Aula 2 - os órgãos de soberania (1).pptx

lucafreeman 6 views 20 slides Sep 09, 2025
Slide 1
Slide 1 of 20
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20

About This Presentation

Cidadania.


Slide Content

Cidadania e Desenvolvimento Domínio: Instituições e Participação Democrática Os órgãos de soberania em Portugal

Introdução Domínio : Instituições e Participação Democrática Objetivos : Incentivar os alunos a refletir sobre os conceitos de cidadania ativa, democracia representativa e democracia participativa, bem como a incentivá-los a pôr em prática esses mesmos conceitos.

Os órgãos de soberania em Portugal Soberania significa o conjunto de poderes do Estado. Em Portugal os órgãos de soberania são: A Assembleia da República ou Parlamento; O Presidente da República; O Governo; Os tribunais.

Vídeo

O que é o parlamento? O nosso Parlamento chama-se Assembleia da República. https://www.parlamento.pt/

O que é o parlamento? É constituído por uma câmara de Deputados Parlamento NUNO FERREIRA SANTOS

Quais as funções do parlamento? Elaborar as leis e tomar decisões importantes sobre o futuro do nosso país.

Quais as funções do parlamento? Representar todos os portugueses

Quais as funções do parlamento? Estar atenta para que se cumpra o que está escrito na Constituição da República Portuguesa, que é a lei mais importante de Portugal e à qual todas as outras devem obedecer.

Quais as funções do parlamento? Acompanhar de perto o trabalho que é feito pelo Governo. António Costa – primeiro -ministro

Os deputados A Assembleia da República é constituída por 230 deputados, que representam todo o país e que são eleitos pelos portugueses nas eleições legislativas.

Os deputados Os deputados são eleitos por quatro anos e a este espaço de tempo chama-se legislatura. São eleitos por sufrágio universal direto e secreto (voto).

O presidente da Assembleia da República No início de cada legislatura, os deputados elegem o Presidente da Assembleia da República, que é quem vai dirigir e coordenar os trabalhos do Parlamento. É a segunda pessoa mais importante do nosso país, logo a seguir ao Presidente da República . No cargo Augusto Santos Silva desde 29 de março de 2022.

Grupos parlamentares No Parlamento, os deputados que partilham as mesmas ideias sobre o país juntam-se e formam um grupo parlamentar. Atualmente, temos 7 grupos parlamentares, 2 deputados únicos representantes de um partido político (DURP) e 2 deputados não inscritos em partido político (NINSC), como mostra a imagem.

Vídeo sobre o Parlamento

O Presidente da República É o Chefe de Estado. Nos termos da Constituição, "representa a República Portuguesa". Quando toma posse, diz, em juramento "defender, cumprir e fazer cumprir a Constituição da República Portuguesa". Eleito de 5 em 5 anos. O atual presidente da república portuguesa chama-se Marcelo Rebelo de Sousa

O Governo Exerce o poder executivo, ou seja, conduz a política geral do país O Governo é chefiado pelo Primeiro-Ministro que coordena a ação dos ministros, representa o Governo perante o Presidente, a Assembleia e os Tribunais. Eleito de 4em 4 anos. O atual primeiro ministro chama-se António Costa.

Os tribunais Exercem o poder judicial, ou seja, administram a justiça, através da aplicação da legislação (das leis). São o único órgão de soberania não eleito. Caracterizam-se por serem independentes e autónomos. As suas decisões sobrepõem-se às de qualquer outra autoridade.

Fontes consultadas https://www.portugal.gov.pt/pt/gc21/portugal/democracia https://espacojovem.parlamento.pt/o-que-e-o-parlamento https://www.parlamento.pt/Parlamento/Paginas/assembleia-como-orgao-soberania.aspx

Vamos visitar o parlamento https://app.parlamento.pt/visita360/pt/