SUMÁRIO Efeitos da corrente elétrica Processos de eletrização: atrito, contato, indução Atração e repulsão entre cargas elétricas
OBJETOS ELETRIZADOS Eletrizado positivamente Eletrizado negativamente Mas, como é possível eletrizar os objetos?
OBJETOS ELETRIZADOS Eletrizado positivamente Eletrizado negativamente Mas, como é possível eletrizar os objetos?
PROCESSOS DE ELETRIZAÇÃO ATRITO: Atrito entre dois corpos neutros de materiais diferentes CONTATO: Dois ou mais corpos condutores são colocados em contato, estando pelo menos um deles eletrizado. INDUÇÃO: Um corpo eletrizado (induzido) é colocado próximo (sem contato) a um corpo condutor neutro (a ser induzido)
ELETRIZAÇÃO POR ATRITO “https://www.preparaenem.com/quimica/serie-triboeletrica.htm ” Acessado em novembro de 2023. Eletrizado positivamente Eletrizado negativamente Série triboelétrica
ELETRIZAÇÃO POR CONTATO Antes Contato Depois troca de cargas Excesso de 6 cargas positivas Excesso de 4 cargas positivas No final, ficam com a mesma carga
ELETRIZAÇÃO POR INDUÇÃO Indutor (eletrizado) induzido induzido Depois
O QUE ACONTECE QUANDO APROXIMAMOS DOIS OBJETOS ELETRIZADOS? Eletrizado positivamente Eletrizado negativamente
EFEITOS DA CORRENTE ELÉTRICA 1 EFEITO JOULE As cargas elétricas, os elétrons, movimentando dentro de um condutor promove o choque entre as partículas, aumentando a sua temperatura. A energia elétrica é transformada em energia térmica. Quando o aquecimento é intenso, tornando o condutor incandescente, pode-se criar também um efeito luminoso. Nesse caso, a energia elétrica também é transformada em energia luminosa.
2 EFEITO MAGNÉTICO Quando condutores são percorridos por correntes elétricas, eles passam a se comportar como ímãs, isto é, adquirem um comportamento magnético enquanto circular corrente elétrica por eles.
3 EFEITO LUMINOSO Ao circular por um gás ionizado , a corrente elétrica promove um efeito luminoso. A energia elétrica é transformada em energia luminosa. Esse efeito é comum nas lâmpadas fluorescentes e se assemelha ao relâmpago que vemos em dias de tempestade.
4 EFEITO QUÍMICO A corrente elétrica em determinados líquidos pode provocar reações químicas. O efeito desse processo, denominado eletrólise, a energia elétrica é convertida em energia química. Porém, na eletrólise o processo não é espontâneo. A eletrólise tem uma vasta utilização em indústrias na produção de substâncias e tratamento de materiais. Para deixar brilhoso, o objeto recebe uma fina camada de metal num processo chamado cromação (a partir da eletrólise)
5 EFEITO FISIOLÓGICO A corrente elétrica em organismo vivo pode provocar queimaduras (pelo efeito Joule), contração dos músculos, dor e sensação de dormência. No ser humano, dependendo da intensidade, a corrente elétrica pode causar perda do controle dos músculos e até provocar a morte. Por outro lado, a corrente elétrica também pode excitar o coração em uma parada cardíaca, ressuscitando a pessoa. Desfibrilador é o nome do aparelho que gera choques elétricos no tórax da pessoa.
REFERÊNCIAS Usberco, José Manoel, Eduardo Schechtmann, et. al. Companhia das Ciências, 8 ano: Ensino Fundamental, anos finais. 5° edição. Editora Saraiva, São Paulo, 2018. Fernando Gewandsznajder, Helena Pacca. Teláris Ciências, 8 ano: ensino fundamental, anos finais. 3° edição. Editora Ática, São Paulo, 2018. IMAGENS Canva Gratispng Freepik