TERMOS TÉCNICOS DE ENFERMAGEM Conceito Geral – Tipos de Comunicação – Exemplos 7º AULA
PREFIXOS E SUFIXOS TÉCNICOS EM ENFERMAGEM Conceito e Termos 01. GLOSSARIO DE TERMOS TÉCNICOS Conceito e Termos 02. ROTEIRO DE AULA
OBJETIVO DE HOJE! Conhecer os termos técnicos de enfermagem utilizados na enfermagem
INTRODUÇÃO Os termos técnicos de enfermagem são expressões referentes a ações, procedimentos, estados clínicos etc. exercidos pelos enfermeiros em geral. No decorrer do curso de enfermagem e no ambiente de trabalho, é muito comum se deparar com diversas nomenclaturas diferentes e até estranhas no começo.
POR QUE É NECESSÁRIO?? Conhecer os termos técnicos de enfermagem é essencial para que o profissional faça um trabalho eficiente. Já pensou não conhecer bem as terminologias que são usadas no dia a dia da enfermagem? A atuação se tornaria bastante complicada, não é mesmo?
IMPORTANTE! Esses termos técnicos também são aplicados aos técnicos de enfermagem com o intuito de resguardar a individualidade do paciente quando se estar comentando sobre a condição de saúde do mesmo.
PREFIXOS E SUFIXOS TÉCNICOS EM ENFERMAGEM 01 Conceito Geral – Teorias
INTRODUÇÃO Os prefixos e sufixos técnicos em enfermagem são partes de palavras de origem, em sua maioria, grega ou latina, usadas para formar termos técnicos. Eles ajudam a descrever doenças, sinais, sintomas, procedimentos e estruturas do corpo humano.
EXPLICANDO OS PREFIXOS E SUFIXOS PREFIXO → é a parte COLOCADA NO INÍCIO DA PALAVRA e modifica o seu sentido. EXEMPLO: Hipo - (abaixo, pouco) → Hipotensão (pressão baixa). SUFIXO → é a parte COLOCADA NO FINAL DA PALAVRA e indica uma condição, doença ou procedimento. EXEMPLO: ite (inflamação) → Bronquite (inflamação dos brônquios).
EXPLICANDO OS PREFIXOS E SUFIXOS PREFIXO SIGNIFICADO EXEMPLO Hipo Abaixo, diminuição Hipotensão (pressão baixa) Hiper Acima, aumento Hipertensão (pressão alta) Taqui Rápido, acelerado Taquicardia (batimentos acelerados) Bradi Lento Bradicardia (batimentos lentos) Dis Dificuldade, anormalidade Dispneia (dificuldade de respirar) A-/An Ausência, falta Anemia (falta de hemácias) Poli Muito, excesso Poliúria (urinar em excesso) Oligo Pouco, escasso Oligúria (pouca urina) Hemato Sangue Hematúria (sangue na urina) Neuro Nervos, sistema nervoso Neurologia (estudo dos nervos) Cardio Coração Cardiopatia (doença do coração) Gastro Estômago Gastrite (inflamação do estômago) Nefro Rim Nefrite (inflamação dos rins) Hemo Sangue Hemorragia (sangramento excessivo) Dermato Pele Dermatite (inflamação da pele)
EXPLICANDO OS PREFIXOS E SUFIXOS SUFIXO SIGNIFICADO EXEMPLO algia Dor Neuralgia (dor no nervo) ite Inflamação Bronquite (inflamação dos brônquios) ose Condição, processo Artrose (degeneração das articulações) oma Tumor Carcinoma (tumor maligno) emia Condição no sangue Anemia (falta de hemoglobina) úria Relacionado à urina Proteinúria (proteína na urina) plegia Paralisia Hemiplegia (paralisia do corpo( pneia Respiração Apneia (ausência de respiração) patia Doença Neuropatia (doença nos nervos) scopia Exame visual Endoscopia (visualização interna) ectomia Retirada cirúrgica Apendicectomia (retirada do apêndice) stomia Abertura cirúrgica Traqueostomia (abertura na traqueia) plastia Reparação cirúrgica Rinoplastia (cirurgia no nariz) logia Estudo Cardiologia (estudo do coração) metro Medida Oxímetro
GLOSSARIO DE TERMOS TÉCNICOS 02 Conceito Geral – Teorias
INTRODUÇÃO Existem diversos termos técnicos de enfermagem e, apesar disso, no dia a dia da profissão, é possível que você os absorva de forma natural. Por isso, não se desespere, pois os conceitos podem parecer complicados no começo, mas, com o decorrer do tempo, vai se familiarizar com eles e entender completamente o que cada um significa.
