Uma pequena apresentação sobre essa árvore tão incrível.
Size: 2.55 MB
Language: pt
Added: Oct 04, 2015
Slides: 20 pages
Slide Content
Baobá : a árvore da vida
Os Baobás atingem até 30 metros de altura e vivem até 6.000 anos de idade. É conhecida como a árvore de ponta cabeça, pois parece que a sua raiz está em cima em vez de embaixo da terra.
A Lenda do Baobá Uma das versões da lenda conta que Deus ao criar o mundo presenteou cada animal com a semente de uma árvore e estes tinham a missão de espalhar o “verde” por todos os lados. Por azar da Baobá , o babuíno ficou com suas sementes. O macaco conhecido por sua curta inteligência e grande preguiça simplesmente jogou as sementes atrás de suas costas que acabaram plantadas de ponta cabeça. Vem daí a aparência das raízes terem crescido para o céu e a suposta copa da árvore ser invisível por estar enterrada.
Os baobás , embondeiros , imbondeiros ou calabaceiras ( Adansonia ) são um gênero de árvore com oito espécies, seis nativas da ilha de Madagascar, uma do continente africano e Médio e uma da Austrália. O baobá é a árvore nacional de Madagascar e o emblema nacional do Senegal.
No filme da Disney “O Rei Leão”, o feiticeiro Rafiki mora dentro de um Baobá .
Baobás no Brasil Existem poucas árvores de Baobá , que foram trazidas pelos sacerdotes africanos e foram plantadas em locais específicos para o culto das religiões africanas; Essas árvores concentram-se principalmente no estado de Pernambuco (onde há mais de cem catalogadas) e, nesse estado, na sua capital, Recife (onde há pelo menos trinta). [4] No Recife, o baobá da Praça da República é uma possível fonte de inspiração de Saint Exupéry , quando por ali passou, ao escrever O pequeno príncipe . [5]
No Recife, o baobá da Praça da República é uma possível fonte de inspiração de Saint Exupéry , quando por ali passou, ao escrever O pequeno príncipe .
Baobá em Nísia Floresta , Rio Grande do Norte , Brasil .
Baobá no Passeio Público , Rio de Janeiro , Brasil .
Pequeno Príncipe O Pequeno Príncipe é uma história, escrita por Antoine de Saint-Exupéry A história fala de um pequeno príncipe que vive em um pequeno planeta, e lá havia sementes de Baobás , que se crescessem, não sobraria espaço para o pequeno príncipe viver, por isso todo dia ele tinha que arrancá-los, enquanto eram pequenos.
FOLHAS compostas, parecida com uma mão espalmada, com 3-9 “dedos”, de cerca de 5 cm de comprimento cada, saindo todas de um mesmo ponto da haste central.
FLORES brancas, de 5 pétalas, com a consistência de couro e dotadas de pelos na face interna, de muitos estames, pêndulas, de 10 cm de diâmetro, cobertas por uma penugem
FRUTO do tipo cápsula, ovóide e lenhoso, de 20-30 cm de comprimento e até 10 cm de diâmetro, coberto por uma camada de pelos castanho-esverdeados, parecida com feltro, dotado de muitas sementes.
Dentro de seu tronco, o Baobá consegue armazenar até 120.000 litros de água.
O baobá personifica o espírito africano. É considerada a árvore da vida, com uma importância única para tribos inteiras. Diante delas, nativos se reuniam porque acreditavam que o espírito do Baobá os ajudaria a tomar decisões importantes. Ela também é considerada uma fonte de fertilidade e a solução medicinal para muitos males. Há uma lenda no Senegal que diz que se um morto for sepultado dentro de um baobá , sua alma irá viver enquanto a planta existir!