AULA DECLARACAO DIREITOS HUMANOS.pptx

Andria246308 228 views 22 slides Aug 18, 2023
Slide 1
Slide 1 of 22
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22

About This Presentation

AULA PREPARADA PARA AS ESCOLAS ESTADUAIS DE SAO PAULO PARA AULA DE FILOSOFIA, PODE SER UTILIZADO NAS AULAS DE SOCIOLOGIA E FILOSOFIA, PODE SER UTILIZADO EM SEMINARIOS, AULAS EXPOSITIVAS, PALESTRAS, GRUPOS DE ESTUDO.


Slide Content

Etapa Ensino Fundamental Anos Finais Direitos Humanos 9º ANO Aula 2 6 – 2º Bimestre História

Direitos Humanos; Direitos das mulheres. Conteúdo Objetivos Compreender a evolução dos direitos humanos ao longo da história; Reconhecer a importância dos direitos humanos na promoção da justiça e igualdade; Refletir sobre os desafios enfrentados na garantia dos direitos humanos; Analisar a questão dos direitos das mulheres no Brasil.

Você sabe o que são Direitos Humanos? Explique o que compreendeu da tirinha ao lado. Dialogando… Levante a mão quem quer responder! 2 minutos

Vamos dialogar… Qual é o significado de ser humano? Os seres humanos são todos inerentemente iguais?

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, também conhecida como Carta dos Direitos Humanos, foi aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. É interessante notar que, além de estabelecer os direitos humanos, ou seja, direitos compartilhados por toda a humanidade, esse documento também se tornou um marco na defesa dos direitos das minorias. Embora não mencione explicitamente como minorias, a maioria dos artigos da Carta afirma que os direitos fundamentais são garantidos a todas as pessoas, sem distinção e sem identificação. A Declaração Universal dos Direitos Humanos

Revolução Francesa e Independência dos EUA Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão, criada na França. Documentos criados a partir da independência dos EUA. Principais referências Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1948. Os documentos originados das ideias Iluministas, da Revolução Francesa e da independência dos Estados Unidos

A Declaração é um documento fundamental que estabelece os direitos básicos e fundamentais de todos os seres humanos, independentemente de raça, cor, religião, sexo, origem social ou qualquer outra condição. A Declaração é composta por 30 artigos que abrangem uma ampla gama de direitos, incluindo direitos civis e políticos, direitos psicológicos, direitos sociais e culturais e direitos coletivos. Declaração dos Direitos Humanos

Direitos Humanos Os Direitos Humanos são universais e naturais. Fortalecem o respeito à dignidade da natureza humana . Processo de organização, participação e intervenção social de pessoas e grupos sociais. O cidadão tem a garantia de todos os direitos civis, políticos e sociais, assegurando a possibilidade de uma vida plena.

A Declaração afirma que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos, e que esses direitos são inalienáveis ​​e universais. Alguns dos direitos incluídos na Declaração são o direito à vida, à liberdade, à igualdade perante a lei, à não tortura, à liberdade de pensamento, expressão e religião, ao trabalho justo, à educação e à participação na vida cultural. Eleanor Roosevelt com uma versão da Declaração Universal dos Direitos Humanos em espanhol, 1949.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos é considerada um marco histórico na proteção dos direitos humanos e tem influenciado a legislação internacional e os sistemas jurídicos de muitos países. Apesar de não ser um tratado legalmente vinculativo, a Declaração tem sido utilizada como uma referência importante para promover a igualdade, a justiça e a dignidade humana em todo o mundo.

