LEIDIANIPEREIRADASIL
23,378 views
36 slides
May 14, 2016
Slide 1 of 36
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
About This Presentation
Aula para Ensino Técnico em Enfermagem
Size: 1.86 MB
Language: pt
Added: May 14, 2016
Slides: 36 pages
Slide Content
Instituição Messias Santos Anatomia Humana Prof° Leidiani Pereira
Anatomia humana É a ciência que estuda, macro e microscopicamente, a constituição e o desenvolvimento do organismo do homem. Especificamente, a anatomia ( ana = em partes; tomem = cortar) macroscópica é estudada pela dissecção de peças previamente fixadas por soluções apropriadas.
Divide-se em: Sistêmica: Estuda o corpo em sistemas de órgãos. Regional: Estuda as regiões do corpo. Clinica: Relaciona estruturas e funções orgânicas às áreas da saúde.
Posição Anatômica Deve-se considerar a posição anatômica como a de um atleta em posição ereta, em pé, com o olhar para o horizonte e a linha do queixo em paralelo à linha do solo. Os braços pendentes, mãos espalmadas, dedos unidos e palmas voltadas para frente. Os pés também unidos e pendentes. Como na figura acima. Desse modo podemos relacionar de forma precisa e padronizada todas as estruturas anatômicas.
Planos Anatômicos Têm o objetivo de separar o corpo em partes para facilitar o estudo e nomear as estruturas anatômicas com relação espacial. Ou seja, através dos planos anatômicos podemos dividir o corpo humano em 3 dimensões e assim podemos localizar e posicionar todas estruturas.
Plano Sagital: É o plano que corta o corpo no sentido antero-posterior , possui esse nome porque passa exatamente na sutura sagital do crânio; quando passa bem no meio do corpo, sobre a linha sagital mediana, é chamado de sagital mediano e quando o corte é feito lateralmente a essa linha, chamamos paramediano . Determina uma porção direita e outra esquerda. Também nos permite dizer se uma estrutura é lateral ou medial. Dizemos que é lateral quando a estrutura se afasta da linha mediana e dizemos que é medial quando ela se aproxima da linha mediana.
Plano Coronal: É o plano que corta o corpo lateralmente, de uma orelha a outra. Possui esse nome porque passa exatamente na sutura coronal do crânio. Também pode ser chamado de plano frontal. Ele determina se uma estrutura é anterior ou posterior.
Plano Transversal: É o plano que corta o corpo transversalmente, também é chamado de plano axial. Através desse plano podemos dizer se uma estrutura é superior ou inferior.
Os Eixos Os eixos anatômicos são formados pelo encontro de dois planos.
O eixo sagital : É formado pelo encontro do plano sagital com o plano transversal.Também pode ser chamado de eixo ântero-posterio . O eixo longitudinal : É formado pelo encontro do plano coronal com o plano sagital.Também pode ser chamado de eixo crânio-sacral. O eixo transversal : É formado pelo encontro do plano transversal com o plano coronal. Também pode ser chamado de látero-lateral .
Termos de movimento Flexão: diminuição do ângulo de uma articulação ou aproximação de duas estrutura ósseas. Extensão: aumento do ângulo de uma articulação ou afastar duas estruturas ósseas. Rotação medial / Interna: gira a face anterior do membro para dentro. Rotação lateral / Externa: gira a face anterior do membro para fora. Adução: aproximar o membro do eixo sagital mediano. Abdução: afastar o membro do eixo sagital mediano.
Divisão do corpo humano Classicamente o corpo humano é dividido em cabeça, tronco e membros. A cabeça se divide em face e crânio. O tronco em pescoço, tórax e abdome. Os membros em superiores e inferiores. Os membros superiores são divididos em ombro, braço, antebraço e mão. Os membros inferiores são divididos em quadril, coxa, perna e pé.
