Aulas 1 2 e 3 Português Grau Tecnico Gara

DarlanAlves19 9 views 21 slides Sep 20, 2025
Slide 1
Slide 1 of 21
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21

About This Presentation

Aulas 1 2 e 3 Português


Slide Content

COMUNICAÇÃO PORTUGUÊS INSTRUMENTAL INSTRUTORA: ARIANE ALVES TURMA: ELT19-N2D AULA 1

COMUNICAÇÃO: PROCESSO DE TRANSMITIR A INFORMAÇÃO DE UMA PESSOA PARA OUTRA, EXIGINDO COMPREENSÃO. ESSE PROCESSO É COMPOSTO PELOS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO.

ELEMENTOS: 1 . EMISSOR : É A PESSOA, GRUPO OU INSTITUIÇÃO QUE ENVIA A MENSAGEM, TENDO UMA IDEIA E TRANSFORMANDO-A EM SIGNOS PARA TRANSMITI-LA. 2. RECEPTOR : É QUEM RECEBE A MENSAGEM, INTERPRETA O CONTEÚDO E DEVOLVE AO EMISSOR, SE NECESSÁRIO. 3. MENSAGEM : É O CONTEÚDO TRANSMITIDO. 4. CÓDIGO : É O SISTEMA DE SIGNOS E AS REGRAS QUE ORGANIZAM A MESAGEM, POEM SER VERBAIS OU NÃO VERBAIS, EX: A LÍNGUA PORTUGUESA (FALA), LIBRAS(SINAIS) OU UM CARTAZ(LINGUAGEM ESCRITA E ILUSTRADA). 5. CANAL : É O MEIO FÍSICO OU VIRTUAL QUE VEICULA AMENSAGEM( CARTA, TELEFONEOU E-MAIL. 6. REFERENTE : SITUAÇÃO , AMBIENTE OU TEMA AO QUAL A MENSAGEM SE REFERE, DANDO SENTIDO AO ATO COMUNICADO, EX: “ESTÁ CHOVENDO”. SE REFERE AO CLIMA ATUAL

1. REFERENCIAL OU DENOTATIVA : INFORME OBJETIVO. EX; NOTÍCIAS, REPORTAGENS. 2. EMOTIVA OU EXPRESSIVA : EXPRESSA SENTIMENTOS, EMOÇÕES E OPINIÕES PESSOAIS DO FALANTE. EX: UM DIÁRIO OU DESABAFO "ESTOU MUITO FELIZ COM ESSA CONQUISTA!".   3. FUNÇÃO CONATIVA OU APELATIVA : TEM COMO FOCO O RECEPTOR. EX: PROPAGANDA, DISCURSO POLÍTICO; “COMPRE JÁ”! 4. FUNÇÃO FÁTICA : TEM COMO FOCO O CANAL DE COMUNICAÇÃO. EX:   "ALÔ?", "HUM-HUM, ENTENDO", "COM LICENÇA".  5. FUNÇÃO POÉTICA : TEM COMO FOCO A MENSAGEM. EX: POEMAS, LETRAS DE MÚSICA, PROVÉRBIOS.  6. FUNÇÃO METALINGUÍSTICA : TEM COMO FOCO O CÓDIGO. EX: UM DICIONÁRIO QUE EXPLICA O SIGNIFICADO DE UMA PALAVRA OU UM LIVRO QUE FALA SOBRE O PROCESSO DE ESCRITA.  FUNÇÕES DE LINGUAGEM

VARIANTES LINGUÍSTICAS: SÃO AS DIFERENTES FORMAS DE UM IDIOMA QUE SURGEM DA VARIAÇÃO NATURAL DA LÍNGUA EM CONTEXTOS SOCIAIS, GEOGRÁFICOS OU HISTÓRICOS. EXISTEM QUATRO TIPOS DE VARIANTES LINGUÍSTICAS: 1 . GEOGRÁFICAS : REFEREM-SE ÀS DIFERENÇAS REGIONAIS NO VOCABULÁRIO, SOTAQUE E PRONÚNCIA. EXEMPLOS INCLUEM O USO DE "ABÓBORA", "JERIMUM" OU "MORANGA" PARA A MESMA FRUTA. 2. HISTÓRICAS : RESULTAM DA EVOLUÇÃO DA LÍNGUA AO LONGO DO TEMPO. UM EXEMPLO É A MUDANÇA DA GRAFIA DE "PHASE" PARA "FASE" OU A EVOLUÇÃO DA PALAVRA "VOCÊ" A PARTIR DE "VOSSA MERCÊ".   

