Civilização egeia ou minoica (mar Egeu) Recente 1870 →pesquisador alemão Heinrich Schliemann ; 1900 →arqueólogo inglês Sir Arthur Evans. ↓ Restos do Palácio de Cnossos ↔ ilha de Creta↔ ± 2.500 a.C. → cidades com tijolos e pedra. → produção de jóias e objetos de metal; → desenvolvida marinha mercante (dominar o comercio Mediterrâneo / contato com mesopotamios e egípcios.) ↓ ↓ Desenvolvimento urbanistico
A cidade e o palácio de Cnossos eram totalmente confusos, tendo salas de vários tamanhos e formas, parecendo um " labirinto ";
Arte Cretense Importante e influenciadoras em diversas ilhas do mar Egeu; Arquitetura – bastante evoluída – Palácio de Cnossos ; Pintura – menos rígida e imobilidade, cores vivas e contrastantes; Ourivesaria – domínio de técnica, baixo relevo; Escultura – pequenas peças – série Deusa com Serpentes – marfim e detalhes em ouro. Dominio de Creta termina com a invasão do aqueus – vieram do norte de Micenas .
O Palácio de Cnossos é uma construção que, em aspectos arquitetônicos, é uma construção muito evoluída para a época, por ser uma construção feita em torno de um pátio central, onde encontram-se muitas salas, sendo que alguma delas estão agrupadas levando de uma a outra.
Arte Micênica Arquitetura – traços próprios – Tumba dos Átridas (restos mortais dos príncipes micênicos ↓ Família mais célebre entre os aqueus. interior de uma colina / imponencia severa / cúpula (sem arco) – pedras colocadas horizontalmente – afunilando.
Escultura – Porta dos Leões (muralha); Ourivesaria – Máscara de Agamenon; Invasão de Creta e Micenas pelos dóricos, jônios e eólios.