Aula 10. Fenômenos Ondulatórios e exercícios de fixação

LigiaCrisanto2 0 views 21 slides Oct 13, 2025
Slide 1
Slide 1 of 21
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21

About This Presentation

Aula sobre os fenômenos de reflexão, refração, difração, interferência, polarisação e ressonância das ondas.


Slide Content

Adicionar um rodapé 1 + 13 à 16 / Agosto / 2021 Química Prof. Lígia Crisanto Nesta aula: FENÔMENOS ONDULATÓRIOS

Adicionar um rodapé 2 + 3 o Bimestre Física : Ondulatória Prof. Lígia Crisanto Fenômenos Ondulatórios A reflexão acontece quando uma onda colide em uma superfície que separa dois meios e retorna, se propagando no mesmo meio anterior. i. Reflex ã o Assim: Velocidade  não muda , pois a onda não mudou de meio de propagação. Frequência  não muda , pois é a mesma onda (mesma fonte). Comprimento de onda  não muda , pois a velocidade é mantida.

Adicionar um rodapé 3 + 3 o Bimestre Física : Ondulatória Prof. Lígia Crisanto Mesmo que a velocidade, a frequência e o comprimento de onda não sejam alterados na reflexão, a fase da onda pode ou não mudar, dependendo somente da extremidade da onda. Quando a extremidade da corda é livre, não há inversão de fase. Quando a extremidade da corda é fixa, há inversão de fase.

Adicionar um rodapé 4 + 3 o Bimestre Física : Ondulatória Prof. Lígia Crisanto Extremidade Livre Extremidade Fixa

Adicionar um rodapé 5 + 3 o Bimestre Física : Ondulatória Prof. Lígia Crisanto Exemplo 01 O tempo de persistência auditiva humana é de aproximadamente 0,1 s. Isso significa que, considerando constante a velocidade do som no ar e igual a 340 m/s, a mínima distância necessária entre a fonte sonora e um obstáculo para o ser humano ouvir o eco de sua voz é de: a) 34,0 m b) 340,0 m c) 170,0 m d) 17,0 m e) 100,0 m

Adicionar um rodapé 6 + 3 o Bimestre Física : Ondulatória Prof. Lígia Crisanto A refração acontece quando uma onda atinge uma região que separa dois meios e a atravessa, passando a se propagar no outro meio. ii. Refra çã o Assim: Velocidade  muda , pois a onda mudou o meio de propagação. Frequência  não muda , pois é a mesma onda (mesma fonte). Comprimento de onda  muda , pois a velocidade foi alterada.    

Adicionar um rodapé 7 + 3 o Bimestre Física : Ondulatória Prof. Lígia Crisanto

Adicionar um rodapé 8 + 3 o Bimestre Física : Ondulatória Prof. Lígia Crisanto

Adicionar um rodapé 9 + 3 o Bimestre Física : Ondulatória Prof. Lígia Crisanto A fase do pulso numa corda também pode sofrer alteração na refração, agora, isto dependerá da densidade da segunda corda. Há mudança de fase quando a densidade da segunda corda é maior que a da primeira.. Quando a densidade da segunda corda é menor que a da primeira, não há mudança de fase .

Adicionar um rodapé 10 + 3 o Bimestre Física : Ondulatória Prof. Lígia Crisanto Há mudança de fase quando a densidade da segunda corda é maior que a da primeira.. Quando a densidade da segunda corda é menor que a da primeira, não há mudança de fase .

