Aula II Os grandes sistemas teóricos em psicologia
16,693 views
38 slides
Sep 22, 2012
Slide 1 of 38
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
About This Presentation
No description available for this slideshow.
Size: 1.24 MB
Language: pt
Added: Sep 22, 2012
Slides: 38 pages
Slide Content
Aula II – Psicologias: Os diversos olhares sobre a construção da subjetividade AS PRINCIPAIS TEORIAS DA PSICOLOGIA
Aula II - Conteúdo Tópicos A Psicologia Enquanto um Campo de Estudo Multifacetado: Há muitas psicologias.. O Nascimento da Psicologia enquanto ciência. As principais tendências teóricas do século XX (e XXI): Behaviorismo Psicanálise Humanismo Psicologia Social
Qual o objeto de estudos da Psicologia? “Se dermos a palavra a um psicólogo comportamentalista, ele dirá: ´O objeto de estudo da Psicologia é o comportamento humano´ . Se a palavra for dada a um psicólogo psicanalista, ele dirá: ‘O objeto de estudos da Psicologia é o inconsciente’. Outros dirão que é a consciência humana, e outros, ainda, a personalidade.” Ana Bahia M. Bock (pag.21)
Diversidade de olhares na Psicologia
Para Refletir: “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana .” Carl Gustav Jung
O Nascimento da Psicologia Cientifica A Psicologia enquanto um ramo da Filosofia estudava a alma. A Psicologia Científica nasce quando, de acordo com os padrões de ciência do século 19, Wundt preconiza a “psicologia sem alma” . O conhecimento tido como científico passa então a ser aquele produzido em laboratórios, com o uso de instrumentos de observação e medição. Se antes a Psicologia estava subordinada à Filosofia, a partir daquele século ela passa a ligar-se à especialidades da Medicina, que assumira, antes da Psicologia, o método de investigação das ciências naturais como critério rigoroso de construção do conhecimento.
Algumas das principais tendências teóricas na Psicologia do século XX : O Behaviorismo; a Gestalt ; a Psicanálise; o Humanismo; e a Psicologia Social.
BEHAVIORISMO (ou comportamentalismo) - Nasce com Watson em 1913, e tem um desenvolvimento grande nos Estados Unidos em função de suas aplicações práticas. - Preconiza o comportamento como objeto da Psicologia . (um objeto observável, mensurável, cujos experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos.) -Watson buscava a construção de uma “Psicologia sem alma e sem mente” , livre de conceitos mentalistas e de métodos subjetivos , e que tivesse a capacidade de prever e controlar o comportamento humano.
J.B. Watson – Experimento sobre Reações emocionais condicionadas Caixa de Skinner: Condicionamento operante em ratos Um dos cães de Pavlov: reflexos ondicionados
Behaviorismo - Uma psicologia com pretensões de objetividade científica Teoria S-R , ou teoria do estímulo/resposta ( Stimulus e Responsio ) Organismo/ambiente. A introspecção foi substituída por métodos objetivos (observação e experimentação) Se interessa pelos processos de aprendizagem. (comportamento operante, reforço positivo, negativo) Objetiva a Descrição/ Explicação/Predição/Controle do comportamento Não se interessava a princípio pelo que havia dentro da “Caixa Preta” da mente Tornou-se menos radical nesse aspecto dando origem na década de 70 ao modelo Cognitivo da Mente que hoje é o modelo predominante nas terapias – dando origem àsTerapias Cognitivo-Comportamentais que concebem a mente a partir de um Modelo Computacional.
