Aspiração Orotraqueal/Nasotraqueal e Orofarígea/Nasofaríngea Profa. Enfª Fabiana F. Beserra
Aspiração Remoção de secreções a partir da traquéia ou dos brônquios por meio de sonda inserida através da boca ou nariz, de um estoma traqueal, de um tudo de traqueostomia ou de um tubo endotraqueal. Indicada a pacientes que não conseguem mobilizar as secreções produzidas no trato respiratório.
Traqueostomia Tubo Endotraqueal
Ventilador Mecânico São aparelhos que suprem ou auxiliam uma fase da função respiratória do indivíduo. Além de responder com precisão a outras necessidades clínicas para controle diagnóstico e terapêutico do paciente. Podem utilizar a pressão positiva ou negativa.
Parâmetros de Ventilação Volume corrente: quantidade de ar que se mobiliza em cada ciclo respiratório Freqüência respiratória: números de ciclos respiratórios em 1 minuto. Volume-minuto: quantidade de ar mobilizada em 1minuto. Intervalo inspiração/expiração: automática ou combinando parâmetros como pendente de fluxo, tempo de platô e formada onda de fluxo
Aspiração Complicações da Aspiração: Hipoxemia e dispnéia; Padrões respiratórios alterados; Arritmias cardíacas Trauma traqueal ou brônquico; Hipertensão/hipotensão; Sangramentos Aumento da pressão intracraniana (PIC)
Bibliografia Potter, Patrícia, Fundamentos de Enfermagem , Ed. Guanabara, 5ª ed., Rio de Janeiro, 2004. Spinghouse Corporation, Procedimentos de Enfermagem – Série Incrivelmente Fácil , Ed. Guanabara, 1ª ed., Rio de Janeiro, 2005.