Aula 08 - Placa Mãe

3,332 views 25 slides Jun 10, 2018
Slide 1
Slide 1 of 25
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25

About This Presentation

Entendendo a placa mãe


Slide Content

Prof. Suzana Mota Introdução ao Hardware Aula 08 - Placa Mãe

Hoje você vai aprender Como funciona o computador: A placa mãe

Placa Mãe: A base de tudo Também conhecida por MOTHERBOARD. Todos os componentes do computador estão ligadas a ela.

OnBoard x OffBoard OnBoard = Dispositivos que já vem soldados diretamente na placa. OffBoard = Dispositivos que são adicionados à placa através dos slots de expansão.

On Board

Off Board Placa de Vídeo Placa de Áudio Placa PC/TV

Barramentos ou Slots Barramento é a interface física e lógica por onde um periférico se comunica com o restante do sistema. É um espaço reservado na placa mãe, para que o usuário possa adicionar devices ao seu gosto.

Barramento PCI PCI foi criado para substituir o antigo barramento ISA, desde 1992. É usado para conectar: Placas de áudio Placas de Rede Placas PC/TV

Barramento PCI Express Padrão criado em 2004. Com portas que variam de 1x (1 pista PCIe) até 16x (16 pistas PCIe), a versão 1x na sua primeira geração, consegue ser seis vezes mais rápido que o PCI tradicional. * Geralmente utilizado para Placas de Vídeo

Barramento IDE Conexão antiga, utilizadas pelos HD’s. Geralmente possuíam duas conexões, um para o hd master e outra para o slave. A conexão é realizada com o cabo FLAT. Embora algumas placas-mãe atuais ainda contenham os conectores IDE, este formato de transferência está para ser extinto em pouco tempo.

Conexão SATA Novo modelo de conexão utilizados em HD’S. As interfaces IDES, mandavam os dados de forma paralela, todos de uma vez. Enquanto o SATA, envia dados em série, o que gera menos ruído e melhora a velocidade de transferência.

Velocidades: Sata x IDE

Slots de Memória RAM A memória RAM é instalada no micro através de slots. Se sua placa-mãe possuir slots para memórias DDR2 e DDR3, você deve escolher uma das duas para instalar em seu micro, nunca as duas tecnologias .

Chipset Conjunto de componentes eletrônicos, em um circuito integrado, que gerencia o fluxo de dados entre o processador, memória e periféricos. É dividido em: Ponte Norte e Ponte Sul

Chipset: Ponte Norte Faz a comunicação do o processador com as memórias. conectado diretamente ao processador e possui funções: Controlador de memória Controlador do barramento PCI Express x16 Interface para transferência de dados com a ponte sul

Chipset: Ponte Sul Faz a comunicação do o processador com a BIOS e controla: Dispositivos USB Disquete Teclado Mouse Interfaces Seriais Interfaces Paralelas

Ponte Norte e Ponte Sul Ponte Norte: Faz a conexão entre os dispositivos que exigem alta velocidade, utiliza um dissipador de calor. Ponte Sul: Faz a conexão entre os dispositivos de entrada e saída, como teclado e mouse.

Jumper Os jumpers são pecinhas minúsculas, mas necessárias. Um jumper é uma peça plástica que contém um pequeno filamento de metal responsável pela condução de eletricidade. De acordo com a disposição destas peças nos chamados pinos, o fluxo de eletricidade é desviado, ativando configurações distintas.

Soquete de Processador Encaixe da Placa mãe para conexão do Processador. Existem dois tipos de Processadores no mercado: Intel e AMD. As placa mães, sempre tem compatibilidade com apenas um destes padrões.

Conector de Fonte Pode variar de acordo com o modelo da placa mãe. As placas mãe antigas possuíam o conector AT. As placas mãe novas possuem o conector ATX.

Entrada USB Até um tempo atrás era muito difícil instalar periféricos no computador, pois não existiam padrões de conexão bem definidos. O padrão USB foi desenvolvido por uma aliança entre empresas como Microsoft, Apple, Hewlett-Packard, NEC, Intel e Agere, em 1996.

Entrada USB 2.0 Com a velocidade máxima de 480 Mbps de transferência, ele começou a ser bastante utilizado por dispositivos que exigiam mais largura banda, como pendrives e discos rígidos externos e até monitores. É muito utilizado nos computadores atuais.

Entrada USB 3.0 O novo padrão USB, foi lançado em 2010. É 10x mais rápido que a versão anterior. Sempre tem a cor azul. Geralmente é utilizado em HD’s externos.

Resumindo...