENF Especialista em Docência do Ensino Superior Pós-graduando em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica Pós-graduando em Enfermagem do Trabalho
Atualizar na aula Programa de volta pra casa Programa residência terapêutica Centro de atenção psicossocial
Rede de atenção psicossocial – raps é um instrumento para o cuidado integral à saúde mental da população brasileira. Pela diversidade dos estabelecimentos e serviços, as diretrizes e princípios da RAPS estão ancorados nos direitos humanos, e a execução de ações acontece via meios intra e intersetoriais, em redes capilarizadas nos territórios.
Rede de atenção psicossocial – raps A rede se apoia na Política Nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde, que nacionalmente organiza as ações de promoção da saúde mental, prevenção de agravos, assistência e cuidado, bem como reabilitação e reinserção das pessoas com transtornos mentais, muitos dos quais envolvem, por exemplo, problemas com o uso de álcool e outras drogas. As diretrizes e ações da RAPS têm sido pautadas em evidências científicas, pelo Ministério, buscando a implementação de ações, ancoradas nas melhores práticas, para disponibilizar, de forma efetiva, cuidados adequados à população.
Rede de atenção psicossocial – raps CUIDADO Promove o cuidado às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, e com necessidades decorrentes do uso de drogas ATENDIMENTO INTEGRAL Visa o atendimento integral e humanizado, com foco no acolhimento, acompanhamento contínuo e vinculação à rede. SINGULARIDADE Vai ao encontro dos sujeitos nos territórios, levando em conta toda a singularidade do contexto e da pessoa.
Rede de atenção psicossocial – raps Levantamento atual mostra que o Brasil conta com 2.742 CAPS habilitados e estruturados em 1.845 municípios ao redor do País, com unidades em todos os estados e no Distrito Federal. Essa capacidade instalada soma investimento de incentivo de custeio anual de R$ 1.234.308.138,00 nessa modalidade de serviço.
Rede de atenção psicossocial – raps Os principais serviços já implantados no estado são os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), as Unidades de Acolhimentos (UA) e as Residências Terapêuticas. No estado de Alagoas estão habilitados 55 CAPS, distribuídos ao longo de todo território, entre CAPS I, CAPSII, CAPSad , CAPSi entre outros.
Mapa da saúde de alagoas – caps
RESOLUÇÃO Nº 32, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2017 Art. 1º - Estabelecer as diretrizes para o fortalecimento da RAPS. Considera-se como componentes da RAPS os seguintes pontos de atenção: 1. Atenção Básica; 2. Consultório na Rua; 3. Centros de Convivência; 4. Unidades de Acolhimento (Adulto e Infanto-Juvenil); 5. Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT) I e II;
RESOLUÇÃO Nº 32, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2017 6. Hospital Dia; 7. Unidades de Referência Especializadas em Hospitais Gerais; 8. Centros de Atenção Psicossocial nas suas diversas modalidades; 9. Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental; 10. Hospitais Psiquiátricos Especializados.
OBJETIVOS GERAIS DA RAPS Ampliar o acesso à atenção psicossocial da população em geral; Promover o acesso das pessoas com transtornos mentais e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas e suas famílias aos pontos de atenção; Garantir a articulação e integração dos pontos de atenção das redes de saúde no território, qualificando o cuidado por meio do acolhimento, do acompanhamento contínuo e da atenção às urgências.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA RAPS I - promover cuidados em saúde especialmente para grupos mais vulneráveis (criança, adolescente, jovens, pessoas em situação de rua e populações indígenas); II - prevenir o consumo e a dependência de crack, álcool e outras drogas; III - reduzir danos provocados pelo consumo de crack, álcool e outras drogas;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA RAPS IV - promover a reabilitação e a reinserção das pessoas com transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas na sociedade, por meio do acesso ao trabalho, renda e moradia solidária; IV - promover a reabilitação e a reinserção das pessoas com transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas na sociedade, por meio do acesso ao trabalho, renda e moradia solidária; V - promover mecanismos de formação permanente aos profissionais de saúde;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA RAPS VI - desenvolver ações intersetoriais de prevenção e redução de danos em parceria com organizações governamentais e da sociedade civil; VII - produzir e ofertar informações sobre direitos das pessoas, medidas de prevenção e cuidado e os serviços disponíveis na rede; VIII - regular e organizar as demandas e os fluxos assistenciais da Rede de Atenção Psicossocial; IX - monitorar e avaliar a qualidade dos serviços por meio de indicadores de efetividade e resolutividade da atenção.
Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) São serviços de saúde de caráter aberto e comunitário que compõe a Rede de Atenção Psicossocial; Constituído por equipe multiprofissional que atua sob a ótica interdisciplinar; Atividades são realizadas prioritariamente em espaços coletivos, de forma articulada com os outros pontos de atenção da rede de saúde e das demais redes.
Modalidades do CAPS CAPS I; CAPS II; CAPS III; CAPS AD; CAPS AD III; CAPS AD IV; CAPS i.
