INTRODUÇÃO O fluxo de sangue nas artérias é feito sob pressão pelo bombeamento do ventrículo esquerdo para artéria aorta. PRESSÃO SISTÓLICA = O maior valor verificado CONTRAÇÃO SAÍDA DE SANGUE PARA OS VASOS PRESSÃO DIASTÓLICA = menor valor verificado RELAXAMENTO ENTRADA DE SANGUE NO CORAÇÃO
A pressão do sangue arterial é regulada por: VOLUME SANGUÍNEO RESISTÊNCIA PERIFÉRICA TOTAL FREQUÊNCIA CARDÍACA O aumento de qualquer um desses fatores, quando não compensado pela diminuição de outra variável = AUMENTO DA PRESSÃO ARTERIAL Mecanismos reguladores ajustam desvios por meio da retroalimentação negativa .
Para que a pressão arterial seja mantida dentro dos limites, são necessários receptores de pressão especializados: BARRORECEPTORES que são receptores de estiramento localizados no arco da aorta e nos seios caróticos. Aumento da pressão: paredes destas regiões arteriais distendem-se, aumentando a frequência dos potenciais de ação. Queda da pressão: redução da frequência dos potenciais de ação.
E COMO SE AUSCULTA?
PELOS SONS DE KOROTKOFF São os ruídos provocados pelo movimento do sangue na artéria e que servirão para a determinação da pressão sistólica e da pressão diastólica.
Primeiro som = PRESSÃO SISTÓLICA Segundo som = PRESSÃO DIASTÓLICA
Como entender o esfigmomanômetro (tensiômetro?) Para isso tem que estar calibrado! Pontinhos maiores = números inteiros Pontinhos menores = “quebrados” equivalem à dois .