Aula arte egeia

6,433 views 16 slides Apr 24, 2012
Slide 1
Slide 1 of 16
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

A arte na civilização egeia

Civilização egeia ou minoica (mar Egeu) Recente 1870 →pesquisador alemão Heinrich Schliemann ; 1900 →arqueólogo inglês Sir Arthur Evans. ↓ Restos do Palácio de Cnossos ↔ ilha de Creta↔ ± 2.500 a.C. → cidades com tijolos e pedra. → produção de jóias e objetos de metal; → desenvolvida marinha mercante (dominar o comercio Mediterrâneo / contato com mesopotamios e egípcios.) ↓ ↓ Desenvolvimento urbanistico

A cidade e o palácio de Cnossos eram totalmente confusos, tendo salas de vários tamanhos e formas, parecendo um " labirinto ";

Arte Cretense Importante e influenciadoras em diversas ilhas do mar Egeu; Arquitetura – bastante evoluída – Palácio de Cnossos ; Pintura – menos rígida e imobilidade, cores vivas e contrastantes; Ourivesaria – domínio de técnica, baixo relevo; Escultura – pequenas peças – série Deusa com Serpentes – marfim e detalhes em ouro. Dominio de Creta termina com a invasão do aqueus – vieram do norte de Micenas .

O Palácio de Cnossos é uma construção que, em aspectos arquitetônicos, é uma construção muito evoluída para a época, por ser uma construção feita em torno de um pátio central, onde encontram-se muitas salas, sendo que alguma delas estão agrupadas levando de uma a outra.

Arte Micênica Arquitetura – traços próprios – Tumba dos Átridas (restos mortais dos príncipes micênicos ↓ Família mais célebre entre os aqueus. interior de uma colina / imponencia severa / cúpula (sem arco) – pedras colocadas horizontalmente – afunilando.

Escultura – Porta dos Leões (muralha); Ourivesaria – Máscara de Agamenon; Invasão de Creta e Micenas pelos dóricos, jônios e eólios.
Tags