Divisão do Estudo da anatomia Osteologia : parte da anatomia que estuda os ossos. Miologia: parte da anatomia que estuda os músculos. Sindesmologia ou Artrologia : parte da anatomia que estuda as articulações. Angiologia: parte da anatomia que estuda o coração e os grande vasos. Neuroanatomia : parte da anatomia que estuda o sistema nervoso central e o periférico. Estesiologia : parte da anatomia que estuda os órgãos que se destinam à captação das sensações. Esplancnologia : parte da anatomia que estuda as vísceras que se agrupam para o desempenho de uma determinada função como: fonação, digestão, respiração, reprodução e urinária. Endocrinologia: parte da anatomia que estuda as glândulas sem ducto, que segregam hormônios, os quais são drenados diretamente na corrente sanguínea. Tegumento comum: parte da anatomia que estuda a pele e os seus anexos.
O esqueleto humano pode ser dividido em duas partes: 1-Esqueleto axial: formado pela caixa craniana, coluna vertebral caixa torácica. 2-Esqueleto apendicular: compreende a cintura escapular, formada pelas escápulas e clavículas; cintura pélvica, formada pelos ossos ilíacos (da bacia) e o esqueleto dos membros (superiores ou anteriores e inferiores ou posteriores).
Sistema Esquelético O Esqueleto Humano – Composto por 206 à 208 peças ósseas no adulto (variação da literatura); – Constituído por peças ósseas e cartilaginosas articuladas, que formam um sistema que alavanca o movimento; – O osso é uma forma sólida de tecido conjuntivo, esbranquiçado, cuja principal característica é a mineralização (cálcio) de sua matriz óssea.
Funções do Sistema Esquelético – Movimentação: em conjunto com articulações, músculos e sistema nervoso; – Proteção: órgãos internos; – Sustentação: moldura que sustenta o corpo; – Hematopoiese : produção de células sanguíneas; – Reserva de Minerais: cálcio e fósforo, especialmente.
Tipos de Ossos – Longos: Largura > Espessura (ex.: fêmur); – Curtos: Dimensões semelhantes (ex.: carpais ); – Planos ou chatos: Comprimento e Largura iguais e > Espessura (ex.: temporal); – Irregulares: Não tem relação entre suas dimensões (ex.: vértebras).
Sistema Articular Articulações ou Junturas – São uniões funcionais entre 02 ou mais ossos. – Podem ser: – Fibrosas (Sinartroses): Imóveis; – Cartilagíneas (Anfiartroses): Movimento limitado; – Sinoviais (Diartroses): Movimentos amplos. Sinartroses (Imóveis) – Suturas (Ex.: Ossos do crânio); – Sindesmoses (Ex.: Fíbula-Tíbia); – Gonfoses (Ex.: Dente e Mandíbula); Anfiartroses (Parcialmente móveis) – Sincondroses (Ex.: Sacral); – Sínfises (Ex.: Púbica) Diartroses (Móveis) – As movimentação variada, sejam em dobradiça (ex.: cotovelo, joelho, etc.), rotação (ex.: quadril-fêmur, escápula-úmero, etc.) ou variável (ex.: pulso, calcanhar, etc.).
Ligamentos São constituídos por fibras colágenas, maleáveis e flexíveis, para permitir perfeita liberdade de movimento. Porém, são muito fortes e resistentes.
Discos e Meniscos – Formações fibrocartilagíneas para melhor adaptação das superfícies que se articulam ou para receber pressões maiores (“amortecedores”).
Atividade Quantos ossos esqueléticos o corpo humano possui? Para que serve os ligamentos? Quais os tipos de ossos? Qual a quantidade de ossos há na coluna vertebral? Cite os principais ossos do Esqueleto humano. Qual a função do esqueleto? A anatomia divide-se em?
Trabalho Elaborar um caderno com a distinção da Anatomia Humana: Músculos, tecidos, sistemas, órgãos e esqueleto. Avaliação: Capa, Contra capa, Manuscrito, cor, desenho. 04 /06
Apresentação em grupo 1º GRUPO: SISTEMA RESPIRATORIO 2º GRUPO: SISTEMA TEGUMENTAR 3º GRUPO: SISTEMA DIGESTORIO 14/05 APRESENTAÇÃO OBS: O QUE É? PARA QUE SERVE? TRAUMAS LOCALIZADOS? FUNÇÕES? METODO DE AVALIAÇÃO: TRABALHO ESCRITO APRESENTAÇÃO VESTIMENTA POSTURA FALA CONHECIMENTO DO ASSUNTO (SERÁ FEITO PERGUNTAS)