Barroco e as figuras de linguagens 12345

43 views 9 slides Jun 18, 2024
Slide 1
Slide 1 of 9
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9

About This Presentation

slide com informações sobre o Barroco e às figuras de linguagens.


Slide Content

Barroco e as figuras de linguagens Eletiva : Literatura Brasileira

Figuras de Linguagem As figuras de linguagem são recursos estilísticos e expressivos empregados para dar maior ênfase ou expressividade à mensagem, sendo classificadas em: Figuras de Palavras : metáfora, metonímia, comparação, catacrese, sinestesia e antonomásia. Figuras de Sintaxe : elipse, zeugma, silepse, assíndeto, polissíndeto, anáfora, pleonasmo, anacoluto e hipérbato. Figuras de Pensamento : ironia, antítese, paradoxo, eufemismo, litote, hipérbole, gradação, personificação e apóstrofe. Figuras de Som : aliteração, assonância, onomatopeia e paronomásia.

Figura de linguagem - Antítese A Antítese é uma figura de pensamento que acontece por meio da aproximação de palavras com sentidos opostos, por exemplo: o ódio e a amor andam de mãos dadas. Nesse caso, o termo “ódio” está posicionado ao lado de seu termo contrário, o "amor ". Exemplos de Antítese Segue abaixo alguns exemplos em que a antítese é empregada. Note que os termos em destaque apontam para seus opostos: A relação deles era de  amor  e  ódio . O dia está  frio  e meu corpo está  quente . A  vida  e a  morte : duas figuras de uma mesma moeda. A  tristeza  e a  felicidade  fazem parte da vida.

Vamos praticar! Identifique nas orações abaixo as palavras que representam antítese Bonito para alguns, feio para outros. Vivemos num paraíso ou num inferno? Faça sol ou faça chuva, estarei no teatro. O céu e a terra se fundem tal qual uma pintura. A luz e a escuridão estavam presentes em sua obra. Não sei dizer qual verdade reside na mentira.

Figura de linguagem: Paradoxo O  paradoxo  ou oxímoro, é uma figura de linguagem, mais precisamente uma figura de pensamento, baseada na  contradição . EXEMPLO: Para entender melhor essa figura de pensamento, observe as frases abaixo: Se você quiser me prender, vai ter que saber me soltar. (Caetano Veloso) Já estou cheio de me sentir vazio. (Renato Russo) A novidade que seria um sonho/O milagre risonho da sereia/virava um pesadelo tão medonho. (Gilberto Gil) Embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu. (Sarah Westphal )

VAMOS PRATICAR! O amor é ferida que dói e não se sente. (Luís Vaz de Camões) Sendo a sua liberdade/Era a sua escravidão. (Vinicius de Moraes) Bastou ouvir o teu silêncio para chorar de saudades. (Reinaldo Dias) Estou cego e vejo/Arranco os olhos e vejo. (Carlos Drummond de Andrade) Eu fujo ou não sei não, mas é tão duro este infinito espaço ultra fechado. (Carlos Drummond de Andrade)

DICA: Paradoxo e antítese: qual a diferença? Embora sejam figuras de pensamento baseadas na oposição, o paradoxo e a  antítese  se distinguem. O paradoxo emprega ideias opostas, da mesma maneira que a antítese, entretanto, essa contradição ocorre entre o mesmo referente do discurso. Para entender melhor essa diferença veja os exemplos abaixo: Dormir e acordar está difícil. (antítese) Estou dormindo acordado. (paradoxo) Note que ambos os exemplos utilizam os opostos “dormir” e “acordar”. Entretanto, o paradoxo propõe uma ideia, supostamente absurda, mas que faz sentido, pois enquanto dormimos não podemos estar acordados. Nesse caso, a união dos termos contrários gerou um significado metafórico coerente à expressão “dormir acordado”. O enunciado significa que a pessoa está acordada, entretanto, com muito sono.

FIGURA DE LINGUAGEM HIPÉRBOLE A  hipérbole  é uma  figura de linguagem  muito comum utilizada para passar uma ideia de intensidade por meio de expressões exageradas intencionalmente. Seu uso é muito frequente em obras artísticas, como em músicas, poesias e filmes , já que é, também, muito vista na linguagem informal . Exemplos do uso de hipérbole Vejamos mais alguns exemplos muito comuns do uso da hipérbole: Eu já te falei  um milhão  de vezes que eu não gosto disso. Quando tomei a picada da injeção, eu não senti  absolutamente nada . Eu  morro de rir  quando assisto a essa série! Chorei um  oceano de lágrimas  lendo esse livro...

VAMOS PRATICAR Acrescente, nos enunciados seguintes, expressões que usem hipérbole para dar efeito ao sentido pretendido. a) Estou com fome. b) Quero muito viajar. c) Eu já vi muitas vezes esse filme.