Aula 03. Indumentárias Sagradas.pptx

347 views 25 slides Oct 08, 2023
Slide 1
Slide 1 of 25
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25

About This Presentation

Descrição da Aula: https://pt.slideshare.net/BladeCardozo/luteranismo-calvinismo-anglicanismo-e-a-contrarreforma conversar com alunos e passar a eles os conceitos dessas religiosidades protestantes e como nós seguimos e como elas moldam a vida das pessoas.


Slide Content

Indumentárias Sagradas Prof. Antonio César

Islâmicas

O hijab É o véu que cobre apenas o cabelo, as orelhas e o pescoço, deixando o rosto e o corpo de fora. Pode ser colorido, estampado e decorado de acordo com o gosto de quem o usa. Há diversas formas de "amarração" do hijab , sendo que algumas têm nomes específicos de acordo com a região onde são comuns.

Chador Cobre o corpo todo, não tem mangas e deixa apenas o rosto de fora. Pode ser estampado e decorado, mas geralmente é preto. O chador é tradicional do  Irã , mas com a Revolução Islâmica que ocorreu no país entre 1978 e 1979, a vestimenta se popularizou e passou a ser utilizada em outros países.

Niqab Cobre o corpo todo, inclusive o rosto, deixando apenas os olhos de fora. Geralmente é todo preto. Também existe na versão "meio niqab ", que deixa uma parte um pouco maior à mostra. No Irã e na Arábia Saudita, o uso do niqab (ou do chador ) pelas  mulheres  é imposto por lei.

Burka É o tipo de véu com maior cobertura, pois tampa também os olhos com uma tela. Normalmente é usado em cores sólidas, como preto, azul escuro e azul claro. Seu uso se tornou obrigatório nas regiões do  Afeganistão  e do  Paquistão  ocupadas pelo  Talibã .

Judeus Já os judeus ortodoxos originários da Europa Ocidental costumam vestir-se com roupas pretas ou escuras, chapéu de pele, chamado shtreimel , usados nas festas e dias santos, casacos pretos fechados na lateral (chamados bekeshe ) e meias brancas grossas e altas.

Talit e Tefilín ( filactérios )

Budistas OS MONGES BUDISTAS POSSUEM UMA VESTIMENTA PRÓPRIA PARA CADA TIPO DE CERIMÔNIA, UM MANTO PARECIDO COM UMA BATINA, PORÉM COM UM BABADOURO CHAMADO RAKUSU QUE POSSUI UMA COR PARA CADA ETAPA DO BUDISMO. Budismo Ramificações Teravada , Maaiana , Vajrayana Quais os tipos de budismo existem?

Qual é a cor da roupa do Buda? Mas muito antes disso, na Índia, o Buda cortou os cabelos e trocou as suas suntuosas vestimentas reais pela roupa alaranjada de mendigo. É por essa razão que os monges budistas usam até hoje túnicas laranja, simbolizando a renúncia às coisas materiais.

Hinduístas A roupa de Assam é tão vibrante quanto variada. Com várias tribos diferentes provenientes da região, há uma variedade de roupas étnicas. A maioria destes são variações do  Mekhela , usado por mulheres (é uma roupa tradicional de mulheres - de seda e se assemelha a um sari , porém menor e composto de dois pedaços principais de pano que são espalhados pelo corpo, enquanto que um sari é um único pedaço de pano ), Dhoti  , usado por homens ( dhoti é a mais típica roupa masculina da Índia. É um longo pedaço de tecido, uns 4-5 metros, tipicamente branco, que o homem enrola no cinto como uma saia. As vezes também passa o tecido entre as pernas, antes de amarrar o ponto no cinto). Chadar  (espécie de echarpe com significado religioso na maioria das vezes, e usado na cabeça, na face e nos ombros, tanto por mulheres, quanto por homens ).

Kolkata

Gujarat

Punjab

Kerala

Indígenas As vestimentas mais comuns aos índios brasileiros “não civilizados” ou com pouco contato com a sociedade são a tanga, o saiote ou os cintos que lhes cobrem o sexo, feitos de penas de animais, folhas de plantas, entrecasca de árvores, sementes ou miçangas

Pajé Os pajés são considerados líderes espirituais e curandeiros de uma tribo indígena,

Quem pode usar o cocar? Para os indígenas da etnia Fulni-ô , do estado de Pernambuco, o cocar é a conexão do guerreiro com o grande espírito e deve ser utilizado somente pelos homens. Por ser considerado um cocar pessoal, pode ser dado como presente apenas para alguém querido.

Cristãos
Tags