Aula 02 - Formas de apresentação dos medicamentos.pptx

PriscillaAzevedo13 7 views 25 slides Sep 24, 2025
Slide 1
Slide 1 of 25
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25

About This Presentation

Apresentação das Formas de apresentação dos medicamentos


Slide Content

Formas de Apresentação dos Medicamentos Profª . Enfª . Esp ª. Priscilla Azevêdo CURSO: TÉCNICO EM ENFERMAGEM DISCIPLINA: FARMACOLOGIA

POR QUE EXISTEM AS DIFERENTES FORMAS FARMACÊUTICAS? Garantir a precisão da dose. Facilitar a administração. Proteger a substância durante o percurso pelo organismo. Garantir a presença no local de ação específico. Facilitar a ingestão da substância ativa .

Os medicamentos podem se apresentar nas formas: Sólida L í q u i d a Pastosa Gasosa

Formas Sólidas: Pó/Granulado O medicamento que se apresenta na forma de pó, deve ser diluído em líquido apropriado, conforme orientação do fabricante. Ex: Fl oratil ® - envelope

Comprimido: É o pó comprimido em formato próprio, redondo ou ovalado . Pode ser sulcado, isto é, trazer uma marca que auxilia sua divisão em partes. Exemplo: Paracetamol – comprimido OBS: Há comprimidos que não devem ser partidos.

D r ág e a s Contém um núcleo com o medicamento, revestido por uma solução de queratina, açúcar e corantes. Enquanto a maioria dos comprimidos se dissolve m no estômago as drágeas têm liberação entérica . São usadas para : *Mascarar sabor e odor desagradável *Proteção da mucosa estomacal *Facilitar a deglutição . Exemplo

Cápsula: É constituído de invólucro de gelatina com medicamentos internamente de forma sólida, semi- sólida ou líquida. Sendo utilizada para facilitar a deglutição e a liberação do medicamento na cavidade gástrica. Ex: Amoxicilina

Supositório: É uma forma de administração de medicamentos por via retal ou vaginal, onde o medicamento é liberado após a dissolução do supositório. Existem supositórios para diferentes propósitos, como supositórios de glicerina para constipação, supositórios vaginais para infecções e supositórios retais para outras condições.

Ó v u l o É uma forma farmacêutica de dose única e sólida. Podem ter formas diversas, porém o comum é a ovóide . Exemplos: Metronidazol óvulo.

Pastilhas: Formas sólidas destinadas a se dissolverem lentamente na boca constituída por grande quantidade de açúcar e mucilagens associadas a princípios medicamentosos.

Formas líquidas: Solução: Constituída de uma ou mais substâncias . É uma mistura homogênea de líquidos ou de líquidos e sólidos, de modo a formarem uma única fase . São preparações em que há uma ou mais substâncias químicas dissolvidas em uma pequena quantidade de solvente . Exemplo: Solução fisiológica – 0,9%.

Soluções: Orais: As soluções orais, necessitam de componentes que deem cor e sabor ao líquido para tornar o medicamento mais agradável ao gosto. Podem ser administradas em gotas, ou com um volume bem definido . Exemplo: 20-40 gotas (dose única) . Elas podem ter cor, mas devem ser transparentes.

Soluções estéreis: São produtos líquidos que foram submetidos a um processo de esterilização para eliminar todos os microorganismos viáveis, garantindo a ausência de contaminação. Ex: Soluções injetáveis.

Outros tipos de soluções: Nasal O f t ál m i ca Otológica

Xarope: É uma formulação farmacêutica que consiste em uma solução aquosa concentrada de açúcar na qual são dissolvidos um ou mais princípios ativos. São frequentemente associados ao tratamento da tosse.

E l i x i r : É uma preparação líquida, frequentemente hidroalcoólica, usada para administração oral. Exemplo: Elixir paregórico.

Suspensão: São misturas heterogêneas, constituídas de partículas sólidas, insolúveis na parte líquida , ficando a parte sólida suspensa no líquido . Ex: hidróxido de alumínio suspensão oral.

Emulsão: Formada por dois líquidos imiscíveis . É composta de óleo e água . Exemplo: V aselina líquida ( Agarol ) .

Formas pastosas: São as formas farmacêuticas de uso externo: Pomada Formas semi s sólidas de consistência macia e oleosa, de pouca penetração na pele. Exemplo: Nebacetin pomada

C r em e: Forma semi s sólida de consistência macia e mais aquosa, possui maior penetração que a pomada. Exemplo: Betametasona creme (Betnovate®)

P a s t a: Forma semi s sólida de consistência macia, contendo 20 a 50% de sólidos insolúveis . Atua na superfície da pele , sem penetrá-la. Exemplo: Pasta d ' Água .

G EL: Forma semi s sólida, de pouca penetração na pele, devido ao tamanho de suas partículas. Exemplo : Escina gel (Reparil). Observação : Ordem decrescente de penetração: Creme Pomada Gel Pasta.

Formas gasosas: São usadas principalmente para a administração de substâncias voláteis. Entre elas incluem-se os aerossóis, que são medicamentos sólidos ou líquidos acrescidos de gases para nebulização. Exemplo: Salbutamol spra y (Aerolin®).

Atenção: Formas farmacêuticas sólidas: Ingestão de comprimidos apenas com água, exceto quando houver recomendação médica. Comprimidos divisíveis podem necessitar de ajuste na posologia No caso de fármaco em pó, a mistura extemporânea, deve preferencialmente ser feita no momento da ingestão.

A te n çã o Formas farmacêuticas líquidas Agitar as suspensões antes da ingestão Usar dosadores específicos para o fármaco Verificar s e o conteúdo está homogêneo e sem grumos.
Tags