Aula 02 - Fatores que afetam a qualidade dos grãos armazenados.pptx

livioamaral4 8 views 19 slides Sep 15, 2025
Slide 1
Slide 1 of 19
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19

About This Presentation

Fatores que afetam a qualidade dos grãos armazenados


Slide Content

Fatores que afetam a qualidade dos grãos armazenados Prof. Lívio da Silva Amaral [email protected]

Introdução Grão: organismo vivo em estado de dormência; Ponto de colheita: maturidade fisiológica; Máximo de matéria seca (máximo peso). Atraso na colheita + armazenamento inadequado = perdas.

Introdução Problemas na colheita: Alta umidade; Mistura com impurezas. Solução: operações de limpeza e secagem antes da armazenagem.

Introdução Causas de perdas durante o armazenamento: Descarga inadequada do produto no armazém, o que gera danos mecânicos (grãos quebrados e trincados); Massa de grãos com muitas impurezas; Massa de grãos com diferentes teores de água; Secagem incorreta de grãos; Circulação de ar deficiente no local de armazenagem.

Introdução

Teor de água A água é essencial para o metabolismo: Metabolismo envolve gasto de energia (reserva); Perda de massa e de qualidade. Importância da secagem: Interromper ou reduzir ao máximo o metabolismo da semente; Nas condições adequadas de armazenagem, preservar a qualidade do grão (e a viabilidade de sementes) pelo máximo tempo possível.

Teor de água

Temperatura Reações bioquímicas são aceleradas à medida que a temperatura aumenta, ou seja: Temperatura = Metabolismo = Deterioração = Qualidade. Principal causa: Umidade elevada >>>> ataque de fungos e bactérias.

Temperatura Como controlar? Boa circulação de ar; Teores adequados de umidade.

Características da massa de grãos armazenados Porosidade da massa: O ar presente nos espaços entre os grãos representa de 40 a 45% do volume total; Principal fator que define a resistência à passagem do ar no processo de secagem e aeração de produtos agrícolas; Condução de umidade e temperatura.

Características da massa de grãos armazenados Condutibilidade térmica: Os grãos trocam calor entre si e sua massa porosa; O calor passa de uma região mais quente para uma mais fria; De grão para grão (condução); Pelo fluxo de ar que passa pela massa porosa (convecção).

Características da massa de grãos armazenados Equilíbrio da umidade dos grãos: Ocorre quando há uma relação positiva entre a umidade relativa do ar e a temperatura; Se UR do ar e a T°C variam muito, os grãos perdem ou ganham umidade de acordo com a baixa ou UR do ar.

Perdas na armazenagem de grãos Perda física ou quebra: Perda de peso pelos danos causados (principalmente por ataque de insetos); Roedores e os pássaros também ocasionam perdas.

Perdas na armazenagem de grãos Perda de qualidade: Alteração do gosto e do cheiro natural do produto, redução do valor nutritivo dos grãos e de outros atributos; Fermentações causada por fungos e bactérias.

Perdas na armazenagem de grãos Perda de qualidade: Pode ser de caráter biológico, físico ou químico; Contaminação por matérias estranhas e outros danos que afetam a qualidade dos grãos. Arroz beneficiado Arroz quirera R$ 135,00 ( sc 60 kg) R$ 95,00 ( sc 60 kg)

Sinais de alerta e danos na armazenagem Aspecto generalizado de mofo e fermentação; Mistura de espécies estranhas e prejudiciais à utilização do produto; Odor estranho, de qualquer natureza, impróprio ao produto e prejudicial para o consumo.

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL (SENAR). Grãos: armazenamento de milho, soja, feijão e café. Brasília: Senar, 2018. 100 p. (Coleção SENAR 216) ISBN: 978-85-7664-201-5. Referências

Obrigado!
Tags