Aula 2a parte patristica

6,839 views 15 slides Apr 04, 2012
Slide 1
Slide 1 of 15
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15

About This Presentation

Parte 2 da aula de historia do cristianismo a patrística


Slide Content

História do Cristianismo Dos Apóstolos do Senhor Jesus até o século XX Ricardo Gondim [email protected]

Patrística  é o nome dado à  filosofia cristã  dos primeiros sete séculos, elaborada pelos  Padres da Igreja , os primeiros teóricos —- daí "Patrística" —- e consiste na elaboração doutrinal das verdades de fé do Cristianismo e na sua defesa contra os ataques dos " pagãos " e contra as  heresias . Foram os pais da Igreja responsáveis por confirmar e defender a fé, a liturgia, a disciplina, criar os costumes e decidir os rumos da Igreja, ao longo dos sete primeiros séculos do Cristianismo. É a Patrística, basicamente, a  filosofia  responsável pela elucidação progressiva dos dogmas cristãos e pelo que se chama hoje de  Tradição Católica .

A  patrística  caracteriza-se pela indistinção entre religião e filosofia. Para os padres da Igreja, a religião cristã é a  expressão  íntegra e definitiva da  verdade  que a  filosofia grega  atingira imperfeita e parcialmente. Com  efeito , a Razão ( logos ) que se fez  carne  em Cristo e se revelou plenamente aos homens na sua  palavra é a mesma que inspirara os filósofos pagãos, que procuraram traduzi-la em suas especulações.

A  patrística   costuma  ser  dividida em três períodos. O primeiro , que vai mais ou menos até o séc. III, é dedicado à defesa do Cristianismo contra seus adversários pagãos e gnósticos (Justino, Taciano , Atenágoras , Teófilo, Irineu, Tertuliano, Minúcio Félix, Cipriano, Lactâncio ). O segundo período, que vai do séc. III até aproximadamente a metade do séc. IV, é caracterizado pela formulação doutrinal das crenças cristãs ; é o período dos primeiros grandes sistemas de filosofia cristã (Clemente de Alexandria, Orígenes, Basílio, Gregório Nazianzeno , Gregório de Nissa , S. Agostinho ). O terceiro período, que vai da metade do séc. V até o fim do séc. VIII, é caracterizado pela reelaboração e pela sistematização das doutrinas já formuladas , bem como pela ausência de formulações originais ( Nemésio , Pseudo-Dionísio, Máximo Confessor, João Damasceno, Marciano, Capella , Boécio, Isidoro de Sevilha, Beda , o Venerável ).

Justino (em latim : Flavius Iustinus ou Iustinus Martir ), também conhecido como Justino Mártir ou Justino de Nablus ( 100 - 165 d.C. ) foi um teólogo do século II . Seu lugar de nascimento foi Flávia Neápolis (atual Nablus ), na Síria Palestina ou Samaria . Justino foi introduzido na fé diretamente por um velho homem que o envolveu numa discussão sobre problemas filosóficos e então lhe falou sobre Jesus . Ele falou a Justino sobre os profetas que vieram antes dos filósofos, ele disse, e que falou "como confiável testemunha da verdade". O ponto central da apologética de Justino consiste em demonstrar que Jesus Cristo é o Logos do qual todos os filósofos falaram, e, portanto, a medida que participam do Logos chegando a expressar uma verdade parcial - vendo a verdade de modo obscuro - graças à semente do Logos que neles foi depositada podem dizer-se cristãos . Mas uma coisa é possuir uma semente e outra é o próprio Logos: “ Aprendemos que Cristo é o primogênito de Deus e que é o Logos, do qual participa todo o gênero humano” (Justino - Apol. Prima, 46). “Consequentemente, aqueles que viveram antes de Cristo, mas não segundo o Logos, foram maus, inimigos de Cristo (...) ao contrário aqueles que viveram e vivem conforme o Logos são cristãos, e não estão sujeitos a medos e perturbações” (Justino – I Apologia). Toda pessoa, criada como ser racional , participa do Logos, que leva desde a gestação e pode, portanto perceber a luz da verdade. Quintus Septimius Florens Tertullianus , conhecido como Tertuliano ( ca. 160 - ca. 220 dC) [1] foi um prolífico autor das primeiras fases do Cristianismo , nascido em Cartago na província romana da África [2] . Ele foi um primeiro autor cristão a produzir uma obra literária ( corpus ) em latim . Ele também foi um notável apologista cristão e um polemista contra a heresia . Embora conservador, ele organizou e avançou a nova teologia da Igreja antiga . Ele é talvez mais famoso por ser o autor mais antigo cuja obra sobreviveu a utilizar o termo "Trindade" (em latim : Trinitas ) [a] e por nos dar a mais antiga exposição formal ainda existente sobre a teologia trinitária [1][3] . É um dos Padres latinos . Algumas das idéias de Tertuliano não eram aceitáveis para os ortodoxos e, no fim de sua vida, ele se tornou um montanista

