AULA 25 - ESTRUTURA DA CONCLUSÃO.pptx

terezinhaluanalopesmartins 39 views 10 slides Apr 03, 2023
Slide 1
Slide 1 of 10
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10

About This Presentation

Redação


Slide Content

A estrutura do texto:

Quando a conclusão “derruba” a minha nota: Introdução Desenvolvimento Conclusão

ESTRUTURA do parágrafo DA CONCLUSÃO RETOMADA DO TEMA: evidencie de forma rápida o assunto discutido ao longo do texto. Use no máximo uma linha (um período curto). Apresente a TESE 1 – e responda: Quem é o agente? O que será feito (verbo forte)? COMO (explique) será feito? DETALHES (explique +1 vez o mesmo item). Qual o efeito social (positivo) dessa ação? Inicie sempre com coesão. Retome a TESE 2 e responda de forma completa (ou não) os mesmos questionamentos da tese 1. ENCERRAMENTO do texto: a intervenção foi encerrada em cada um dos períodos com o “efeito social”. Agora é o momento de, em um novo período, encerrar o texto. Para tanto, aconselho retomar um repertório abordado anteriormente e confirmar seu ponto de vista crítico (a importância do tema para a sociedade) Encerramento do texto. Possível retomada de repertório.

1) Agente – quem irá executar tal ação? 2) Ação interventiva – o que deve ser feito de forma PRÁTICA. O QUE DEVE SER FEITO? Isso será feito pelo Agente citado. 3) Modo/meio – estratégia, COMO será colocada em prática? Por meio de qual ação? (Leia a ação e pense em como aquela ação irá acontecer) 4) Efeito – para qual finalidade da ação (item 2) o efeito não é o encerramento do texto. Cuidado, é o resultado da ação proposta! Pense em quem será beneficiado (sociedade)? 5) Detalhamento – é preciso detalhar, minuciar, pormenorizar um dos elementos anteriores (1, 2, 3 ou 4). A nota está relacionada a qualidade e não a quantidade de propostas interventivas. Caso o texto tenha duas propostas interventivas, apenas a mais completa será analisada e pontuada. ( Conselho da Fran “por prevenção, faça as duas detalhadas”) OS ELEMENTOS:

RETOMADA DO TEMA Torna-se evidente, portanto, que o acesso não democrático ao cinema no Brasil é um entrave que precisa ser solucionado . Sendo assim, o Estado deve investir na ampliação do alcance desse programa cultural, por meio da capitalização das empresas exibidoras. Isso pode ocorrer, por exemplo, com a concessão de subsídios fiscais a instituições privadas que, comprovadamente, promovam a construção de cinemas nas áreas carentes do país, a fim de que a acessibilidade a essa atividade de exibição seja garantida de forma igualitária. Ademais, a mídia deve elaborar reportagens de denúncia, as quais exibam a carência desse tipo de lazer nas periferias urbanas. Desse modo, certamente, a afirmação de Nietzsche será vivenciada por todos os cidadãos brasileiros. Juliana Souza

OBSERVE OUTROS MODELOS DE RETOMADA: Dessa forma, pode-se perceber que o debate acerca da democratização do cinema é imprescindível para a construção de uma sociedade mais igualitária . Nessa lógica é imperativo que (...) Portanto, pode-se inferir que a democratização do acesso ao cinema no Brasil é um tema relevante e que carece de soluções . Sendo assim, cabe ao (...) Portanto, visando mitigar os entraves à resolução da problemática , algumas medidas são necessárias. Primeiramente, cabe ao (...) Ana Clara Socha Ana Flávia Pereira Maria Antônia Barra

A proposta de intervenção precisa conter os CINCO elementos relacionados a mesma AÇÃO. Essa AÇÃO irá ir de encontro a necessidade apresentada em alguma das suas argumentação. IMPORTANTE: Caso você apresente três, quatro problemas, todos devem ser citados na conclusão, por isso é importante que exista como centro apenas DOIS problemas, a sua tese1 e a tese2.
Tags