GLOSSARIO DE TERMOS TÉCNICOS ABSCESSO: acúmulo de pus que se forma no interior dos tecidos do corpo. ADIPSIA: ausência de sede. AFAGIA: caracteriza-se pela dificuldade de realizar a deglutição (engolir) AFEBRIL: é aquele que não apresenta febre, ou seja, cuja temperatura corporal está dentro dos limites normais. APNEIA: ato de prender a respiração, falta de movimentos respiratórios quase sempre involuntário, exemplo apneia do sono..
GLOSSARIO DE TERMOS TÉCNICOS AFONIA: é a perda total ou parcial da voz, que pode ser causada por diversas razões, incluindo inflamações na laringe e cordas vocais ALOPECIA: queda total ou parcial dos pelos e cabelos. ANASARCA: é um inchaço grave e generalizado que afeta todo o corpo devido ao acúmulo de fluidos nos espaços extracelulares APIREXIA: termo que pode denominar o intervalo entre uma condição febril e não febril ou caracterizar a ausência de febre no paciente.
GLOSSARIO DE TERMOS TÉCNICOS BACTEREMIA: condição que caracteriza a presença de bactérias na corrente sanguínea do paciente BIÓPSIA: é um procedimento médico no qual uma pequena amostra de tecido ou células de uma lesão, tumor ou órgão CALAFRIO: contrações involuntárias da musculatura esquelética, apresentando tremores e bater dos dentes. CEFALEIA: é a dor em qualquer parte da cabeça, incluindo o couro cabeludo, pescoço superior, face e o interior da cabeça.
GLOSSARIO DE TERMOS TÉCNICOS CIANOSE: coloração roxo-azulada da pele e mucosas (como lábios e unhas), causada pelo sangue com pouca oxigenação que circula pelo corpo CORIZA: é o termo médico para o corrimento nasal, geralmente associado a inflamação da mucosa nasal.. DERMATITE: é uma inflamação da pele que se manifesta com vermelhidão, coceira e inchaço, podendo evoluir para bolhas, crostas e descamação DERMATOSE: qualquer doença ou condição que afete a pele, unhas, cabelos ou mucosas
GLOSSARIO DE TERMOS TÉCNICOS DISÚRIA: dor ou ardor ao urinar, uma sensação desconfortável que pode indicar um problema no trato urinário EDEMA: inchaço causado pelo acúmulo excessivo de líquido nos tecidos do corpo. EPISTAXE: é um sangramento nasal, uma condição comum que geralmente tem origem na parte da frente do nariz FLEBITE: inflamação de uma veia. Essa inflamação pode ocorrer nas veias superficiais ou profundas do corpo, sendo mais comum nas pernas
GLOSSARIO DE TERMOS TÉCNICOS HALITOSE: é um odor desagradável que emana da boca e pode ser causado por má higiene, problemas de saúde bucal HEMATOMA: acúmulo de sangue fora dos vasos sanguíneos, que ocorre quando um vaso se rompe, extravasa sangue e se concentra em um tecido ou órgão. HEMATÚRIA: presença anormal de glóbulos vermelhos (hemácias) na urina HEMORRAGIA: perda excessiva e súbita de sangue do sistema circulatório, causada pelo rompimento de vasos sanguíneos, podendo ser interna ou externa
GLOSSARIO DE TERMOS TÉCNICOS HIPEREMIA: aumento do volume e do fluxo de sangue para um órgão ou tecido específico, causando dilatação dos vasos sanguíneos e, por vezes, vermelhidão INCISÃO: corte deliberado e controlado, especialmente de natureza cirúrgica INTRAVENOSO: administração direta de fluidos, medicamentos ou nutrientes na corrente sanguínea através de uma veia ISQUEMIA: bloqueio ou estreitamento das artérias, a isquemia pode afetar qualquer órgão.
GLOSSARIO DE TERMOS TÉCNICOS NÁUSEA: sensação desagradável de mal-estar ou ânsia de vômito NECROSE: morte de células, tecidos ou órgãos devido a danos irreversíveis, geralmente causada por falta de suprimento sanguíneo POLIÚRIA: é o termo médico para a eliminação de uma quantidade excessiva de urina. PRURIDO: sensação irritante que provoca a vontade de coçar, podendo ser sintoma de diversas condições.
GLOSSARIO DE TERMOS TÉCNICOS TROMBOSE: formação de um coágulo sanguíneo (trombo) dentro de um vaso sanguíneo, bloqueando parcial ou totalmente o fluxo sanguíneo ÚLCERA: ferida no revestimento de um órgão, geralmente na pele (lesão cutânea) ou no sistema digestivo URTICÁRIA: irritação cutânea caracterizada por lesões avermelhadas e levemente inchadas, como vergões, que aparecem na pele e coçam muito VERTIGEM: tontura, sendo caracterizada pela perda de equilíbrio corporal