AULA INSERÇÃO DO JOVEM NO MERCADO DE TRABALHO.pptx

531 views 19 slides Jun 28, 2023
Slide 1
Slide 1 of 19
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19

About This Presentation

no mundo do trabalho


Slide Content

A INSERÇÃO DO JOVEM NO MERCADO DE TRABALHO

Sabemos que o jovem almeja sua inserção no mercado de trabalho, porém, muita das vezes isso não é uma tarefa fácil. A inclusão no âmbito profissional proporciona crescimento, aprendizado, autoconfiança e, principalmente, responsabilidade profissional e pessoal. Essa tarefa, no entanto, raramente é fácil.

VOU PROCURAR UM TRABALHO AMANHÃ

Tal período de amadurecimento, o qual representa a transição de uma área de conforto – o ambiente familiar – para o mercado de trabalho, pode gerar insegurança. Afinal, trata-se de uma nova fase que está por vir. Contudo, essa experiência pode ter êxito, caso haja dedicação, força de vontade e, principalmente, continuidade no que diz respeito ao aprendizado educacional, o que fará do jovem um profissional mais qualificado, que busca deter conhecimento, e que sabe nivelar seu equilíbrio emocional para um melhor amadurecimento.

VOCÊ TEM ESPERIENCIA?

E PRECISA DISSO E PRA TRABALHA AQUI?

NIGUEM ME DAR OPORTUNIDADE PARA GANHAR EXPERIÊNCIA

dentro desse contexto, é fundamental estar atento às oportunidades oferecidas. A Lei nº 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, determina que todas as empresas de médio e grande portes contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários cujas funções demandem formação profissional. Uma das exigências dessa Lei é que o jovem esteja devidamente matriculado e frequentando uma instituição de ensino.

CONSEGUIU O PRIMEIRO EMPREGO

Centenas de vagas são divulgadas através de empresas sérias, que estreitam a ponte entre o meio acadêmico e o mercado de trabalho mantendo convênios com escolas para realização do primeiro contato dos jovens com o mercado de trabalho. É o caso do CIEE – Centro de Integração Empresa Escola e da Fundação Mudes; além de oferecerem parcerias com instituições de ensino e universidades, ambas as instituições disponibilizam palestras e cursos para uma melhor qualificação. Esse fato fica evidente na entrevista com Cíntia Monteiro, Assessora Técnica de RH da Fundação Mudes há 6 anos (Anexo I).

“É preciso deixar marcas positivas, ser um diferencial em relação à legião de candidatos potenciais que brigam por uma vaga. Para isso, o jovem precisa fazer a diferença, meta atingível somente através do estudo ”. O trecho acima, escrito pela autora e professora Greicy Weschenfelder , descreve bem o caminho para um futuro promissor.

“Você deve desaprender o que aprendeu”

Com base no exposto, concluímos que disciplina, bom comportamento e acesso a informações necessárias ao crescimento interior e profissional são fatores decisivos para se estreitar a distância entre a inexperiência e incerteza iniciais e o reconhecimento profissional, o qual, na realidade, é uma consequência de todo o trabalho construído

“Fazer ou não fazer. Tentativa não há”

1º O que o jovem deve levar em conta, no momento de escolher a profissão ? 2º Qual a importância da constante atualização educacional ? 3º Explique, em poucas palavras, o trabalho da Mudes para inclusão do jovem no âmbito profissional e quais são as ferramentas para um melhor aproveitamento desses jovens . 4º Deixe uma breve mensagem de incentivo. ATIVIDADE

1. O que o jovem deve levar em conta, no momento de escolher a profissão? O jovem deve considerar as áreas de conhecimento pelas quais tem afinidade e interesse, levantar informações sobre o mercado de trabalho para esta profissão (exemplo: oferta de oportunidades, competências exigidas, remuneração) e, se possível, ter contato com profissionais que já atuam na profissão almejada. 2. Qual a importância da constante atualização educacional? A constante atualização educacional possibilita o aperfeiçoamento contínuo, entender melhor o contexto, o ambiente no qual está inserido, e estar a par das inovações e mudanças, troca de conhecimento e experiências no caso de um curso como MBA ou pós-graduação. Essa atualização também influencia na colocação, posição do profissional no mercado de trabalho. 3. Explique, em poucas palavras, o trabalho da Mudes para inclusão do jovem no âmbito profissional e quais são as ferramentas para um melhor aproveitamento desses jovens. Um dos objetivos institucionais da Fundação Mudes é a inserção de jovens no mercado de trabalho, através de programas de estágio e jovem aprendiz em empresas parceiras. 4. Deixe uma breve mensagem de incentivo. É fundamental ter foco e buscar a melhoria contínua, para trilhar o caminho do sucesso.

1º Os alunos farão um exercício de autoconhecimento, refletindo sobre suas habilidades e competências pessoais e profissionais . Word 2º Em seguida, utilizando o mapa de competências, irão identificar suas competências atuais e as que precisam ser desenvolvidas para atingir seus objetivos profissionais. 3º Roda de conversa para socializar as observações; 4º Com base nas informações coletadas, iniciar a elaboração de um plano de ação para o desenvolvimento dessas competências; 5ºRealizar as ações de encerramento da aula e comandos para a aula seguinte. O TRABALHO É MELHOR EM EQUIPE QUANDO AS COMPETÊNCIAS SE UNEM, OS RESULTADOS SE MUTIPLICAM. Difícil de ver. Sempre é e em movimento está o Futuro.
Tags