Adicionar um rodapé 11 + 3 o Bimestre Física : Ondulatória Prof. Lígia Crisanto Exemplo 02 (FGV) Verifica-se que, ao sofrer refração, um trem de ondas mecânicas apresenta um novo perfil de oscilação, em que a distância entre duas cristas consecutivas de suas ondas tornou-se maior. Comparativamente ao que possuía o trem de ondas antes da refração, a frequência se ________________, a velocidade de propagação se ________________ e a amplitude se manteve, já que o novo meio é _____________refringente. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas. a) alterou … alterou … menos d) manteve … alterou … menos b) alterou … manteve … mais e) manteve … manteve … mais c) manteve … alterou … mais

Adicionar um rodapé 12 + 3 o Bimestre Física : Ondulatória Prof. Lígia Crisanto A difração pode ser definida como a capacidade das ondas em contornar obstáculos. Quando uma onda choca-se com um obstáculo que possui uma abertura com dimensões comparáveis a seu comprimento, as partes da onda que passam pelo espaço aberto alargam-se e atingem as regiões opostas ao obstáculo. iii. Difra çã o Assim: Velocidade  pode mudar , dependerá de a onda mudou o meio de propagação. Frequência  pode mudar , dependerá se houver outra fonte. Comprimento de onda  pode mudar , dependerá se houve mudança da velocidade.

Adicionar um rodapé 13 + 3 o Bimestre Física : Ondulatória Prof. Lígia Crisanto

Adicionar um rodapé 14 + 3 o Bimestre Física : Ondulatória Prof. Lígia Crisanto Exemplo 03 (Unicesumar-SP) A imagem a seguir ilustra o Cebolinha e a Mônica separados por um muro. Apesar dessa separação, o Cebolinha consegue ouvir a voz da Mônica chorando e chamando por ele. O fenômeno acústico que permite que isso seja possível é denominado: a) reverberação. b) difração. c) reforço. d) interferência construtiva. e) polarização.

Adicionar um rodapé 15 + 3 o Bimestre Física : Ondulatória Prof. Lígia Crisanto Dizemos que quando duas ou mais ondas chegam ao mesmo tempo a um ponto em comum de um meio, ocorre o fenômeno da interferência , ou seja, as ondas se superpõem naquele ponto, originando um efeito que é o resultado da soma algébrica das amplitudes de todas as perturbações no local de superposição. Podem ocorrer dois tipos de interferência entre as ondas que se superpuseram: a interferência construtiva ou a interferência destrutiva . iv. Interfer ê ncia

Adicionar um rodapé 16 + 3 o Bimestre Física : Ondulatória Prof. Lígia Crisanto

Adicionar um rodapé 17 + 3 o Bimestre Física : Ondulatória Prof. Lígia Crisanto Exemplo 04 (FGV) A figura mostra dois pulsos que se movimentam em sentidos contrários, um em direção ao outro sobre a mesma corda, que pode ser considerada ideal. No momento em que houver sobreposição total, a disposição esperada para os pontos da corda estará melhor indicada por: a) b) c) d) e)

Adicionar um rodapé 18 + 3 o Bimestre Física : Ondulatória Prof. Lígia Crisanto Polarizar uma onda significa orientá-la em uma única direção ou plano através da passagem em um dado meio, chamado de polarizador. Só para ondas transversais! v. Polariza çã o

Adicionar um rodapé 19 + 3 o Bimestre Física : Ondulatória Prof. Lígia Crisanto É o fenômeno que acontece quando um sistema físico recebe energia por meio de excitações de frequência igual a uma de suas frequências naturais de vibração. Assim, o sistema físico passa a vibrar com amplitudes cada vez maiores. vi. Resson â ncia

Adicionar um rodapé 20 + 3 o Bimestre Física : Ondulatória Prof. Lígia Crisanto Exemplo 05 (UFMG) Para que um corpo vibre em ressonância com um outro é preciso que: a) seja feito do mesmo material que o outro; b) vibre com a maior amplitude possível; c) tenha uma frequência natural igual a uma das frequência naturais do outro; d) vibre com a maior frequência possível; e) vibre com a menor frequência.

Adicionar um rodapé 21 + 3 o Bimestre Física : Ondulatória Prof. Lígia Crisanto Pois é, a aula acabou... Ate a próxima! 😘