Aula 02 - Formas de apresentação dos medicamentos.pptx
PriscillaAzevedo13
7 views
25 slides
Sep 24, 2025
Slide 1 of 25
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
About This Presentation
Apresentação das Formas de apresentação dos medicamentos
Size: 4.47 MB
Language: pt
Added: Sep 24, 2025
Slides: 25 pages
Slide Content
Formas de Apresentação dos Medicamentos Profª . Enfª . Esp ª. Priscilla Azevêdo CURSO: TÉCNICO EM ENFERMAGEM DISCIPLINA: FARMACOLOGIA
POR QUE EXISTEM AS DIFERENTES FORMAS FARMACÊUTICAS? Garantir a precisão da dose. Facilitar a administração. Proteger a substância durante o percurso pelo organismo. Garantir a presença no local de ação específico. Facilitar a ingestão da substância ativa .
Os medicamentos podem se apresentar nas formas: Sólida L í q u i d a Pastosa Gasosa
Formas Sólidas: Pó/Granulado O medicamento que se apresenta na forma de pó, deve ser diluído em líquido apropriado, conforme orientação do fabricante. Ex: Fl oratil ® - envelope
Comprimido: É o pó comprimido em formato próprio, redondo ou ovalado . Pode ser sulcado, isto é, trazer uma marca que auxilia sua divisão em partes. Exemplo: Paracetamol – comprimido OBS: Há comprimidos que não devem ser partidos.
D r ág e a s Contém um núcleo com o medicamento, revestido por uma solução de queratina, açúcar e corantes. Enquanto a maioria dos comprimidos se dissolve m no estômago as drágeas têm liberação entérica . São usadas para : *Mascarar sabor e odor desagradável *Proteção da mucosa estomacal *Facilitar a deglutição . Exemplo
Cápsula: É constituído de invólucro de gelatina com medicamentos internamente de forma sólida, semi- sólida ou líquida. Sendo utilizada para facilitar a deglutição e a liberação do medicamento na cavidade gástrica. Ex: Amoxicilina
Supositório: É uma forma de administração de medicamentos por via retal ou vaginal, onde o medicamento é liberado após a dissolução do supositório. Existem supositórios para diferentes propósitos, como supositórios de glicerina para constipação, supositórios vaginais para infecções e supositórios retais para outras condições.
Ó v u l o É uma forma farmacêutica de dose única e sólida. Podem ter formas diversas, porém o comum é a ovóide . Exemplos: Metronidazol óvulo.
Pastilhas: Formas sólidas destinadas a se dissolverem lentamente na boca constituída por grande quantidade de açúcar e mucilagens associadas a princípios medicamentosos.
Formas líquidas: Solução: Constituída de uma ou mais substâncias . É uma mistura homogênea de líquidos ou de líquidos e sólidos, de modo a formarem uma única fase . São preparações em que há uma ou mais substâncias químicas dissolvidas em uma pequena quantidade de solvente . Exemplo: Solução fisiológica – 0,9%.
Soluções: Orais: As soluções orais, necessitam de componentes que deem cor e sabor ao líquido para tornar o medicamento mais agradável ao gosto. Podem ser administradas em gotas, ou com um volume bem definido . Exemplo: 20-40 gotas (dose única) . Elas podem ter cor, mas devem ser transparentes.
Soluções estéreis: São produtos líquidos que foram submetidos a um processo de esterilização para eliminar todos os microorganismos viáveis, garantindo a ausência de contaminação. Ex: Soluções injetáveis.
Outros tipos de soluções: Nasal O f t ál m i ca Otológica
Xarope: É uma formulação farmacêutica que consiste em uma solução aquosa concentrada de açúcar na qual são dissolvidos um ou mais princípios ativos. São frequentemente associados ao tratamento da tosse.
E l i x i r : É uma preparação líquida, frequentemente hidroalcoólica, usada para administração oral. Exemplo: Elixir paregórico.
Suspensão: São misturas heterogêneas, constituídas de partículas sólidas, insolúveis na parte líquida , ficando a parte sólida suspensa no líquido . Ex: hidróxido de alumínio suspensão oral.
Emulsão: Formada por dois líquidos imiscíveis . É composta de óleo e água . Exemplo: V aselina líquida ( Agarol ) .
Formas pastosas: São as formas farmacêuticas de uso externo: Pomada Formas semi s sólidas de consistência macia e oleosa, de pouca penetração na pele. Exemplo: Nebacetin pomada
C r em e: Forma semi s sólida de consistência macia e mais aquosa, possui maior penetração que a pomada. Exemplo: Betametasona creme (Betnovate®)
P a s t a: Forma semi s sólida de consistência macia, contendo 20 a 50% de sólidos insolúveis . Atua na superfície da pele , sem penetrá-la. Exemplo: Pasta d ' Água .
G EL: Forma semi s sólida, de pouca penetração na pele, devido ao tamanho de suas partículas. Exemplo : Escina gel (Reparil). Observação : Ordem decrescente de penetração: Creme Pomada Gel Pasta.
Formas gasosas: São usadas principalmente para a administração de substâncias voláteis. Entre elas incluem-se os aerossóis, que são medicamentos sólidos ou líquidos acrescidos de gases para nebulização. Exemplo: Salbutamol spra y (Aerolin®).
Atenção: Formas farmacêuticas sólidas: Ingestão de comprimidos apenas com água, exceto quando houver recomendação médica. Comprimidos divisíveis podem necessitar de ajuste na posologia No caso de fármaco em pó, a mistura extemporânea, deve preferencialmente ser feita no momento da ingestão.
A te n çã o Formas farmacêuticas líquidas Agitar as suspensões antes da ingestão Usar dosadores específicos para o fármaco Verificar s e o conteúdo está homogêneo e sem grumos.