AULA TEÓRICA 02 - PAGINAÇÃO DE PISO.pptx

ANNECAROLINEALBUQUER 193 views 27 slides Sep 04, 2024
Slide 1
Slide 1 of 27
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27

About This Presentation

EXECUÇÃO DE PAGINAÇÃO DE PISO


Slide Content

PAGINAÇÃO DE PISOS E REVESTIMENTOS

PAGINAÇÃO DE PISOS E REVESTIMENTOS A paginação é uma forma de combinar e encaixar peças de acabamento ( cerâmica , porcelanato , madeira, etc ) tanto em pisos quantos em paredes . A paginação garante originalidade ao acabamento e ajuda na definição do número de peças necessárias para um determinado ambiente . Pode ser um desenho simples até um arranjo mais complexo ;

Por que a paginação de revestimentos é tão importante? Ela serve para identificar quais os materiais serão utilizados no projeto (pedras, pastilhas, cerâmicas, porcelanato, etc ). Também dá todas as indicações sobre: método de instalação, cores, tamanho de peças e disposição na hora da montagem . Sem contar que ajuda na economia de material, facilidade na instalação e valoriza o ambiente.

A planta de paginação é a responsável : -- orientação da colocação dos pisos e revestimentos no ambiente -- fornecer a metragem da área de cada item especificado (e a quantidade de material necessário ). O projeto de paginação leva em consideração a arquitetura do imóvel , para tornar o piso ou revestimento o mais harmonioso possível .

Como representar a paginação de pisos e paredes no desenho? As principais escalas para paginação de revestimento (isso vale para piso e paredes) são : Pisos – Planta em escalas 1/50 – 1/20 – 1/25 Paredes – Vista em escala 1/25 ou 1/20

Como representar a paginação de pisos e paredes no desenho O desenho precisa indicar o início da colocação das peças, as vistas, cotas, legenda e tabelas com cálculo do material por m² . Na planta de piso também é necessário aparecer o nível específico (banheiros por exemplo tem níveis diferentes), o tipo de rodapé utilizado, soleira e demais características.

Como representar a paginação de pisos e paredes no desenho É importante deixar claro na planta onde é o início da paginação do piso, identificar os materiais utilizados e a localização dos rodapés. Todo esse descritivo e o cálculo de m² deve aparecer na legenda e tabelas complementares. As paredes que tiverem paginação devem ser representadas em vista, para que seja possível verificar as alturas, recortes e desenhos do revestimento.

Na tabela de material devem constar pelo menos: o nome do revestimento, suas características, seu local de aplicação e metragem .

Área da peça de revestimento: 0,20 * 0,20 = 0,04m² Área que será revestida (tirar mobiliário fixo e aberturas) – 10 m² Quantidade de peças = Área revestida/área da peça de revestimento 10 / 0,04 = 250 azulejos Acrescentando ai 10% da margem de segurança, 250 + 10% = 275 azulejos. Alguns sites que vendem material de construção já te fornecem quantos m² cada caixa cobre, mas é importante saber calcular .

Nem sempre teremos áreas onde o tamanho da peça do revestimento vai ser 100% compatível, nesses casos que temos recortes o ideal é que deixemos essas áreas nos cantos ou perto/sob de mobiliários fixos/pesados para minimizar o impacto visual.

Além do tipo de material, o modo como organizamos os componentes também influencia a dinâmica do espaço e suas composições de desenho. Os tipos de combinação mais comuns são: alinhado, diagonal, dama, espinha e escama.

CERÂMICO Para cobrir um piso com cerâmicas, normalmente se faz um contrapiso, para garantir uma boa planicidade, cobrir imperfeições e dar um nivelamento correto. O contrapiso precisa estar bem limpo antes de começar o assentamento das cerâmicas.

Para aplicá- los , usa - se normalmente argamassa colante , que é pré-pronta e facilita muito o trabalho . Para isso , usamos uma desempenadeira dentada para espalhar a argamassa e fazer as ranhuras ; em seguida , colocamos a placa cerâmica e fazemos uma pequena força para que ela fique bem colada na argamassa . Quando a cerâmica é muito grande , recomenda - se fazer a " dupla colagem ", ou seja , aplicamos argamassa no piso e também no verso da cerâmica . Depois de dois dias , pode - se fazer o rejuntamento , enchendo os espaços entre as placas com uma pasta ou argamassa adequada , assim a água não penetra pelas fendas entre as cerâmicas .

TIPOS DE PISOS E REVESTIMENTOS

Juntas de assentamento são frestas ( espaçamentos ) regulares entre placas cerâmicas . Toda placa cerâmica , destinada a pisos ou paredes , necessita de juntas. As informações sobre os tamanhos das juntas podem ser encontradas nas embalagens e/ ou folhetos dos fabricantes . A finalidade das juntas são : 1. Corrigir pequenas diferenças de tamanhos , melhorando o alinhamento ; 2. Permitir que o conjunto se movimente nas dilatações e ou contrações ; 3. Fazer as trocas das placas , sem correr o risco de quebra das restantes .

Ao elaborar o projeto de paginação de piso atentar para alguns pontos importantes: Recomenda- se adquirir ao menos 10 % a mais de revestimento para eventuais cortes, quebras, futuras reformas ou ainda caso o produto não esteja mais disponível no mercado na mesma textura ou tonalidade A paginação tradicional (reta) tem perda (aproximada) de 10% enquanto a diagonal pode ter perda de 15% O início da paginação deve ser bem estudado de forma a esconder os recortes para os cantos que menos aparecem Ao utilizar o mesmo tipo de piso para um ambiente garante- se a sensação de amplitude do mesmo PAGINAÇÃO DE PISOS E REVESTIMENTOS

PAGINAÇÃO DE PISOS E REVESTIMENTOS ETAPAS DE PROJETO 1º - Escolha o piso/revestimento a ser utilizado no ambiente: tipo, tamanho, cor, fabricante 2º - Desenhe o ambiente e a paginação do revestimento (planta em escala 1:50 – 1:20 – 1:25 e vista em escala 1:25 ou 1:20); 3º - Indique o início de assentamento e as vistas; 4º - Insira as cotas 5º - Faça o quadro de especificações e a legenda do revestimento, com calculo de m² de material.

PAGINAÇÃO DE PISOS E REVESTIMENTOS DORMITÓRIO COM PORCELANATO 60 X 60 CM

PAGINAÇÃO DE PISOS E REVESTIMENTOS DORMITÓRIO COM PORCELANATO 60 X 60 CM

PAGINAÇÃO DE PISOS E REVESTIMENTOS DORMITÓRIO COM PORCELANATO 60 X 60 CM

PAGINAÇÃO DE PISOS E REVESTIMENTOS DORMITÓRIO COM PORCELANATO 60 X 60 CM ÁREA DE PISO = 12,25 m² PERÍMETRO = 14,00 m

Aplicação Material Metragem / Quantidade Piso Portobello – 60 x 60 cm Linha Arpoardor Mármore Crema 13,475 m² Rodapé Portobello – Linha Arpoardor Bianco RD 10X60 Bold 15,40 m² Soleira 14X82 Granito Clair 1 unidade PAGINAÇÃO DE PISOS E REVESTIMENTOS DORMITÓRIO COM PORCELANATO 60 X 60 CM
Tags