Conteúdos apresentados: • Bárbaros • Feudalismo • Poder da Igreja Católica Feudal Aula do dia 08/05 Professor Rodrigo Mothé
Povos Bárbaros • Povos de origem germânica (norte e n ordeste europeu) • Vivem em harmonia com os romanos até século IV quando os hunos ( Átila ) iniciam um invasões nas fronteira do Império romano em busca de riquezas, solos férteis e clima agradáveis. Não foi pacífico! • Povos Bárbaros: Saxões, Francos, Lombardos, Visigodos, Vândalos, Ostrogodos, Germanos. • Politeísmo: Culto à vários deuses, exemplo: Odin , Thor, Freya , Loki . • Política Descentralizada: COMITATUS (líderes locais) • Justiça: Direito Consuetudinário (através da oralidade)
Átila , o huno.
Bárbaros: Povos guerreiros que viviam da agricultura
VESTIBULAR (UFPR) As invasões germânicas têm início no século IV d.C. e promovem importantes transformações no panorama mediterrâneo, as quais atingem as estruturas do mundo clássico. Identifique, dentre as transformações abaixo, a que corresponde à raiz da protofeudalização da Europa Ocidental: a) Substituição do cristianismo pelos cultos celtas e godos nos reinos germânicos. b) Ruralização e fragmentação do poder político. c) Desaparecimento do latim como língua escrita e falada, substituída pelos dialetos germânicos. d) Imposição da maneira de viver dos povos germânicos e conseqüente destruição da cultura do povos dominados. e) Substituição do Direito Romano pelos costumes dos povos invasores.
VESTIBULAR (UFG/GO) No contexto da passagem do mundo antigo para o mundo medieval, duas ondas migratórias, cada uma com suas especificidades, caracterizaram o movimento de populações a que denominamos "invasões germânicas" ou "invasões bárbaras". A primeira instalou Visigodos na Espanha, ostrogodos na Itália, vândalos na Tunísia, burgúndios no norte da Itália. A segunda vaga é a da conquista da Gália (pelos francos) e da Inglaterra (pelos anglo-saxões). Sobre esses deslocamentos populacionais, suas características e relevância, julgue os itens : a) Algumas tribos germânicas foram pressionadas pelo avanço dos hunos e uma forma de negociação (a federação) permitiu a instalação pacífica de ostrogodos e visigodos no interior das fronteiras do império. b) Os germanos eram originários da Península Escandinávia, falavam uma língua indo-européia , praticavam a agricultura, a pecuária, a pilhagem e tinham uma organização social baseada no clã. c) O fortalecimento da civilização urbana, o progresso das relações comerciais e o crescimento das villas (centros de produção agrícola autouficientes e voltadas para o mercado) são características da primeira onda migratória. d) A Alta Idade Média é um exemplo de período histórico em que a síntese cultural esteve impossibilitada devido à segregação espacial (o afastamento físico entre as populações etnicamente distintas).
Feudalismo O Enfraquecimento do Império Romano e as invasões bárbaras causaram uma ruralização , ou seja, aumento da população no campo e consequentemente maior necessidade de proteção.
Estrutura Política Feudal Vassalagem e Suserania: O suserano dava a terra e proteção para o vassalo que em troca jurava fidelidade e trabalho. O rei era o suserano mais poderoso. Todo poder político concentrava-se nas mãos dos Senhores Feudais . Aos poucos o poder real vai enfraquecendo!
Economia Feudal Baseava-se na agricultura. O feudo era autossuficiente, ou seja, apesar de existir comércio ele era pouco desenvolvido.
Sociedade Feudal Estática e Hierarquizada. Os servos (camponeses) era a classes mais baixa e em troca de proteção faziam juramentos de fidelidade ao senhor feudal. Para obter a proteção possuíam uma série de obrigações: Corveia: Trabalho gratuito nas terras do senhor. Talha: Metade de produção era dada ao senhor. Banalidades: Pagamento pelo uso do moinho e forno do senhor.
VESTIBULAR (UFSC 2014) Assinale a(s) proposição( ões ) CORRETA(S) nas suas referências às características do sistema feudal . 01. A sociedade feudal era agrária, sendo a terra a principal fonte de riqueza. 02. Na Alta Idade Média, a produção econômica do feudo , além de atender à subsistência, destinava-se ao mercado externo, principalmente o asiático . 04. Os camponeses, além de produzirem o seu próprio sustento, eram obrigados a executar tarefas suplementares para o senhor e a entregar-lhe parte da produção. 08. Na sociedade feudal, a realeza, a nobreza e a burguesia constituíam-se nas classes superiores. Os clérigos, os servos de gleba e os vilões constituíam as camadas mais baixas. Era grande a mobilidade social. 16. Na maior parte da sua existência na Europa Ocidental , o feudalismo ligou-se a formas de governo caracterizadas pela descentralização política .
Igreja Feudal • Igreja Católica era a dominante, possuía além do poder espiritual o poder temporal, ou seja, influenciava o modo de pensar e agir durante toda a Idade Média. • Possuía muito poder econômico, sendo considerada a maior “senhora feudal” da época. • Monopolizava o conhecimento, já que na época a grande maioria da população era analfabeta. • A concentração de poderes materiais aumentavam a crítica sobre os dogmas cristãos, era necessário agir:
Tribunal do Santo Ofício Os hereges (que ia contra os dogmas cristãos) eram coibidos com violência e morte, como era os casos das bruxas.
Cruzadas Movimentos militares católico em direção à Terra Santa (Palestina) dominada pelos muçulmanos. A Guerra Santa foi travada e os cristãos que fossem à batalha teriam seus pecados perdoados. Consequências: Aumento da hostilidade do cristianismo com o Islamismo Maior contato entre Europa e Oriente, abrindo espaço para o aperfeiçoamento do comércio.
VESTIBULAR (UFPA) O movimento das cruzadas foi essencial para o quadro das transformações por que a Europa passaria nos processos finais da Idade Média. Definida essa questão, é possível assegurar-se em relação ao movimento cruzadista que: a) os efeitos imediatos das cruzadas sobre a vida europeia foram de natureza política, já que contribuíram para abalar sensivelmente o poder absoluto dos monarcas europeus. b) em termos jurídicos, as cruzadas contribuíram para modificar o sistema da propriedade no feudalismo, já que difundiram o começo da propriedade dominante no Extremo Oriente. c) os seus resultados abalaram seriamente o prestígio do papado, provocando, inclusive, a separação entre a Igreja de Roma e a de Constantinopla, fato de implicações negativas para a autoridade clerical. d) os efeitos sociais das cruzadas fizeram-se sentir principalmente sobre as relações de trabalho, já que os cruzados, ao retornarem do Oriente, defendiam a substituição da servidão pelo trabalho livre. e) as exigências das expedições contribuíram decididamente para o recuo da dominação árabe no Mediterrâneo, abrindo os espaços para que as suas águas viessem a sustentar, mais tarde, parte das grandes rotas do comércio europeu.