3. SOCIAIS : RELACIONAM-SE COM GRUPOS SOCIAIS, COMO IDADE, CLASSE OU OCUPAÇÃO. INCLUEM A GÍRIA USADA POR JOVENS OU A LINGUAGEM TÉCNICA UTILIZADA POR PROFISSIONAIS.  4. SITUACIONAIS : DECORREM DA ADAPTAÇÃO DA LINGUAGEM AO CONTEXTO E À SITUAÇÃO COMUNICATIVA. O USO DE UMA LINGUAGEM FORMAL EM UMA CONVERSA DE TRABALHO DIFERE DA LINGUAGEM INFORMAL UTILIZADA EM UMA REUNIÃO COM AMIGOS. 

AULA 2 TIPOLOGIA, ACENTUAÇÃO E CONCORDÂNCIA TIPOLOGIA TEXTUAL: É A ESTRUTURA LINGUÍSTICA DO TEXTO, CLASSIFICADA PELA FORMA COMO O DISCURSO É ORGANIZADO E PELAS CARACTERÍSTICAS LINGUÍSTICAS QUE O DEFINEM. EXISTEM CINCO TIPOS DE TEXTO PRINCIPAIS: 1. NARRATIVO: CONTA UMA HISTÓRIA, COM PERSONAGENS, TEMPO E ESPAÇO. EX: CONTOS, ROMANCES, FÁBULAS.  2. DESCRITIVO:  DETALHA CARACTERÍSTICAS DE UM SER, OBJETO OU CENA. EX: DESCRIÇÕES EM NOTÍCIAS DE JORNAL, GUIAS TURÍSTICOS. 

TIPOLOGIA, ACENTUAÇÃO E CONCORDÂNCIA 3. DISSERTATIVO: APRESENTA UM PONTO DE VISTA E O DEFENDE COM ARGUMENTOS PARA CONVENCER O LEITOR. EX: TEXTOS ARGUMENTATIVOS, ARTIGOS DE OPINIÃO.  4. EXPOSITIVO:   APRESENTA INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS SOBRE UM TEMA ESPECÍFICO, DE FORMA OBJETIVA. EX: ARTIGOS CIENTÍFICOS, VERBETES DE DICIONÁRIO.  5. INJUNTIVO: DÁ INSTRUÇÕES, ORDENS OU ENSINA ALGO, COM FOCO EM AÇÕES OU ATITUDES DO INTERLOCUTOR. EX: MANUAIS DE INSTRUÇÃO, RECEITAS CULINÁRIAS . 

COESÃO E COERÊNCIA COESÃO E COERÊNCIA SÃO QUALIDADES ESSENCIAIS DE UM TEXTO.  A COESÃO REFERE-SE À LIGAÇÃO ENTRE AS PALAVRAS E FRASES, USANDO CONECTIVOS E PRONOMES PARA CRIAR UMA ESTRUTURA GRAMATICAL E FLUIDEZ (O "COMO" AS IDEIAS SÃO APRESENTADAS).  A COERÊNCIA REFERE-SE AO SENTIDO LÓGICO E À NÃO CONTRADIÇÃO DAS IDEIAS, GARANTINDO QUE A MENSAGEM SEJA COMPREENSÍVEL E QUE O TEXTO FAÇA SENTIDO COMO UM TODO. COESÃO É SUPERFICIAL :  TRATA DOS ELEMENTOS LINGUÍSTICOS QUE LIGAM AS PALAVRAS E FRASES.  COERÊNCIA É PROFUNDA :  ESTÁ RELACIONADA AO SENTIDO, À LÓGICA DAS IDEIAS E AO SIGNIFICADO GERAL DO TEXTO. 