Orígenes , cognominado Orígenes de Alexandria ou Orígenes de Cesaréia ou ainda Orígenes o Cristão ( Alexandria , Egipto , c. 185 — Cesareia , ou, mais provavelmente, Tiro , 253 [1] ), foi um teólogo , filósofo neoplatônico patrístico e é um dos Padres gregos . O maior erudito da Igreja antiga - segundo J. Quasten - nasceu de uma família cristã egípcia e teve como mestre Clemente de Alexandria . Assumiu, em 203 , a direção da escola catequética de Alexandria - fundada por um estóico chamado Panteno , que se havia convertido à mensagem de Cristo - atraindo muitos jovens estudantes pelo seu carisma, conhecimento e virtudes pessoais. Depois de ter também frequentado, desde 205 , a escola de Amônio Sacas , fundador do neo-platonismo e mestre de Plotino , apercebeu-se da necessidade do conhecimento apurado dos grandes filósofos. No decurso de uma viagem à Grécia , no ano de 230 , foi ordenado sacerdote na Palestina pelos bispos Alexandre de Jerusalém e Teoctisto de Cesaréia . Em 231 , Orígenes foi forçado a abandonar Alexandria devido à animosidade que o bispo Demétrio lhe devotava pelo fato de se ter castrado e convocou o Concílio de Alexandria (231) com esta finalidade. Também, contribui para esse facto o de Orígenes ter levado ao extremo a apropriação da filosofia platónica , tendo sido considerado herético . Orígenes, então, passou a morar num lugar onde Jesus havia muitas vezes estado: Cesareia , na Palestina , onde prosseguiu suas actividades com grande sucesso, abrindo a chamada Escola de Cesaréia . Na sequência da onda de perseguição aos cristãos, ordenada por Décio , Orígenes foi preso e torturado, o que lhe causou a morte, por volta de 253 . Os seus ensinos foram condenados ainda pelo Concílio de Alexandria de 400 d.C. e pelo Segundo Concílio de Constantinopla , em 533 , o que demonstra terem perdurado até ao século VI .

Orígenes escreveu - diz-nos São Jerónimo em De Viris Illustribus [1] - nada menos que 600 obras, entre as quais as mais conhecidas são: De Princippis ; Contra Celso e a Héxapla . Entre os seus numerosos comentários bíblicos devem ser realçados: Comentário ao Evangelho de Mateus e Comentário ao Evangelho de João . Héxapla é um termo usado para designar uma bíblia editada em seis versões. Aplica-se, mais especificamente, a edição do Velho Testamento por Orígenes , onde há seis colunas: 1- Hebraica ; 2 - do hebraico transliterado [1] em grego; 3 - versão de Áquila de Sinope ; 4 - versão de Símaco , o ebionita ; 5 - Septuaginta ; 6 - versão de Teodócio de Éfeso ; O trabalho original atualmente está perdido, mas há fragmentos que foram publicados em diversas edições, como a de Frederick Field em 1875 . Os fragmentos estão sendo novamente editados (com novo material descoberto desde a edição Field ) por um grupo internacional de pesquisadores da Septuaginta. O trabalho é conhecido como The Hexapla Project [2] e é patrocinado pela The International Organization for Septuagint and Cognate Studies [3] e dirigido por Peter J. Gentry (Seminário Teológico Batista do Sul - EUA) [4] , Alison G. Salvesen (da universidade de Oxford e Bas ter Haar Romeny ( da universidade de Leiden ).

Aurélio Agostinho (em latim: Aurelius Augustinus ), dito de Hipona , [1] conhecido como Santo Agostinho [2 ] (Tagaste, 13 de novembro de 354 - Hipona, 28 de agosto de 430), foi um bispo, escritor, teólogo, filósofo e é um Padre latino e Doutor da Igreja Católica . Agostinho é uma das figuras mais importantes no desenvolvimento do cristianismo no Ocidente. Em seus primeiros anos , Agostinho foi fortemente influenciado pelo maniqueísmo e pelo neoplatonismo de Plotino , mas depois de tornar-se cristão (387), ele desenvolveu a sua própria abordagem sobre filosofia e teologia e uma variedade de métodos e perspectivas diferentes. Ele aprofundou o conceito de pecado original dos padres anteriores e, quando o Império Romano do Ocidente começou a se desintegrar, desenvolveu o conceito de Igreja como a cidade espiritual de Deus (em um livro de mesmo nome), distinta da cidade material do homem . Seu pensamento influenciou profundamente a visão do homem medieval . A Igreja se identificou com o conceito de "Cidade de Deus" de Agostinho, e também a comunidade que era devota de Deus. Na Igreja Católica, e na Igreja Anglicana, é considerado um santo, e um importante Doutor da Igreja, e o patrono da ordem religiosa agostinha. Muitos protestantes, especialmente calvinistas, o consideram como um dos pais teólogos da Reforma Protestante ensinando a salvação e a graça divina.

