PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA... O início do século XXI vem sendo marcado por maiores investimentos dos países no desenvolvimento de fontes menos poluentes de energia. Segundo o relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), em 2015, os investimentos em energias renováveis somaram 286 bilhões de dólares, correspondendo a mais do que o dobro dos valores investidos em energias como carvão mineral e gás natural naquele ano . Desde 2004, estima-se que foram investidos 2,3 trilhões de dólares em energias alternativas. Em 2015, as fontes renováveis geraram 134 gigawatts, equivalendo a 54% de toda a potência energética adicional produzida naquele ano. A produção de energia limpa evitou a liberação de 1,5 gigatonelada de gás carbônico na atmosfera. Apesar disso, a sociedade atual ainda se baseia nos combustíveis fósseis, energia que pode se esgotar e é altamente poluente.
PETRÓLEO
A Opep destaca-se no mercado mundial de energia. Em 2014, os países-membros da organização eram responsáveis por 42% da produção mundial de petróleo e detinham 81% das reservas comprovadas. Podemos dividir os países em dois subgrupos : exportadores e importadores . No primeiro estão os detentores de grandes reservas de petróleo de boa qualidade – portanto, de excedentes exportáveis (Arábia Saudita e Rússia). No segundo estão os Estados Unidos, a China, entre outros, que são grandes consumidores e dependem de importações para o abastecimento de seu mercado interno.
CAMADA PRÉ-SAL
Carvão mineral e gás natural
O gás natural e o carvão mineral ocupavam , respectivamente , a segunda e a quarta posições no consumo mundial de energia: o gás natural supria cerca de 15 % da necessidade de energia mundial, e o carvão mineral, pouco mais de 11%. Isso significa que aproximadamente um quarto da energia elétrica produzida no planeta era obtida de usinas que utilizavam carvão mineral ou gás natural como fonte primária de energia . Entre as fontes de recursos energéticos fósseis, o carvão mineral é a mais abundante , principalmente nos países do hemisfério norte. Além disso, segundo estimativas, quando o petróleo se esgotar, as reservas de carvão ainda terão uma vida útil muito longa. Isso o torna hoje o substituto imediato do petróleo em situação de crise e aumento de preço.
GÁS DE XISTO
Energia NUCLEAR Desde o início deste século, em razão do agravamento das mudanças climáticas globais, a utilização da usinas atômicas para obtenção de energia elétrica voltou à agenda internacional como importante alternativa à queima de combustíveis fósseis. Em 2013, as usinas nucleares foram responsáveis pela geração de pouco mais de 10% de toda a energia elétrica no mundo. Assim como nas termelétricas, o que movimenta a turbina de uma usina nuclear é o vapor de água . A diferença é que, no caso das usinas atômicas, o aquecimento da água é feito mediante fissão nuclear , realizada a partir da quebra de átomos de urânio .
Biomassa
Biomassa é qualquer tipo de matéria orgânica não fóssil , vegetal ou animal, que possibilite a obtenção de energia. Alguns exemplos dessa categoria são a cana-de-açúcar , a beterraba e o milho (dos quais se obtém o etanol); o lixo orgânico (cuja decomposição nos aterros produz biogás); a lenha; o carvão vegetal; e a soja, o dendê, a mamona, o algodão e o trigo, entre outros , cujos óleos vegetais podem ser transformados em biodiesel.