Ossos da face: lacrimal, zigomático, maxila e esqueleto facial da mandíbula. Os 14 ossos do esqueleto facial formam as entradas para os tratos respiratório e digestivo.
A coluna vertebral é uma coluna flexível formada por uma série de 24 vértebras, mais o sacro e o cóccix.
A caixa torácica, formada pelas costelas e pelo esterno, protege os órgãos internos e dá fixação aos músculos envolvidos na respiração e nos movimentos dos membros superiores.
A cintura escapular ou peitoral consiste nas escápulas e clavículas. A cintura escapular conecta os ossos dos membros superiores ao esqueleto axial. Esses ossos também fornecem fixação para os músculos que movem os ombros e membros superiores.
Os membros superiores incluem os ossos do braço (úmero), antebraço (rádio e ulna), punho e mão. O único osso do braço é o úmero, que se articula com os ossos do antebraço – o rádio e a ulna – na articulação do cotovelo. O cúbito é o maior dos dois ossos do antebraço.
Ossos da mão ou carpo, consiste em oito ossos do carpo: escafoide, semilunar, triquetral , pisiforme, trapézio, trapézio, capitato, hamato. Temos ainda os metacarpos, as falanges proximal, média e distal.
A cintura pélvica é um anel de ossos preso à coluna vertebral que conecta os ossos dos membros inferiores ao esqueleto axial. A cintura pélvica consiste nos ossos do quadril direito e esquerdo. Cada osso do quadril é uma fusão grande, achatada e de formato irregular de três ossos: o ílio, o ísquio e o púbis.
Os membros inferiores incluem os ossos da coxa, perna e pé. O fêmur é o único osso da coxa. Ela se articula com os dois ossos da perna – a tíbia maior (comumente conhecida como canela) e a fíbula menor. Os ossos da coxa e da perna se articulam na articulação do joelho que é protegida e reforçada pelo osso da patela que sustenta o tendão do quadríceps. Os ossos do pé incluem o tarso, o metatarso e as falanges.
Os ossos do pé consistem nos ossos do tarso do tornozelo, nas falanges que formam os dedos dos pés e nos metatarsos que dão ao pé seu arco. Como na mão, o pé tem cinco metatarsos, cinco falanges proximais, cinco falanges distais, mas apenas quatro falanges médias (já que o "dedão" do pé tem apenas duas falanges).
Os músculos lisos são os músculos involuntários do intestino, dos vasos sanguíneos e de outros lugares que funcionam sem que você pense conscientemente em fazê-los se mover. Os músculos cardíacos estão no coração. Os músculos esqueléticos estão presos aos ossos e ajudam você nas atividades diárias, desde sentar e ficar em pé até caminhar, digitar e fazer tarefas domésticas.
Os músculos são constituídos por células especiais chamadas fibras musculares.
CONTRAÇÃO MUSCULAR Para ocorrer a contração muscular são necessários três elementos: Estímulo do sistema nervoso; As proteínas contráteis, actina e miosina; Energia para contração, fornecida pelo ATP.