Profª : Kellen M. Scopel Nutricionista CRN/1 nº 14797
1. Considerações iniciais A avaliação do estado nutricional de um indivíduo permite determinar sua relação com os alimentos, em fases que vão desde a ingestão até a absorção. Os critérios que interessam aos profissionais de nutrição são: o exame físico; a antropometria;
Estado Nutricional É o estado de saúde de uma pessoa, em termos dos nutrientes na dieta e no corpo. Avaliação nutricional é um caminho a se percorrer para definir o Estado Nutricional. Estado Nutricional Saúde
Ingestão de alimentos Processos digestivos e absortivos m etabolismo Condições do organismo no que diz respeito ao estado de energia e nutrientes Estado Nutricional
Risco Nutricional ESPEN, 2003
A avaliação do risco nutricional permite intervenções nutricionais (ou multidisciplinares), o que possibilita: Melhorar ou pelo menos prevenir comprometimentos de funções físicas e mentais; Reduzir o número ou a severidade de complicações de doenças ou de tratamentos; Acelerara recuperação e reduzir o tempo de internações; Diminuir gastos com tempo de internação ou outras prescrições;
Risco Nutricional 2. Rastreio M ultiparâmetro Fórmulas combinando diferentes medidas; Tendência-utilização de escalas de rastreio de risco, ou combinação de avaliações subjetivas;
2. Exame físico Permite- nos detectar alterações na pele, nas mucosas, nos cabelos, nos olhos e nos órgãos internos (pela palpação) que evidenciem a deficiência de nutrientes.
3. Antropometria Sistema que mede de maneira estática os diversos compartimentos corporais, fornecendo a dimensão física do corpo humano. Inclui medidas de peso, altura, pregas cutâneas e circunferências dos membros.
3.1 Peso Expressa a dimensão de massa de volume corporal. 3.2 Altura Expressa a dimensão longitudinal ou linear do corpo, permitindo verificar o padrão de crescimento individual. Peso e altura refletem a proporcionalidade das dimensões do corpo.
Índice de massa corporal (IMC) Relação entre o peso e a altura do paciente; Através da combinação de dados será possível avaliar o estado nutricional; Os padrões de referências diferem para cada ciclo de vida.
3.3 Pregas cutâneas Medidas com aparelhos específicos (adipômetro) que permitem verificar a quantidade de gordura distribuída pelo corpo.
Dobras Cutâneas: DOBRA CUTÂNEA SUBESCAPULAR; DOBRA CUTÂNEA SUPRA-ILÍACA; DOBRA CUTÂNEA TRICIPITAL; DOBRA CUTÂNEA BICIPITAL; DOBRA CUTÂNEA ABDOMINAL; DOBRA CUTÂNEA DA COXA MEDIAL; DOBRA CUTÂNEA PEITORAL; DOBRA CUTÂNEA AXILAR MÉDIA; DOBRA CUTÂNEA DA PANTURRILHA MEDIAL;
Fórmulas:
3.4 Circunferência dos membros Permite verificar a relação entre o tecido de gordura e o tecido muscular dos membros.
Medidas antropométricas relacionadas: Relação cintura/quadril; Circunferência do abdômen (ou da cintura); Bray,1988; Garrow,2000; Lean et al, 2000
4. Avaliação do recém- nascido Período desde o nascimento até os 28 dias de vida; O peso ao nascer indica a qualidade de vida do RN, e deve ser medido em até 24 horas após o nascimento; Segundo a organização mundial de saúde (OMS), o peso inferior a 2.500 kg é considerado baixo peso, e de 2.500 kg – 3 kg considera-se suficiente.
Relação perímetro torácico e cefálico (PT/PC) Permite estimar o estado nutricional até os seis meses de vida.
5.Avaliação da Criança Período até os 10 anos; Fase de intenso desenvolvimento físico e intelectual, qualquer alteração do estado nutricional pode repercutir negativamente tanto na estatura quanto na aprendizagem.
6. Avaliação do adolescente Período dos 10 aos 19 anos de idade; A avaliação nutricional é complexa nesta fase, pois deve-se considerar além do peso, altura e idade, as características do desenvolvimento e maturação sexual do individuo.
7. Avaliação do adulto
IMC é um bom indicador de risco ?
Método de VENTA (Valor Energético do Tecido Adiposo)
O método VENTA tem sido bastante utilizado em cálculos de necessidades energéticas para pacientes obesos, como estratégias para promover a perda de peso. VENTA significa “valor energético do tecido adiposo” e considera que para perder 1kg de tecido adiposo em 1 mês (emagrecimento considerado saudável de acordo com algumas diretrizes), o paciente precisa ter uma redução no consumo alimentar correspondente a 7700kcal/Kg nesse mesmo período.
Para realização do cálculo VENTA podemos considerar o passo a passo a seguir: 1º Determine a taxa metabólica basal (TMB) pelas equações da FAO/Harris Benedict; 2º Após o cálculo do TMB, aplique o fator atividade para encontrar o valor energético total (VET) do paciente; 3º Subtraia do total do VET a quantidade de calorias que deseja reduzir em 1 mês, de acordo com a tabela.
8. Avaliação da gestante Peso pré gestacional Deve ser registrado tendo como referência o peso até a 12ª semana gestacional e predizer o peso fetal.
9. Avaliação do idoso Período a partir dos 60 anos; Em virtude de muitos idosos estarem incapacitados para movimentar-se, alguns dados antropométricos são obtidos por estimativa.
Valores de IMC menor ou igual a 22,0: idoso com baixo peso. Valores de IMC maior que 22,0 e menor que 27,0: idoso com peso adequado ( eutrófico ). Valores de IMC maior ou igual a 27,0: idoso com sobrepeso.