Professor: Kaique Periotto Pós graduado em Urgência e Emergência – Faculeste -MG Docente no nível superior ANATOMIA SISTÊMICA Sistema Circulatório
Pericárdio
O pericárdio é uma membrana que envolve o coração e as raízes dos grandes vasos, protegendo e auxiliando essas estruturas a executarem suas funções. O pericárdio é formado por duas camadas, uma camada fibrosa, denominada pericárdio Fibroso. A pericardite(inflamação), a efusão pericárdica (acumulo de liquido no espaço pericárdico) e o tamponamento cardíaco(acumulo de liquido no pericárdio) são doenças que afeta o pericárdio.
Miocárdio O pericárdio e o miocárdio são estruturas relacionadas ao coração, mas com funções diferentes. Enquanto o pericárdio é uma membrana que envolve e protege o coração e as raízes dos grandes vasos, o miocárdio é o músculo cardíaco propriamente dito . é formado por células musculares especializadas na contração do coração,
Endocárdio Composto por um revestimento endotelial e um tecido conjuntivo subendotelial. O endocárdio é uma estrutura semelhante a camada íntima dos vasos sanguíneos, sendo constituído por endotélio
O nosso corpo é dependente do sangue circulante, pois é através dele que ocorre a oxigenação e o transporte de nutrientes. Para que o sangue chegue a todas as estruturas corporais, precisamos de uma bomba potente e que trabalhe constantemente. Essa bomba é o nosso coração.
Sistema Circulatório: Sistema vascular sanguíneo Funções: Oxigenação e nutrição das células; Retirada de CO2 e metabólitos celulares; Transporte de substâncias.
Posição Do Coração No Tórax L ocaliza-se no centro do tórax e serve como um compartimento para as vísceras torácicas, exceto os pulmões. Na maioria dos indivíduos, cerca de dois terços do coração está no lado esquerdo do tórax, enquanto apenas um terço do órgão está no lado direito do tórax . O órgão tem aproximadamente o tamanho de uma mão fechada e tem seu ápice voltado para baixo e para frente.
Já em relação as margens do coração, teremos: Margem direita: composta pelo átrio direito e situada entre as veias cava inferior e superior; Margem inferior: principalmente formada pelo ventrículo direito e parcialmente pelo ventrículo esquerdo; Margem esquerda: principalmente composta pelo ventrículo esquerdo e parcialmente pela aurícula esquerda; Margem superior: formada pelos átrios e pelas aurículas. É a entrada da veia cava superior e saída da aorta e do tronco pulmonar.
SISTEMA VASCULAR SANGUÍNEO Coração: vasos da base
Câmaras cardíacas: AD, AE, VD e VE
Átrio Direito O átrio direito desempenha a função de receber o sangue com baixa concentração de oxigênio proveniente da circulação sistêmica, através do sistema venoso composto pelas veias cavas inferior e superior. Essas estruturas são responsáveis por transportar o sangue até essa cavidade cardíaca. Em seguida, o sangue flui do átrio direito para o ventrículo direito .
O óstio (orifício) atrioventricular direito faz a comunicação entre as câmaras cardíacas direitas e é onde fica a valva tricúspide.
Ventrículo Direito O ventrículo direito é a outra câmara do coração direito e é responsável por receber o sangue do átrio direito e bombeá-lo para os pulmões, onde será oxigenado antes de seguir para o coração esquerdo.
As válvulas tricúspides - estão conectadas as cordas tendíneas ; E, para evitar o prolapso das válvulas tricúspides para o átrio, as cordas tendíneas estão ligadas aos músculos papilares (anterior, posterior e septal); O óstio da veia pulmonar liga entre o ventrículo direito e o tronco pulmonar.
Átrio Esquerdo Depois de ser oxigenado nos pulmões, o sangue retorna ao coração e entra no átrio direito por meio das veias pulmonares. Em seguida, a válvula atrioventricular esquerda se abre para permitir que o sangue prossiga em direção ao ventrículo esquerdo.
Ventrículo Esquerdo A última câmara cardíaca, que é o ventrículo esquerdo. Essa cavidade cardíaca é a mais muscular do coração, pois precisa gerar uma pressão mais intensa do que as outras câmaras. Isso ocorre devido à sua função de impulsionar o sangue oxigenado para a aorta , que é a maior artéria do corpo humano e o ponto de partida da circulação sistêmica.