O supérfluo dos ricos é propriedade dos pobres. Ninguém faz bem o que faz contra a vontade, mesmo que seja bom o que faz. Dois homens olharam através das grades da prisão; um viu a lama, o outro as estrelas. A angústia de ter perdido, não supera a alegria de ter um dia possuído ... conhece-se melhor a Deus na ignorância. Com o coração se pede. Com o coração se procura. Com o coração se bate e é com o coração que a porta se abre. Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser. O orgulho é a fonte de todas as fraquezas, por que é a fonte de todos os vícios.

O Concilio de Nicéia O Concilio de Nicéia O Primeiro Concílio de Niceia foi um concílio de bispos cristãos reunidos na cidade de Niceia da Bitínia (atual İznik, Turquia), pelo imperador romano Constantino I em 325 O concílio foi a primeira tentativa de obter um consenso da igreja através de uma assembleia representando toda a cristandade. O seu principal feito foi o estabelecimento da questão cristológica entre Jesus e Deus, o Pai; a construção da primeira parte do Credo Niceno; a fixação da data da Páscoa; e a promulgação da lei canônica. Os pontos discutidos no sínodo eram: A questão ariana (A Controvérsia ariana é um termo que agrupa um conjunto de controvérsias relacionadas ao Arianismo que dividiram a Igreja cristã desde um pouco antes do Concílio de Niceia até depois do Primeiro Concílio de Constantinopla em 381 dC. A mais importante destas controvérsias tem a ver com a relação entre Deus Pai e Deus Filho. "Se o Pai gerou o Filho, ele que foi criado teve um início na sua existência. Daí é evidente que houve um tempo em que o Filho não existia. Segue necessariamente que sua substância veio do nada. A celebração da Páscoa (páscoa judaica e páscoa cristã) O cisma de Melécio de Licópolis (a primazia da igreja perante as perseguições, quem era o bispo original) O batismo de heréticos (discutiram a necessidade de necessidade de re-batizar todos os que tinham sido batizados por um herético) O estatuto dos prisioneiros na perseguição de Licínio .(cunhado de Constantino removido do trono)

Ano 405 Jerônimo completa a - Vulgata é a forma latina abreviada de vulgata editio ou vulgata versio ou vulgata lectio , respectivamente "edição, tradução ou leitura de divulgação popular" - a versão mais difundida (ou mais aceita como autêntica) de um texto. No sentido corrente, Vulgata é a tradução para o latim da Bíblia, escrita entre fins do século IV início do século V, por São Jerónimo , a pedido do Papa Dâmaso I, que foi usada pela Igreja Católica e ainda é muito respeitada. Nos seus primeiros séculos, a Igreja serviu-se sobretudo da língua grega. Foi nesta língua que foi escrito todo o Novo Testamento, incluindo a Carta aos Romanos, de São Paulo, bem como muitos escritos cristãos de séculos seguintes. No século IV, a situação já havia mudado, e é então que o importante biblista São Jerónimo traduz pelo menos o Antigo Testamento para o latim e revê a Vetus Latina. A Vulgata foi produzida para ser mais exata e mais fácil de compreender do que suas predecessoras. Foi a primeira, e por séculos a única, versão da Bíblia que verteu o Velho Testamento diretamente do hebraico e não da tradução grega conhecida como Septuaginta . No Novo Testamento, São Jerônimo selecionou e revisou textos . Ele inicialmente não considerou canônicos os sete livros, chamados por católicos e ortodoxos de deuterocanônicos. Porém, seus trabalhos posteriores mostram sua mudança de conceito, pelo menos a respeito dos livros de Judite, Sabedoria de Salomão e o Eclesiástico (ou Sabedoria de Sirac), conforme atestamos em suas últimas cartas a Rufino. Chama-se, pois, Vulgata a esta versão latina da Bíblia que foi usada pela Igreja Católica Romana durante muitos séculos, e ainda hoje é fonte para diversas traduções. O nome vem da expressão vulgata versio , isto é "versão de divulgação para o povo ", e foi escrita em um latim cotidiano, usado na distinção consciente ao latim elegante de Cícero, do qual Jerônimo era um mestre.

