Aula de anatomia humana 1º

LEIDIANIPEREIRADASIL 23,378 views 36 slides May 14, 2016
Slide 1
Slide 1 of 36
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33
Slide 34
34
Slide 35
35
Slide 36
36

About This Presentation

Aula para Ensino Técnico em Enfermagem


Slide Content

Instituição Messias Santos Anatomia Humana Prof° Leidiani Pereira

Anatomia humana É a ciência que estuda, macro e microscopicamente, a constituição e o desenvolvimento do organismo do homem. Especificamente, a anatomia ( ana = em partes; tomem = cortar) macroscópica é estudada pela dissecção de peças previamente fixadas por soluções apropriadas.

Divide-se em: Sistêmica: Estuda o corpo em sistemas de órgãos. Regional: Estuda as regiões do corpo. Clinica: Relaciona estruturas e funções orgânicas às áreas da saúde.

Posição Anatômica Deve-se considerar a posição anatômica como a de um atleta em posição ereta, em pé, com o olhar para o horizonte e a linha do queixo em paralelo à linha do solo. Os braços pendentes, mãos espalmadas, dedos unidos e palmas voltadas para frente. Os pés também unidos e pendentes. Como na figura acima. Desse modo podemos relacionar de forma precisa e padronizada todas as estruturas anatômicas.

Planos Anatômicos Têm o objetivo de separar o corpo em partes para facilitar o estudo e nomear as estruturas anatômicas com relação espacial. Ou seja, através dos planos anatômicos podemos dividir o corpo humano em 3 dimensões e assim podemos localizar e posicionar todas estruturas.

Plano Sagital: É o plano que corta o corpo no sentido antero-posterior , possui esse nome porque passa exatamente na sutura sagital do crânio; quando passa bem no meio do corpo, sobre a linha sagital mediana, é chamado de sagital mediano e quando o corte é feito lateralmente a essa linha, chamamos paramediano . Determina uma porção direita e outra esquerda.  Também nos permite dizer se uma estrutura é lateral ou medial. Dizemos que é lateral quando a estrutura se afasta da linha mediana e dizemos que é medial quando ela se aproxima da linha mediana.

Plano Coronal: É o plano que corta o corpo lateralmente, de uma orelha a outra. Possui esse nome porque passa exatamente na sutura coronal do crânio. Também pode ser chamado de plano frontal. Ele determina se uma estrutura é anterior ou posterior. 

Plano Transversal: É o plano que corta o corpo transversalmente, também é chamado de plano axial. Através desse plano podemos dizer se uma estrutura é superior ou inferior.

Os Eixos Os eixos anatômicos são formados pelo encontro de dois planos.

O  eixo sagital : É formado pelo encontro do plano sagital com o plano transversal.Também pode ser chamado de eixo ântero-posterio . O  eixo longitudinal : É formado pelo encontro do plano coronal com o plano sagital.Também pode ser chamado de eixo crânio-sacral. O  eixo transversal : É formado pelo encontro do plano transversal com o plano coronal. Também pode ser chamado de látero-lateral .

Termos de movimento Flexão: diminuição do ângulo de uma articulação ou aproximação de duas estrutura ósseas. Extensão: aumento do ângulo de uma articulação ou afastar duas estruturas ósseas.  Rotação medial / Interna: gira a face anterior do membro para dentro.  Rotação lateral / Externa: gira a face anterior do membro para fora. Adução: aproximar o membro do eixo sagital mediano.  Abdução: afastar o membro do eixo sagital mediano.

Pé: Adução + Supinação (rotação medial) = inversão.  Abdução + Pronação (rotação lateral) = eversão . Mão: Rotação medial = pronação . Rotação lateral = supinação .

Divisão do corpo humano Classicamente o corpo humano é dividido em cabeça, tronco e membros. A cabeça se divide em face e crânio. O tronco em pescoço, tórax e abdome. Os membros em superiores e inferiores. Os membros superiores são divididos em ombro, braço, antebraço e mão. Os membros inferiores são divididos em quadril, coxa, perna e pé.

Divisão do Estudo da anatomia Osteologia : parte da anatomia que estuda os ossos. Miologia: parte da anatomia que estuda os músculos. Sindesmologia ou Artrologia : parte da anatomia que estuda as articulações. Angiologia: parte da anatomia que estuda o coração e os grande vasos. Neuroanatomia : parte da anatomia que estuda o sistema nervoso central e o periférico. Estesiologia : parte da anatomia que estuda os órgãos que se destinam à captação das sensações. Esplancnologia : parte da anatomia que estuda as vísceras que se agrupam para o desempenho de uma determinada função como: fonação, digestão, respiração, reprodução e urinária. Endocrinologia: parte da anatomia que estuda as glândulas sem ducto, que segregam hormônios, os quais são drenados diretamente na corrente sanguínea. Tegumento comum: parte da anatomia que estuda a pele e os seus anexos.

O esqueleto humano pode ser dividido em duas partes: 1-Esqueleto axial: formado pela caixa craniana, coluna vertebral caixa torácica. 2-Esqueleto apendicular: compreende a cintura escapular, formada pelas escápulas e clavículas; cintura pélvica, formada pelos ossos ilíacos (da bacia) e o esqueleto dos membros (superiores ou anteriores e inferiores ou posteriores).