O ventrículo esquerdo é formado por : Um septo(separação) interventricular que separa os dois ventrículos cardíacos; As cordas tendíneas que se ligam a válvula mitral; Os músculos papilares (anterior e posterior); O óstio(orifício) da aorta, onde se localiza a valva da aorta.
Irrigação do coração: aa. coronárias direita e esquerda; Drenagem venosa: seio coronário.
É através desse órgão vital que o sangue consegue se movimentar a todo instante realizando, dentre outras funções, as trocas gasosas em todo o organismo humano.
Resumidamente : o ciclo cardíaco ocorre da seguinte maneira: O sangue chega da circulação sistêmica pouco oxigenado no átrio direito através da veia cava inferior e da veia cava superior; A valva atrioventricular direita se abre, o átrio direito se contrai e o sangue segue para o ventrículo direito;
O ventrículo direito se contrai, a valva do tronco pulmonar se abre e o sangue é impulsionado para os pulmões; O sangue é oxigenado nos pulmões, logo em seguida vai para as veias pulmonares direita e esquerda, para então adentrar no átrio esquerdo;
A valva atrioventricular esquerda se abre, o átrio esquerdo se contrai e o sangue segue para o ventrículo esquerdo; Por fim, o ventrículo esquerdo realiza sua contração, a valva da aorta se abre e o sangue oxigenado é bombeado em direção a todas as estruturas corporais.
Vasculatura Do Coração O coração também é uma das estruturas funcionantes do organismo, logo, o seu aporte sanguíneo deve acontecer.
ARTÉRIAS DO CORAÇÃO Os primeiros ramos da aorta são as coronárias esquerda e direita. Então, o coração é o primeiro órgão a receber o sangue oxigenado, através da artéria Coronária Direita (ACD). O primeiro ramo da ACD é o ramo do nó sinoatrial .
Circulação Coronária A circulação coronária é o sistema de artérias e veias que fornece sangue rico em oxigênio ao músculo cardíaco (miocárdio) e permite o retorno do sangue pobre em oxigênio para o átrio direito. A artéria coronária direita e a artéria coronária esquerda ramificam-se a partir da aorta (imediatamente depois que esta sai do coração) para fornecerem sangue rico em oxigênio ao músculo cardíaco .
A trajetória elétrica do coração O nódulo sinoatrial (sinusal) origina um impulso elétrico de contração transmitido pelos átrios direito e esquerdo, fazendo com que se contraiam. Quando o impulso elétrico alcança o nódulo atrioventricular, ele sofre um pequeno retardo.
AORTA A aorta, que é a maior artéria do corpo humano, desempenha o papel crucial de receber o sangue rico em oxigênio do coração e distribuí-lo por todo o organismo por meio de suas ramificações. Para fins didáticos pode ser dividida em três partes: Aorta Ascendente : primeira parte da aorta, considerando o fluxo sanguíneo arterial.
Arco Da Aorta : seguimento da parte ascendente, é a parte curva da aorta e faz parte do mediastino superior. Possui importantes ramificações que levam sangue para os membros superiores e para a região de cabeça e pescoço.
Aorta Descendente : continuação do arco da aorta, sendo a maior parte dessa artéria. A aorta descendente atravessa as cavidades torácica e abdominal, emitindo importantes ramos que nutrem essas regiões.
Quando a aorta chega na região pélvica ela se bifurca nas artérias ilíacas comuns esquerda e direita que serão as responsáveis por levar o sangue para a pelve e para os membros inferiores.
Biologia Dos Vasos Sanguíneos O coração e os vasos sanguíneos constituem o sistema cardiovascular (circulatório). O sangue que circula nesse sistema distribui oxigênio e nutrientes para os tecidos do corpo e remove produtos residuais dos tecidos. Os vasos sanguíneos consistem em: *Consta em muitos trabalhos* Artérias Arteríolas Todo o sangue é transportado nesses vasos. Capilares Vênulas Veias
Vasos sanguíneos: Circulação sanguínea O sangue viaja do coração para as artérias , que se ramificam em vasos cada vez menores, até que se tornam arteríolas . As arteríolas se conectam com vasos sanguíneos ainda menores denominados capilares . Pelas paredes finas dos capilares, oxigênio e nutrientes passam do sangue para os tecidos e resíduos passam dos tecidos para o sangue. Dos capilares, o sangue passa pelas vênulas (menores veias) , depois pelas veias e retorna ao coração.