Aula 10. Fenômenos Ondulatórios e exercícios de fixação
LigiaCrisanto2
0 views
21 slides
Oct 13, 2025
Slide 1 of 21
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
About This Presentation
Aula sobre os fenômenos de reflexão, refração, difração, interferência, polarisação e ressonância das ondas.
Size: 55.78 MB
Language: pt
Added: Oct 13, 2025
Slides: 21 pages
Slide Content
Adicionar um rodapé 1 + 13 à 16 / Agosto / 2021 Química Prof. Lígia Crisanto Nesta aula: FENÔMENOS ONDULATÓRIOS
Adicionar um rodapé 2 + 3 o Bimestre Física : Ondulatória Prof. Lígia Crisanto Fenômenos Ondulatórios A reflexão acontece quando uma onda colide em uma superfície que separa dois meios e retorna, se propagando no mesmo meio anterior. i. Reflex ã o Assim: Velocidade não muda , pois a onda não mudou de meio de propagação. Frequência não muda , pois é a mesma onda (mesma fonte). Comprimento de onda não muda , pois a velocidade é mantida.
Adicionar um rodapé 3 + 3 o Bimestre Física : Ondulatória Prof. Lígia Crisanto Mesmo que a velocidade, a frequência e o comprimento de onda não sejam alterados na reflexão, a fase da onda pode ou não mudar, dependendo somente da extremidade da onda. Quando a extremidade da corda é livre, não há inversão de fase. Quando a extremidade da corda é fixa, há inversão de fase.
Adicionar um rodapé 4 + 3 o Bimestre Física : Ondulatória Prof. Lígia Crisanto Extremidade Livre Extremidade Fixa
Adicionar um rodapé 5 + 3 o Bimestre Física : Ondulatória Prof. Lígia Crisanto Exemplo 01 O tempo de persistência auditiva humana é de aproximadamente 0,1 s. Isso significa que, considerando constante a velocidade do som no ar e igual a 340 m/s, a mínima distância necessária entre a fonte sonora e um obstáculo para o ser humano ouvir o eco de sua voz é de: a) 34,0 m b) 340,0 m c) 170,0 m d) 17,0 m e) 100,0 m
Adicionar um rodapé 6 + 3 o Bimestre Física : Ondulatória Prof. Lígia Crisanto A refração acontece quando uma onda atinge uma região que separa dois meios e a atravessa, passando a se propagar no outro meio. ii. Refra çã o Assim: Velocidade muda , pois a onda mudou o meio de propagação. Frequência não muda , pois é a mesma onda (mesma fonte). Comprimento de onda muda , pois a velocidade foi alterada.
Adicionar um rodapé 7 + 3 o Bimestre Física : Ondulatória Prof. Lígia Crisanto
Adicionar um rodapé 8 + 3 o Bimestre Física : Ondulatória Prof. Lígia Crisanto
Adicionar um rodapé 9 + 3 o Bimestre Física : Ondulatória Prof. Lígia Crisanto A fase do pulso numa corda também pode sofrer alteração na refração, agora, isto dependerá da densidade da segunda corda. Há mudança de fase quando a densidade da segunda corda é maior que a da primeira.. Quando a densidade da segunda corda é menor que a da primeira, não há mudança de fase .
Adicionar um rodapé 10 + 3 o Bimestre Física : Ondulatória Prof. Lígia Crisanto Há mudança de fase quando a densidade da segunda corda é maior que a da primeira.. Quando a densidade da segunda corda é menor que a da primeira, não há mudança de fase .
