Aves granívoras são aves que se alimentam de grãos. O Papo é uma dilatação do esófago. Os grãos descem pelo esófago até entrarem no Papo onde permanecem para serem amolecidos . Os grãos continuam pelo esófago até chegar ao proventrículo, a 1ª parte do estômago, e depois entra na moela. Nesse momento são triturados pelas paredes musculosas da moela com a ajuda pedras e areias. Têm estômago composto por 2 partes: (moela e proventrículo).
O papo, o prós e a moela. Papo – dilatação do esófago para amolecer os grãos. Pró – ventrículo (estômago) – digestão química dos alimentos. Moela – (estômago) – digestão mecânica dos alimentos com a ajuda de pedras e areias.
Sistema digestivo das aves granívoras Esófago Papo Proventrículo Moela Fígado Pâncreas Intestino Cloaca (ânus)
Comparação Herbívoros Carnívoros Intestino delgado mais comprido Intestino delgado mais curto Estômago composto Estômago simples Tubo digestivo mais longo Tubo digestivo mais curto
Alimentação O intestino delgado dum carnívoro é mais curto do que o intestino delgado de um herbívoro, porque como os herbívoros têm de comer mais vegetais, têm de ter um intestino maior de modo a absorverem esses alimentos. A carne fornece mais energia do que os vegetais, por isso os herbívoros têm de comer grandes quantidades de alimento, quando comparado com um carnívoro do mesmo tamanho.
Perguntas Porque é que os herbívoros têm de comer maiores quantidades de alimentos do que os carnívoros? Quando os grãos vão para o Papo o que é que lhes acontece? Os granívoros têm um estômago composto? Porquê?
Trabalho feito por : Cláudia nº6, 6ºD Gabriela nº9, 6ºD