Diversos grupos são considerados minorias no Brasil. Entre eles, podemos citar exemplos como mulheres, afrodescendentes, indígenas, pessoas com deficiência e homossexuais. Ao longo dos séculos XX e XXI, esses grupos têm lutado pela extensão de seus direitos e por políticas públicas que promovam melhores condições de vida para eles. O caso das mulheres é notável. Após intensos debates, muita luta e organização, as mulheres no Brasil obtiveram conquistas recentes, incluindo: Pensando no Brasil

Além disso, foi implantada a Lei Maria da Penha (2006) , que estabelece punições para crimes domésticos e familiares cometidos contra mulheres. De acordo com dados da Secretaria de Política para Mulheres, uma em cada cinco mulheres é vítima de violência doméstica. As mulheres no Brasil Foram celebradas ações que incentivam uma maior participação das mulheres na política, como a exigência de uma porcentagem mínima de 30% de candidaturas femininas em cada partido.

A partir das informações sobre a situação das mulheres na atualidade, escreva um texto avaliando a luta das organizações feministas pelos direitos das mulheres nos dias de hoje. Todo mundo escreve

Dia dos Direitos Humanos No Brasil, a Lei nº 12.641 de 15/03/12 estabeleceu o Dia Nacional dos Direitos Humanos em 12 de agosto. Essa data é uma homenagem a Margarida Maria Alves, primeira mulher presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, na Paraíba. Em 1983, aos 50 anos, Margarida foi assassinada em frente à sua residência, na presença de sua família, por um assassino contratado por latifundiários locais. O crime teve repercussão internacional e foi denunciado à Comissão Interamericana de Direitos Humanos .

Quais foram os principais desafios enfrentados na garantia dos Direitos Humanos no Brasil e como eles influenciaram a trajetória do país? Como os Direitos Humanos têm sido uma ferramenta de empoderamento e proteção para grupos marginalizados e independentes no contexto brasileiro? Levando em consideração os objetivos da Declaração dos Direitos Humanos de criar um mundo melhor que preserve e promova a dignidade humana, conversem:

Faça uma tempestade de ideias sobre direitos humanos em grupos pequenos ou em toda a aula. Anote as possibilidades no caderno. Trabalhe para alcançar um consenso sobre uma definição com a qual todos concordem e escreva-a em uma cartolina ou folha de sulfite separada.

Na aula de história, aprendi sobre a evolução dos direitos humanos ao longo do tempo. Pude reconhecer a identidade desses direitos na promoção da justiça e igualdade. Além disso, refleti sobre os desafios enfrentados na garantia desses direitos. Um tema específico foi a questão dos direitos das mulheres no Brasil, analisando seu contexto histórico e atual.

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo Paulista: Ensino Fundamental./Secretaria da Educação – São Paulo: SEE, 2019. São Paulo (Estado). Secretaria de Estado da Educação. Coordenadoria Pedagógica – COPED, 2023. Currículo em Ação. LEMOV, Doug. Aula nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência. Trad. Leda Beck; consultoria e revisão técnica Guiomar N. de Mello e Paula Louzano. São Paulo: Da Prosa: Fund. Lemann, 2011.

SANTOS, P. L. S. EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO ESTADO DE SÃO PAULO. Revista Espaço do Currículo, [S. l.] , v. 16, n. 1, p. 1–13, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i1.63713. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/63713/ . Acesso em: 17 maio 2023. HADDAD, Sérgio. O direito à educação no Brasil. In: Relatoria Nacional para o Direito Humano à Educação. Curitiba: DhESC Brasil, 2004.

Lista de imagens e vídeos Slide 3 – https://br.pinterest.com/pin/700380179535547036/ . Slide 9 – https://en.wikipedia.org/wiki/Human_rights#/media/File:Eleanor_Roosevelt_UDHR.jpg/ . Slide 11 – https://universoeducom.org/direitos-humanos-brasil/ . Slide 12 – https://educadiversidade.unesp.br/sem-as-mulheres-os-direitos-nao-sao-humanos/ . Slide 13 – https://ensinarhistoria.com.br/infograficos/direitos-da-mulher-no-brasil/ .

Lista de imagens e vídeos Slide 16 – https://editoraboreal.com.br/livro/direitos-humanos-e-fundamentais-e-doutrina-social/attachment/nuvem-editora-boreal-direitos-humanos-e-fundamentais-doutrina-social/ .

Material Digital