Concílio de Calcedónia O Concílio de Calcedônia foi um concílio ecuménico que se realizou de 8 de Outubro a 1 de Novembro de 451 em Chalkedon, uma cidade da Bitínia, na Ásia Menor. Foi o quarto dos primeiros sete Concílios da história do cristianismo, onde foi repudiada a doutrina de Eutiques relativa ao monofisismo e declarada a dualidade humana e divina de Jesus, a segunda pessoa da Santíssima Trindade. Presidido por Pascânio, as principais decisões deste Concílio foram: Condenação da simonia, (é a venda de "favores divinos", benções, cargos eclesiásticos, promessa de prosperidade material, bens espirituais, coisas sagradas, etc. em troca de dinheiro ) de casamentos mistos ( de católicos e de outras religiões) e ordenações absolutas (realizada sem que o novo clérigo tivesse determinada função pastoral). Deposição e Condenação de Êutiques de Constantinopla (criador do monofisismo - Monofisismo ( em grego monos - "um, único" - e physis - "natureza") é a posição cristológica de que Cristo tinha apenas uma natureza, e Dióscoro I (444-451) de Alexandria. Aprovação do Tomo ad Flavianus de Leão. Afirmação da existência de duas naturezas na única Pessoa de Cristo: Diofisismo , contra o monofisismo :

800 Carlos Magno é coroado imperador Nascido em 742, Carlos Magno tornou-se, após a morte de seu pai e de seu irmão, o único rei de um território do qual faziam parte à França e um pedaço da Alemanha . Com objetivo de fazer com que os povos bárbaros se convertessem ao Catolicismo, ele incentivou várias guerras de conquista. Conquistou grande parte da Europa e recuperou o Império Romano do Ocidente. Em 800, foi nomeado imperador do Sacro Império Romano Germânico  pelo Papa Leão III.   A pós ser coroado imperador do Sacro Império Romano Germânico, passou a ter tanta autoridade quanto o papa . Desta forma, conseguiu consolidar o império franco, do qual fazia parte a França, além de grande faixa da Catalunha, Navarra e Aragão (atual Espanha ), os Países Baixos, a Alemanha e a Itália Central e Setentrional. Apesar de ter somente o conhecimento da leitura e não o da escrita, incentivou às artes e às ciências, investiu na reforma da grafia das letras, fundou escolas e incentivou o ensino.  Este grande imperador morreu no ano 814, deixando seu grandioso império para seu filho Luís; contudo, este, ao contrário do pai, não foi capaz de continuá-lo.

1054 O cisma entre Oriente e Ocidente As igrejas do Oriente e do Ocidente separaram-se no transcorrer de vários anos. O que um dia fora uma única igreja, paulatinamente se dividiu em duas identidades distintas. Diferenças quanto a detalhes insignificantes ampliaram o conflito. O Oriente usava o grego, ao passo que o Ocidente utilizava o latim, graças à Vulgata e aos teólogos ocidentais que escreveram nessa língua. As formas de culto eram diferentes: o pão usado na comunhão, assim como a data para a Quaresma e a maneira pela qual a missa deveria ser celebrada eram também distintas. No Oriente, o clero podia se casar e usava barba. Os sacerdotes ocidentais não podiam se casar e apresentavam o rosto completamente barbeado. As teologías eram diferentes. O Oriente se sentia desconfortável com a doutrina ocidental do purgatório. O Ocidente usava a palavra latina filíoque "e do Filho" no Credo niceno , depois de que a cláusula sobre o Espírito Santo estabeleceu que o Espírito "procede do Pai". Para o Oriente, essa adição era heresia

1095 O papa Urbano II lança a primeira Cruzada A Primeira Cruzada foi proclamada em 1095 pelo papa Urbano II com o objetivo duplo de auxiliar os cristãos ortodoxos do leste e libertar Jerusalém e a Terra Santa do jugo muçulmano . Na verdade, não foi um único movimento, mas um conjunto de acções bélicas de inspiração religiosa , que incluiu a Cruzada Popular , a Cruzada dos Nobres e a Cruzada de 1101 . Começou com um apelo do Imperador Bizantino Aleixo I Comneno ao papa para o envio de mercenários para combater os turcos seljúcidas na Anatólia . Mas a resposta do cristianismo ocidental rapidamente se tornou em uma verdadeira migração de reconquista territorial no Levante . Nobreza e povo de várias nações da Europa Ocidental fizeram a peregrinação armada até à Terra Santa, por terra e por mar, e retomaram a cidade de Jerusalém em Julho de 1099 , criando o Reino Latino de Jerusalém e outros estados cruzados . A Primeira Cruzada representou um marco na mentalidade e nas relações de cristãos ocidentais, cristãos orientais e muçulmanos. Apesar das suas conquistas terem eventualmente sido completamente perdidas, também foi o início da expansão do ocidente que, juntamente com a Reconquista da Península Ibérica , resultaria na aventura dos descobrimentos [1] e no imperialismo ocidental.