AULA DE DIDATICA PEDAGOGIA.................................................................

386 views 19 slides Jan 13, 2024
Slide 1
Slide 1 of 19
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19

About This Presentation

AULA DIDÁTICA PEDAGOGIA .......


Slide Content

DIDÁTICA

o que é didática? O vocábulo didática deriva da expressão grega didaktiké que se traduz por arte ou técnica de ensinar.

A didática tem como objeto de estudo o processo de aprendizagem e das inter-relações na sua globalidade, isto é, tudo o que nos ensinam ou o que ensinamos está ligado a uma didática específica, seja na escola, em casa, no trabalho ou simplesmente no nosso cotidiano.

Servir como mecanismo de tradução prática, no exercício educativo, de decisões para o desenvolvimento das pessoas, com isto estará apresentando como mecanismo tradutor de posturas teóricas em práticas educativas. O PAPEL DA DIDÁTICA

Assumir o compromisso com a transformação social, com a busca de práticas pedagógicas que tornem o ensino eficiente para a maior parte da população; Romper com as práticas profissionais individualistas promovendo o trabalho comum de professores e especialistas; Buscar formas de manter as pessoas na escola; Elaborar a reflexão didática a partir da análise e reflexão sobre experiências concretas, procurando trabalhar continuamente a relação entre a teoria e a prática. CARACTERÍSTICAS DA DIDÁTICA

Didática é uma disciplina de caráter pedagógico, voltada para o ensino. É uma disciplina importante na formação de professores.

De acordo com Veiga (apud MELO; URBANETZ, 2008) estão presentes no processo didático quatro elementos , que são :

DIDÁTICA: CONTEXTUALIZAÇÃO

A concepção democrática de educação respeita o educando como ser único que constrói seu aprendizado, e é capaz de encontrar a melhor maneira para construir seus conhecimentos, dentro da realidade cultural, cognitiva e pessoal de cada um. O mais importante nestas situações ilustrativas é podermos perceber que o processo de ensino e de educação, acontece em todo e qualquer lugar, não somente no contexto escolar, não somente pelas mãos de professores, mas pelas nossas mãos!

EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO FORMAL: MODALIDADES O que é educação? Educação é a mesma coisa que sistema escolar?

A palavra ensino remete imediatamente ao universo escolar. No entanto, a escola não é o único lugar onde a educação acontece, ela acontece em todos os lugares, em todos os dias em todas as horas: para aprender, para ensinar, para aprender e ensinar. Educação é algo tão abrangente quanto às relações humanas. Podemos confirmar isso nas palavras de Brandão (1985, p. 7), quando ele nos escreve que ninguém escapa da educação.

Segundo Luckesi (2001, p. 30)5, a educação é um típico ‘o que fazer humano’, ou seja, um tipo de atividade que se caracteriza fundamentalmente por uma preocupação, por uma finalidade a ser atingida. A educação dentro de uma sociedade não se manifesta como um fim em si mesmo, mas sim como um instrumento de manutenção ou transformação social. Todos os profissionais passam pelas mãos de um educador.

Educação Formal A educação formal é a educação que ocorre nas escolas , universidades , nos institutos de ensino . Isto é, a educação formal é a que ocorre no sistema regular de ensino , este processo tem curriculos e regras bem definidos

Educação não Formal Ocorre fora do sistema formal de ensino é um processo organizado, e geralmente os resultados não são avaliados, formalmente. A educação não formal é voluntária, não hierarquica

O INÍCIO DA CARREIRA E A FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA São muitos os problemas que o docente encontra na fase de entrada na carreira e, de acordo com Veenman (1984), o mais completo refere-se ao “choque com a realidade”, sentimento decorrente das expectativas iniciais em relação à carreira e a realidade vivenciada nas escolas.

Podemos entender que o “[...] início da carreira docente está intimamente ligado ao período que antecede esta atuação, ou seja, a formação profissional” (ROCHA, 2004, p. 04). Souza (2009) considera que é no começo da carreira que o professor se vê a mercê da sorte, sem ter com quem compartilhar suas dificuldades. Com isso, a autora afirma ainda que por não ter experiência profissional, “[...] o professor acaba apoiando sua prática em ações que vivenciou na época de estudante, reproduzindo a prática de seus antigos professores [...]” (SOUZA, 2009, p. 37).

A EDUCAÇÃO COMO MEIO DE TRANSFORMAÇÃO O homem , historicamente , desenvolve a educação por meio da aprendizagem mútua “(...) O homem é sujeito em meio a relações dialéticas e históricas , as quais envolvem questões políticas , econômicas , sociais e culturais ”. Como nos ensina Leontiev (1978), o homem é um ser de natureza social e tudo o que tem de humano nele é resultado da sua vida em sociedade , no seio da cultura criada pela humanidade .

A DIDÁTICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A Ao longo da história da educação, é possível perceber que o ensino e a aprendizagem são compostas por práticas e teorias inseparáveis. Libâneo (2012, p. 16) refere-se ao assunto e diz que: 19 [...] a formação de professores precisa buscar uma unidade do processo formativo. A meu ver essa unidade implica em reconhecer que a formação inicial e continuada de professores precisa estabelecer relações teóricas e práticas mais sólidas entre a didática e a epistemologia das ciências, de modo a romper com a separação entre conhecimentos disciplinares e conhecimentos pedagógico-didáticos.
Tags