Aula 02 - Fatores que afetam a qualidade dos grãos armazenados.pptx
livioamaral4
8 views
19 slides
Sep 15, 2025
Slide 1 of 19
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
About This Presentation
Fatores que afetam a qualidade dos grãos armazenados
Size: 13.95 MB
Language: pt
Added: Sep 15, 2025
Slides: 19 pages
Slide Content
Fatores que afetam a qualidade dos grãos armazenados Prof. Lívio da Silva Amaral [email protected]
Introdução Grão: organismo vivo em estado de dormência; Ponto de colheita: maturidade fisiológica; Máximo de matéria seca (máximo peso). Atraso na colheita + armazenamento inadequado = perdas.
Introdução Problemas na colheita: Alta umidade; Mistura com impurezas. Solução: operações de limpeza e secagem antes da armazenagem.
Introdução Causas de perdas durante o armazenamento: Descarga inadequada do produto no armazém, o que gera danos mecânicos (grãos quebrados e trincados); Massa de grãos com muitas impurezas; Massa de grãos com diferentes teores de água; Secagem incorreta de grãos; Circulação de ar deficiente no local de armazenagem.
Introdução
Teor de água A água é essencial para o metabolismo: Metabolismo envolve gasto de energia (reserva); Perda de massa e de qualidade. Importância da secagem: Interromper ou reduzir ao máximo o metabolismo da semente; Nas condições adequadas de armazenagem, preservar a qualidade do grão (e a viabilidade de sementes) pelo máximo tempo possível.
Teor de água
Temperatura Reações bioquímicas são aceleradas à medida que a temperatura aumenta, ou seja: Temperatura = Metabolismo = Deterioração = Qualidade. Principal causa: Umidade elevada >>>> ataque de fungos e bactérias.
Temperatura Como controlar? Boa circulação de ar; Teores adequados de umidade.
Características da massa de grãos armazenados Porosidade da massa: O ar presente nos espaços entre os grãos representa de 40 a 45% do volume total; Principal fator que define a resistência à passagem do ar no processo de secagem e aeração de produtos agrícolas; Condução de umidade e temperatura.
Características da massa de grãos armazenados Condutibilidade térmica: Os grãos trocam calor entre si e sua massa porosa; O calor passa de uma região mais quente para uma mais fria; De grão para grão (condução); Pelo fluxo de ar que passa pela massa porosa (convecção).
Características da massa de grãos armazenados Equilíbrio da umidade dos grãos: Ocorre quando há uma relação positiva entre a umidade relativa do ar e a temperatura; Se UR do ar e a T°C variam muito, os grãos perdem ou ganham umidade de acordo com a baixa ou UR do ar.
Perdas na armazenagem de grãos Perda física ou quebra: Perda de peso pelos danos causados (principalmente por ataque de insetos); Roedores e os pássaros também ocasionam perdas.
Perdas na armazenagem de grãos Perda de qualidade: Alteração do gosto e do cheiro natural do produto, redução do valor nutritivo dos grãos e de outros atributos; Fermentações causada por fungos e bactérias.
Perdas na armazenagem de grãos Perda de qualidade: Pode ser de caráter biológico, físico ou químico; Contaminação por matérias estranhas e outros danos que afetam a qualidade dos grãos. Arroz beneficiado Arroz quirera R$ 135,00 ( sc 60 kg) R$ 95,00 ( sc 60 kg)
Sinais de alerta e danos na armazenagem Aspecto generalizado de mofo e fermentação; Mistura de espécies estranhas e prejudiciais à utilização do produto; Odor estranho, de qualquer natureza, impróprio ao produto e prejudicial para o consumo.
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL (SENAR). Grãos: armazenamento de milho, soja, feijão e café. Brasília: Senar, 2018. 100 p. (Coleção SENAR 216) ISBN: 978-85-7664-201-5. Referências