COESÃO E COERÊNCIA COESÃO- SÃO OS ELEMENTOS USADOS NA FORMAÇÃO DO TEXTO. COERÊNCIA- É O QUE FAZ COM QUE O TEXTO TENHA SENTIDO PARA O LEITOR. OBSERVE A FRASE ABAIXO : DOENTE NÃO À FOI ESTAVA AULA ELE. ELE ESTAVA DOENTE. NÃO FOI Á AULA. *ORGANIZAÇÃO LÓGICA: COERÊNCIA ELE ESTAVA DOENTE, POR ISSO NÃO FOI À AULA. *RELAÇÃO DE SEQUÊNCIA: COESÃO

ADEQUAÇÃO VOCABULAR A ADEQUAÇÃO VOCABULAR POSSIBILITA A COMUNICAÇÃO DE MANEIRA EFICAZ, TRANSMITINDO A MENSAGEM DE MANEIRA ADEQUADA AO CONTEXTO. EXEMPLOS: TEXTO FORMAL: LINGUAGEM CULTA (E-MAILS, DOCUMENTOS OFICIAIS, RELATÓRIOS, CARTAS). "Prezado senhor, recebemos sua solicitação e informamos que o processo está em andamento."  TEXTO INFORMAL: LINGUAGEM COLOQUIAL. ( CONVERSA COM AMIGOS, FAMILIARES, REDES SOCIAIS). “ Vixe , tô super atrasado, não vou conseguir ir” "Vixe, tô super atrasado, não vou conseguir ir." 

REDAÇÃO É UM TEXTO ESCRITO, PRODUZIDO COM A FUNÇÃO DE COMUNICAR IDEIAS, EXPOR ARGUMENTOS, CONTAR HISTÓRIAS OU DESCREVER ALGO, ORGANIZADO EM INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO, PARA TRANSMITIR UMA MENSAGEM DE FORMA CLARA E COERENTE AO LEITOR. TIPOS DE REDAÇÃO: NARRATIVA: CONTA UMA HISTÓRIA, SEJA ELA BASEADA EM FATOS REAIS OU FICTÍCIOS. EX:CONTOS, ROMANCES E RELATOS DE EVENTOS. DESCRITIVA: DETALHA AS CARACTERÍSTICAS DE PESSOAS, LUGARES, OBJETOS OU SITUAÇÕES. EX: BIOGRAFIAS, DESCRIÇÕES DE OBRAS DE ARTE E DIÁRIOS.  DISSERTATIVA:   EXPÕE INFORMAÇÕES, IDEIAS E CONCEITOS SOBRE UM DETERMINADO ASSUNTO. EX: PALESTRAS, SEMINÁRIOS, ENTREVISTAS E TEXTOS INFORMATIVOS EM JORNAIS.  "Vixe, tô super atrasado, não vou conseguir ir." 

PRODUÇÃOTEXTUAL ABNT "Vixe, tô super atrasado, não vou conseguir ir." 

PRODUÇÃOTEXTUAL ABNT "Vixe, tô super atrasado, não vou conseguir ir." 

AULA 3 COMUNICAÇÃO, ORALIDADE E RELATÓRIOS TÉCNICOS "Vixe, tô super atrasado, não vou conseguir ir." 

AULA 3 O QUE É ORATÓRIA? A CAPACIDADE DO INDIVÍDUO DE SE EXPRESSAR EM DIVERSAS SITUAÇÕES DE INTERCÂMBIO ORAL, SEJA PARA APRESENTAR IDEIAS, INFORMAR, PERSUADIR OU ENTRETER.  HABILIDADES ESSENCIAIS PARA UMA BOA ORATÓRIA: FALAR DE FORMA CLARA E SE PREOCUPAR COM A COMPREENSÃO DO INTERLOCUTOR; CONSTRUIR UM DISCURSO BEM ORGANIZADO E COM UMA NARRATIVA FLUENTE; UTILIZAR A POSTURA E OS GESTOS PARA TRANSMITIR CONFIANÇA E ENFATIZAR A MENSAGEM; MANTER UM TOM DE VOZ AUDÍVEL, BOA ARTICULAÇÃO E UM RITMO ADEQUADO NA FALA; GERENCIAR AS EMOÇÕES AO FALAR EM PÚBLICO, CRIANDO UMA CONEXÃO COM A AUDIÊNCIA.  APRESENTAR ARGUMENTOS E DEFENDER OPINIÕES DE FORMA FUNDAMENTADA E RESPEITOSA. 

TÉCNICAS DE ORATÓRIA "Vixe, tô super atrasado, não vou conseguir ir." 

VAMOS TREINAR ORALIDADE? PROPOSTA DE ATIVIDADE: DESENVOLVER ATIVIDADE DE COMPRA E VENDA DE SERVIÇOS NA SALA DE AULA; FAZER UMA APRESENTAÇÃO DO SERVIÇO PRESTADO POR SUA EMPRESA; VENDE O CURSO DE ELETROTÉCNICA PARA UM AMIGO.

09/09/2025
Tags