PORTARIA Nº 336, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2002 Art. 3º Estabelecer que os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) só poderão funcionar em área física específica e independente de qualquer estrutura hospitalar. Parágrafo único. Os CAPS poderão localizar-se dentro dos limites da área física de uma unidade hospitalar geral, ou dentro do conjunto arquitetônico de instituições universitárias de saúde, desde que independentes de sua estrutura física, com acesso privativo e equipe profissional própria.
CAPS I Atende pessoas de todas as faixas etárias; Prioritariamente intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes; Relacionados ao uso de substâncias psicoativas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida. Indicado para Municípios ou regiões de saúde com população ↑ de quinze mil habitantes.
CAPS II Atende prioritariamente pessoas com intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes; Relacionados ao uso de substâncias psicoativas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida. Indicado para Municípios ou regiões de saúde com população ↑ de setenta mil habitantes.
CAPS NISE - Centro de Atenção Psicossocial bairro Jardim Tropical, na rua Genésio Rodrigues, 95, próximo ao Terminal Rodoviário Municipal
Caps iii Atende prioritariamente pessoas com intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes; Relacionados ao uso de substâncias psicoativas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida. Proporciona serviços de atenção contínua, com funcionamento 24h, incluindo feriados e finais de semana, ofertando retaguarda clínica e acolhimento noturno a outros serviços de saúde mental, inclusive CAPS AD Indicado para Municípios ou regiões de saúde com população ↑ de cento e cinquenta mil habitantes.
Caps ad Atende pessoas de todas as faixas etárias, que apresentam intenso sofrimento psíquico decorrente do uso de crack, álcool e outras drogas. Indicado para Municípios ou regiões de saúde com população ↑ de setenta mil habitantes.
CAPS AD – amor e esperança Endereço: Av. Deputada Ceci Cunha, 960 - Itapoã, Arapiraca - AL, 57314-105
Caps ad iii Atende pessoas de todas as faixas etárias que apresentam intenso sofrimento psíquico decorrente do uso de crack, álcool e outras drogas. Serviços de atenção contínua, com funcionamento 24 horas, incluindo feriados e finais de semana, ofertando retaguarda clínica e acolhimento noturno. Indicado para Municípios ou regiões de saúde com população ↑ de cento e cinquenta mil habitantes.
Caps ad E O SISNAD Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SISNAD) , sob a Lei n. 13.840/19 e instituído em 2006 pela Lei n. 11.343, visando proteger a população do tráfico e do uso ilícito de drogas.
Caps i Atende crianças e adolescentes; Prioritariamente intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes; Relacionados ao uso de substâncias psicoativas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida. Indicado para municípios ou regiões de saúde com população ↑ de setenta mil habitantes.
CAPS i Dr. Luiz da Rocha Cerqueira Endereço: Av. Getúlio Vargas, s/n Conj. José Tenório, Maceió - AL, 57046-350
Caps ad iv Atende adultos ou crianças e adolescentes, com quadros graves e intenso sofrimento decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas. Serviços de atenção contínua, com funcionamento 24horas, incluindo feriados e finais de semana; e ofertar assistência a urgências e emergências, contando com leitos de observação. Indicado para Municípios ou regiões com população ↑ quinhentos mil habitantes e capitais de Estado.
CAPS AD INFANTO JUVENIL DR EVERALDO MOREIRA Endereço: R. Barão José Miguel, 378 - Farol, Maceió - AL, 57055-160
TIPO DE CAPS POPULAÇÃO MÍNIMA CAPS I 15 mil habitantes CAPS II 70 mil habitantes CAPS III 150 mil habitantes CAPS AD 70 mil habitantes CAPS AD III 150 mil habitantes CAPS i 70 mil habitantes CAPS AD IV 500 mil habitantes ou capitais
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS CAPS atendimento individual (medicamentoso, psicoterápico, de orientação, entre outros); atendimento em grupos (psicoterapia, grupo operativo, atividades de suporte social, entre outras); atendimento em oficinas terapêuticas executadas por profissional de nível superior ou nível médio; visitas domiciliares;
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS CAPS atendimento à família; atividades comunitárias enfocando a integração do paciente na comunidade e sua inserção familiar e social; os pacientes assistidos em um turno (04 horas) receberão uma refeição diária, os assistidos em dois turnos (08 horas) receberão duas refeições diárias.
EQUIPE MÍNIMA médico clínico; médico com formação em saúde mental; enfermeiro; profissionais de nível superior entre as seguintes categorias profissionais: psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, pedagogo ou outro profissional necessário ao projeto terapêutico; profissionais de nível médio: técnico e/ou auxiliar de enfermagem, técnico administrativo, técnico educacional e artesão.
DICA DO PROFESSOR Assista: Melhor e Mais Justo: Saúde Mental (17/06/2011): PARTE 1/3 – https://youtu.be/6o125YfVwQs PARTE 2/3 – https://youtu.be/jFlgUu3GuxE PARTE 3/3 – https://youtu.be/ExP1kV0-CsI