COMO INTERPRETAR UM TEXTO: COMPREENSÃO Está no texto Segundo o texto... O autor quis dizer que... O texto informa que... No texto... INTERPRETAÇÃO Está além do texto Conclui-se do texto ... Infere-se, depreende-se... Depreende-se... Subentende-se Qual é a intenção do autor quando...
CRASE `
O QUE É A CRASE CRASE é FUSÃO de dois “ A”s . Portanto, a CRASE é um FENÔMENO da Língua Portuguesa. O sinal indicativo de crase é o acento grave. Etimologia: do grego krâsis , que significa “mistura”.
Regra básica A preposição (s) ARTIGO DEFINIDO (s) de A QUAL/AS QUAIS (s) dos pronomes AQUELA, AQUELE, AQUILO a a a
A + A = À
Regra básica Substituir a expressão feminina por outra masculina correta. Caso apareça a combinação AO , ocorrerá crase no A. Ex.: Você é igual aos outros. Você é igual às outras. O menino ao qual me refiro não é fiel. A menina à qual me refiro não é fiel.
COMO ESTUDAR? Quando SEMPRE ocorre crase Quando NUNCA ocorre crase CRASE FACULTATIVA
NUNCA OCORRE CRASE
NUNCA OCORRE CRASE 1) Antes de palavras masculinas. Ex.: Ele foi a pé para o colégio. Ele anda a cavalo. 2) antes de verbos. Ex.: Vou ser obrigado a comprar isto. 3) antes de artigo indefinido uma. Ex.: Assisti a uma aula de português maravilhosa.
NUNCA OCORRE CRASE 4) Depois de preposição Ex.: Eles foram para a aula. 5) Antes de palavras no plural Ex.: Refiro-me a pessoas que são aptas. 6) em locuções formadas pela mesma palavra Ex.: Tomei o remédio gota a gota.
NUNCA OCORRE CRASE 7) Antes de quem e cuja Ex.: A pessoa a quem me dirigi estava atrapalhada. O professor a cuja aula me referi é ótimo. 8) antes de pronomes demonstrativos, indefinidos e pessoais ESTA e ESSA Ex.: Passamos os dados do projeto a ela. 9) antes de pronomes de tratamento iniciados por SUA ou VOSSA Ex.: Enderecei a carta a vossa senhoria.
SEMPRE OCORRE CRASE
SEMPRE OCORRE CRASE 1) Em locuções prepositivas, conjuntivas e adverbiais: À frente de À espera de À procura de À proporção que Às vezes Às escuras Às pressas Às claras À medida que À toa À vontade À direita À esquerda À tarde À noite
SEMPRE OCORRE CRASE 2) Nas expressões À MODA , À MANEIRA Ex.: Escreveu à Luis Fernando Veríssimo. Jogou à Ronaldinho. 3) Na indicação de horas determinadas. Ex.: Te encontro amanhã às 19h. Aqui aparecem as exceções de nomes masculinos
SEMPRE OCORRE CRASE 4) Antes de pronomes possessivos femininos no plural. 5) Antes de nome próprio de lugares com indicação de “VOLTAR DA” 6) Antes das palavras casa, terra e distância quando especificadas.
PRONOME POSSESSIVOS FEMININOS Você acredita que os astros são úteis às nossas vidas? Você acredita que os astros são úteis a nossas vidas? Você acredita que os astros são úteis a nossa vida? Você acredita que os astros são úteis à nossa vida?
VOLTAR DA, VOLTAR DE Quando há um LOCAL com nome FEMININO, usa-se essa regra, mesmo que o verbo em questão seja outro. Portanto, vou à Itália e vou a Roma. Vai A e volta DA, crase há. Vai A e volta DE, crase pra quê?
CASA, TERRA e DISTÂNCIA Antes de ir a casa. Antes de ir à casa da minha mãe. [À] TERRA = PLANETA/SOLO Lançou a semente à terra que herdara. Ainda hoje chegaremos a terra. Ficou a distância. Ficou à distância de 1km.
CRASE FACULTATIVA
CRASE FACULTATIVA 1) Antes de nomes próprios femininos Ex.: Entreguei a previsão a Ana. (à Ana) 2) Antes de possessivo feminino singular Ex.: Referiu-se a (à) sua crença em Astrologia. 3) depois da palavra até Ex.: Foi até a (à) praia.