Laranja mecânica. Direção Stanley Kubrick (Inglaterra, 1971) – O líder de um bando de jovens delinquentes é preso e sofre um processo que visa a eliminação de sua conduta violenta. O filme permite uma discussão sobre o caráter ético dos limites do Estado no controle da conduta dos cidadãos. Filmografia Sugerida:
A Psicanálise:
um método de investigação da mente e seu funcionamento; um sistema teórico sobre a vivência e o comportamento humano; um método de tratamento psicoterapêutico. O temo Psicanálise refere-se a um só tempo a:
A Psicanálise nasce na Áustria, nos primeiros anos do Século XX. É uma “invenção” de um médico neurologista chamado Sigmund Freud . Depois de Freud, a Psicologia passou a abordar o inconsciente, a afetividade, a sexualidade, a subjetividade, temas que antes eram considerados marginais para a ciência que se pretendia objetiva. Isso representou uma verdadeira revolução que ajudou a redefinir os parâmetros da própria noção de cientificidade no século XX . Psicanálise : Uma das maiores aventuras intelectuais do Século XX
Se fosse preciso co ncentrar numa palavra a descoberta freudiana, essa pal avra seria incontestavelmente “inconsciente” O Inconsciente
A Importância de Sigmund Freud Foram três as grandes “feridas narcísicas” sofridas pela humanidade. A primeira, a perda de nossa ilusão de estarmos no centro do cosmos, gerada pelas descobertas de Copérnico e pelo reconhecimento pleno do heliocentrismo ; a segunda, a “degradante” descoberta darwiniana da evolução das espécies, que deu a nosso narcisismo a “má notícia” de que não somos criaturas saídas das mãos de um deus, mas meros descendentes dos primatas, macacos melhorados; em terceiro lugar, a própria psicanálise freudiana, que mostrou que “o ego não é rei em sua própria casa” e escancarou o quanto o comportamento humano é guiado mais por impulsos inconscientes e pulsões biológicas do que por princípios racionais.” Sigmund Freud
Principais Contribuições da Psicanálise A revalorização da fala e da escuta clínica como estratégia de acesso à subjetividade (antes os médicos tratavam apenas do corpo); A noção de sujeito do inconsciente; Primeira Tópica: consciente, pré-consciente, inconsciente; Segunda Tópica: Id, Ego, Superego; Pulsão de Vida e Pulsão de Morte; Sexualidade infantil e fases do desenvolvimento psicossexual; Mecanismos de defesa; As bases teórica da maior parte das psicoterapias atuais; Explicação de fenômeno psicológicos diversos: sonhos, fantasias, neuroses, ansiedade, fobias, sexualidade.
Os Objetivos da Psicanálise O autoconhecimento, que possibilita lidar com o sofrimento, criar mecanismos de superação das dificuldades, dos conflitos e dos submetimentos em direção a uma produção humana mais autônoma, criativa e gratificante de cada indivíduo, dos grupos, das instituições. Ana M. Bahia Bock
Sugestão Cinematográfica Freud: Além da Alma (1959) Uma biografia romanceada Da vida de Sigmund Freud. Escrita por Jean Paul Sartre, aborda os anos das principais d escobertas que levaram à consolidação da psicanálise Sigmund Freud: A Invenção da Psicanálise : Um documentário Produzido pela GNT, aborda os conceitos, o contexto, a relevância e os principais protagonista d o período de ouro da Psicanálise
Teoria Humanista
Humanismo: a Terceira Força da Psicologia A psicologia humanista surgiu como uma reação ao determinismo dominante nas outras práticas psicoterapêuticas . ensina que o ser humano possui em si uma força de autorrealização que conduz o indivíduo ao desenvolvimento de uma personalidade criativa e saudável. Essa força inerente a todo ser humano é muitas vezes impedida por fatores externos de se desenvolver plenamente. A psicologia humanista busca, assim, uma humanização da psique , considerando o homem como um ser em processo em construção, detentor de liberdade e poder de escolha.
As Bases Filosóficas do Humanismo Filosoficamente, o Humanismo baseia-se, sobretudo, no existencialismo (Jean-Paul Sartre, Martin Heidegger) bem como na fenomenologia (Edmund Husserl) e na autonomia funcional (Gordon Allport ). É uma psicologia voltada a Self que busca compreender o ser humano como um todo indivisível.
O Poder Inato de Autorrealização do Ser Humano Segundo Carl Rogers: “ A hipótese central da abordagem centrada na pessoa é a de que o indivíduo possui dentro de si mesmo vastos recursos para a autocompreensão e para alterar o seu autoconceito , suas atitudes básicas e seu comportamento autodirigido , e estes recursos podem ser liberados se um clima definido de atitudes psicológicas facilitadoras puder ser oferecido.” “ A experiência mostrou-me que as pessoas têm, fundamentalmente, uma orientação positiva. (…) Acabei por me convencer de que, quanto mais um indivíduo é compreendido e aceito, maior será a sua tendência tem para abandonar as falsas defesas que empregou para enfrentar a vida, e para progredir num caminho construtivo .”.
Segundo Rogers, as 3 atitudes psicológicas facilitadoras que promovem a liberação da tendência atualizadora são: 1 - Congruência – Ser congruente em uma relação significa ser uma pessoa integrada, com a sua experiência real acuradamente representada em sua consciência. A pessoa está congruente quando ela está sendo livre e profundamente ela mesma, quando está vivenciando abertamente os sentimentos e atitudes que estão fluindo de dentro dela. Ser congruente, portanto, significa ser real e genuíno.