Adicionar um rodapé 11 + 3 o Bimestre Física : Ondulatória Prof. Lígia Crisanto Exemplo 02 (FGV) Verifica-se que, ao sofrer refração, um trem de ondas mecânicas apresenta um novo perfil de oscilação, em que a distância entre duas cristas consecutivas de suas ondas tornou-se maior. Comparativamente ao que possuía o trem de ondas antes da refração, a frequência se ________________, a velocidade de propagação se ________________ e a amplitude se manteve, já que o novo meio é _____________refringente. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas. a) alterou … alterou … menos d) manteve … alterou … menos b) alterou … manteve … mais e) manteve … manteve … mais c) manteve … alterou … mais
Adicionar um rodapé 12 + 3 o Bimestre Física : Ondulatória Prof. Lígia Crisanto A difração pode ser definida como a capacidade das ondas em contornar obstáculos. Quando uma onda choca-se com um obstáculo que possui uma abertura com dimensões comparáveis a seu comprimento, as partes da onda que passam pelo espaço aberto alargam-se e atingem as regiões opostas ao obstáculo. iii. Difra çã o Assim: Velocidade pode mudar , dependerá de a onda mudou o meio de propagação. Frequência pode mudar , dependerá se houver outra fonte. Comprimento de onda pode mudar , dependerá se houve mudança da velocidade.
Adicionar um rodapé 13 + 3 o Bimestre Física : Ondulatória Prof. Lígia Crisanto
Adicionar um rodapé 14 + 3 o Bimestre Física : Ondulatória Prof. Lígia Crisanto Exemplo 03 (Unicesumar-SP) A imagem a seguir ilustra o Cebolinha e a Mônica separados por um muro. Apesar dessa separação, o Cebolinha consegue ouvir a voz da Mônica chorando e chamando por ele. O fenômeno acústico que permite que isso seja possível é denominado: a) reverberação. b) difração. c) reforço. d) interferência construtiva. e) polarização.
Adicionar um rodapé 15 + 3 o Bimestre Física : Ondulatória Prof. Lígia Crisanto Dizemos que quando duas ou mais ondas chegam ao mesmo tempo a um ponto em comum de um meio, ocorre o fenômeno da interferência , ou seja, as ondas se superpõem naquele ponto, originando um efeito que é o resultado da soma algébrica das amplitudes de todas as perturbações no local de superposição. Podem ocorrer dois tipos de interferência entre as ondas que se superpuseram: a interferência construtiva ou a interferência destrutiva . iv. Interfer ê ncia
Adicionar um rodapé 16 + 3 o Bimestre Física : Ondulatória Prof. Lígia Crisanto
Adicionar um rodapé 17 + 3 o Bimestre Física : Ondulatória Prof. Lígia Crisanto Exemplo 04 (FGV) A figura mostra dois pulsos que se movimentam em sentidos contrários, um em direção ao outro sobre a mesma corda, que pode ser considerada ideal. No momento em que houver sobreposição total, a disposição esperada para os pontos da corda estará melhor indicada por: a) b) c) d) e)
Adicionar um rodapé 18 + 3 o Bimestre Física : Ondulatória Prof. Lígia Crisanto Polarizar uma onda significa orientá-la em uma única direção ou plano através da passagem em um dado meio, chamado de polarizador. Só para ondas transversais! v. Polariza çã o
Adicionar um rodapé 19 + 3 o Bimestre Física : Ondulatória Prof. Lígia Crisanto É o fenômeno que acontece quando um sistema físico recebe energia por meio de excitações de frequência igual a uma de suas frequências naturais de vibração. Assim, o sistema físico passa a vibrar com amplitudes cada vez maiores. vi. Resson â ncia
Adicionar um rodapé 20 + 3 o Bimestre Física : Ondulatória Prof. Lígia Crisanto Exemplo 05 (UFMG) Para que um corpo vibre em ressonância com um outro é preciso que: a) seja feito do mesmo material que o outro; b) vibre com a maior amplitude possível; c) tenha uma frequência natural igual a uma das frequência naturais do outro; d) vibre com a maior frequência possível; e) vibre com a menor frequência.
Adicionar um rodapé 21 + 3 o Bimestre Física : Ondulatória Prof. Lígia Crisanto Pois é, a aula acabou... Ate a próxima! 😘