Sistema Esquelético O Esqueleto Humano – Composto por 206 à 208 peças ósseas no adulto (variação da literatura); – Constituído por peças ósseas e cartilaginosas articuladas, que formam um sistema que alavanca o movimento; – O osso é uma forma sólida de tecido conjuntivo, esbranquiçado, cuja principal característica é a mineralização (cálcio) de sua matriz óssea.

Funções do Sistema Esquelético – Movimentação: em conjunto com articulações, músculos e sistema nervoso; – Proteção: órgãos internos; – Sustentação: moldura que sustenta o corpo; – Hematopoiese : produção de células sanguíneas; – Reserva de Minerais: cálcio e fósforo, especialmente.

Esqueleto Humano

CAIXA CRANIANA E FACE Crânio e Face – 22 – Crânio (8) – Frontal; – Parietal (2); – Temporal (2); – Occipital; – Esfenóide ; – Etmóide ; – Face (14) – Lacrimal (2); – Zigomático (2); – Nasal (2); – Maxilar (2); – Palatino (2); – Vômer; – Concha nasal inferior (2); – Mandíbula;

Pescoço – 1 –  Osso Hióide

Ouvido – 6  – Bigorna (2) – Martelo (2) – Estribo (2)

Coluna vertebral – 26 – Vértebras Cervicais (7) – Vértebras Torácicas (12) – Vértebras Lombares (5) – Sacro [5 vértebras fundidas] – Cóccix [4 vértebras fundidas]

Caixa Torácica – 26  Costelas (24) – 14 Verdadeiras – 6 Falsas – 4 Flutuantes – Esterno 

Esqueleto Apendicular

Membros Superiores – 60 – Úmero (2) – Rádio (2) – Ulna (2) – Ossos do Carpo (16) – Metacarpais (10) – Falange (28)

Ossos do Carpo – Trapézio – Trapezóide – Capitato – Hamato – Escafóide –Semilunar –Piramidal – Pisiforme

Cintura Pélvica Ilíaco (2) Sacro Púbis Cóccix Ísquio

Membros Inferiores – 60 – Fêmur (2) – Patela (2) – Tíbia (2) – Fíbula ou Perônio (2) – Ossos do Tarso (14) – Metatarsais (10) – Falanges (28)

Ossos do Tarso – Calcâneo – Talus – Cubóide – Navicular – Cuneiformes – Medial – Intermédio – Lateral

Tipos de Ossos – Longos: Largura > Espessura (ex.: fêmur); – Curtos: Dimensões semelhantes (ex.: carpais ); – Planos ou chatos: Comprimento e Largura iguais e > Espessura (ex.: temporal); – Irregulares: Não tem relação entre suas dimensões (ex.: vértebras).

Sistema Articular Articulações ou Junturas – São uniões funcionais entre 02 ou mais ossos. – Podem ser: – Fibrosas (Sinartroses): Imóveis; – Cartilagíneas (Anfiartroses): Movimento limitado; – Sinoviais (Diartroses): Movimentos amplos. Sinartroses (Imóveis) – Suturas (Ex.: Ossos do crânio); – Sindesmoses (Ex.: Fíbula-Tíbia); – Gonfoses (Ex.: Dente e Mandíbula); Anfiartroses (Parcialmente móveis) – Sincondroses (Ex.: Sacral); – Sínfises (Ex.: Púbica) Diartroses (Móveis) – As movimentação variada, sejam em dobradiça (ex.: cotovelo, joelho, etc.), rotação (ex.: quadril-fêmur, escápula-úmero, etc.) ou variável (ex.: pulso, calcanhar, etc.).

Ligamentos  São constituídos por fibras colágenas, maleáveis e flexíveis, para permitir perfeita liberdade de movimento. Porém, são muito fortes e resistentes. 

Discos e Meniscos – Formações fibrocartilagíneas para melhor adaptação das superfícies que se articulam ou para receber pressões maiores (“amortecedores”).

Atividade  Quantos ossos esqueléticos o corpo humano possui? Para que serve os ligamentos? Quais os tipos de ossos? Qual a quantidade de ossos há na coluna vertebral? Cite os principais ossos do Esqueleto humano. Qual a função do esqueleto? A anatomia divide-se em?

Trabalho Elaborar um caderno com a distinção da Anatomia Humana: Músculos, tecidos, sistemas, órgãos e esqueleto. Avaliação: Capa, Contra capa, Manuscrito, cor, desenho. 04 /06

Apresentação em grupo 1º GRUPO: SISTEMA RESPIRATORIO 2º GRUPO: SISTEMA TEGUMENTAR 3º GRUPO: SISTEMA DIGESTORIO 14/05 APRESENTAÇÃO OBS: O QUE É? PARA QUE SERVE? TRAUMAS LOCALIZADOS? FUNÇÕES? METODO DE AVALIAÇÃO: TRABALHO ESCRITO APRESENTAÇÃO VESTIMENTA POSTURA FALA CONHECIMENTO DO ASSUNTO (SERÁ FEITO PERGUNTAS)
Tags