1 - Congruência: “Nas minhas relações com as pessoas descobri que não ajuda, a longo prazo, agir como se eu fosse alguma coisa que eu não sou. ” “Descobri que sou mais eficaz quando posso ouvir a mim mesmo aceitando-me, e quando posso ser eu mesmo. … Julgo que aprendi isto com meus clientes, bem como através da minha experiência pessoal – não podemos mudar, não podemos afastar do que somos enquanto não aceitarmos profundamente o que somos .”
2 - Consideração positiva incondicional pelo Outro Ter uma experiência de consideração positiva incondicional em relação a outra pessoa significa aceitar calorosamente cada aspecto da experiência desta pessoa. Significa não colocar condições para a aceitação ou para a apreciação desta pessoa. A consideração positiva incondicional implica um cuidado não-possessivo , uma forma de apreciar o outro como uma pessoa individualizada a quem se permite ter os seus próprios sentimentos, suas próprias experiências.
2 - Consideração positiva incondicional pelo Outro “Atribuo um enorme valor ao fato de poder me permitir compreender uma outra pessoa .” “ Verifiquei que me enriquece abrir canais através dos quais os outros possam comunicar os seus sentimentos, a sua particular percepção do mundo”. “ É sempre altamente enriquecedor poder aceitar incondicionalmente outra pessoa .”
3 - Compreensão empática: Compreender empaticamente significa perceber acuradamente o quadro interno de referência da outra pessoa como se fosse o seu próprio, com os seus significados e componentes emocionais, sem, contudo, perder a condição de “como se ”.
3 – Compreensão Empática “ Verifiquei que me enriquece abrir canais através dos quais os outros possam comunicar os seus sentimentos, a sua particular percepção do mundo .” “Aquilo que é mais pessoal na experiência humana também é o que há de mais geral .” (“sou humano e nada do que é humano me é estranho” Terêncio )
O desenvolvimento do ser humanos se baseia no desenvolvimento do Self : Tornar-se Pessoa/ Terapia Centrada na Pessoa. Carl Rogers:
Quando o homem satisfaz suas necessidades básicas ele usa seu potêncial inato e cresce enquanto pessoa autorrealizada. Abraham Maslow A Pirâmide das Necessidades Humanas
A Psicologia Social
Psicologia Social: Uma Psicologia em Construção Surge na segunda metade do século XX, como uma área de aplicação da psicologia para estabelecer uma ponte entre a psicologia e as ciências sociais (sociologia, antropologia, ciência política). O seu objeto de estudo é o comportamento dos indivíduos quando estão em interação: o homem é um ser eminentemente social e a dimensão social é “fundante” do humano.
Psicologia social é a área da Psicologia que procura estudar a interação social. “A Psicologia social é o estudo das manifestações comportamentais suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas, ou pela mera expectativa de tal interação.” Aroldo Rodrigues
Interesses da Psicologia Social: a percepção social; a comunicação; as atitudes; a mudança de atitudes; o processo de socialização; os grupos sociais e os papéis sociais; A consciência social e a “construção social da realidade”, Identidade,
Há duas Psicologias Sociais: 1 - A Psicologia Social Tradicional ou Científica: Segue o modelo americano e experimental. Aborda o comportamento social a partir de experimentos de laboratório. 2 - A Nova Psicologia Social, ou a Psicologia Social Crítica: Uma Psicologia fundamentalmente Brasileira, questionadora, interdisciplinar e filosófica. Essa psicologia ganhou fôlego na década de 80 e ainda está em construção.
A Nova Psicologia Social O homem é um ser social, que constrói a si próprio, ao mesmo tempo que constrói, com os outros homens, a sociedade e sua história. A nova Psicologia social desvincula-se da tradição norte-americana de ciência pragmática, com intenções de prever o comportamento e manipulá-lo, optando por uma ciência que, ao melhorar a compreensão que se tem da realidade social e humana, permita ao homem transformá-la. Esses aspectos são muito importantes, porque abrem a possibilidade para uma ciência comprometida com a transformação , abandonando de vez os modelos de ciência que servem para justificar a desumanidade existente em nossa sociedade, por considerar naturais todas as desigualdades e formas de exploração.
Sugestão Cinematográfica Os Incompreendidos , 1959 de François Truffaut, conta a história de Antoine Doinel , jovem negligenciado pela escola e pela família que acaba fugindo de casa e cometendo pequenos roubos para sobreviver. O filme aborda a construção social da identidade um delinquente juvenil e faz refletir sobre as influencia da sociedade nos comportamentos desviantes, tema de análise da Psicologia Social