Bibliografia Rachel de Queiroz (SLIDE)

5,963 views 12 slides Sep 16, 2015
Slide 1
Slide 1 of 12
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12

About This Presentation

Um slide resumido com os principais tópicos sobre a vida de Rachel de Queiroz, com exemplos de livros infantis da autora.


Slide Content

BIOGRAFIA RACHEL DE QUEIROZ Acesse o blog: www.quintaletra.com.br

Introdução Nessa biografia falaremos sobre os fatos mais importantes, obras e a vida de Raquel de Queiroz.

Sobre a autora Rachel de Queiroz nasceu em Fortaleza, em novembro de 1910 e faleceu no Rio de Janeiro, no dia 4 de novembro de 2003. É uma das grandes escritoras da literatura brasileira.

Nascida no Ceará, ela e sua família migraram para o Rio de Janeiro no ano de 1917, fugindo de uma forte seca que assolava o Nordeste. Fatos como este influenciaram profundamente sua literatura, que tem como característica marcante o realismo com que aborda o homem nordestino e os problemas relacionados com a terra.

Foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras, no ano de 1977, ocupando a cadeira de n° 5. O Quinze é o primeiro e mais popular romance de Rachel de Queiroz, publicado em 1930. O título se refere a grande seca de 1915.

Foi também jornalista, romancista, cronista, tradutora e teatróloga. Seu primeiro romance "O Quinze", ganhou o prêmio da Fundação Graça Aranha. O "Memorial de Maria Moura" foi transformado em minissérie para televisão e apresentado em vários países .

CURIOSIDADES Rachel de Queiroz publicou mais de duas mil crônicas, que resultou na edição dos livros: "A Donzela e a Moura Torta", "100 Crônicas Escolhidas", "O Brasileiro Perplexo, "O Caçador de Tatu" e "Cenas Brasileiras“ Traduziu para o português mais de quarenta obras. O presidente da República, Jânio Quadros, a convidou para ocupar o cargo de Ministra da Educação, que foi recusado. Na época, justificando sua decisão, teria dito: "Sou apenas jornalista e gostaria de continuar sendo apenas jornalista."

Sobre as obras O Quinze, 1930 João Miguel, 1932 Caminho de Pedras, 1937 As Três Marias, 1939 A Donzela e a Moura Torta, 1948 O Galo de Ouro, 1950, folhetins na revista O Cruzeiro Lampião, 1953 A Beata Maria do Egito, 1958 100 Crônicas escolhidas, 1958 O Brasileiro Perplexo, 1964 O Caçador de Tatu, 1967 O Menino Mágico, 1969 Dora Doralina , 1975 As Menininhas e Outras Crônicas, 1976 O Jogador de Sinuca e Mais Historinhas, 1980 Cafute e Pena-de-Prata, 1986 Memorial de Maria Moura, 1992 Nosso Ceará, 1997 Tantos Anos, 1998 Três Romances, 1948 Quatro Romances, 1960

Obras para Crianças Inspirado no sobrinho Daniel, conta como ele dormiu em um quarto e quando acordou, estava em outro, e ninguém viu como ele foi parar lá. Depois disso, começou a usar a sua imaginação para conseguir chegar a qualquer lugar. O livro fala de dois pintinhos. O primeiro é pobre e nasceu na granja. O segundo é rico e nasceu na chocadeira elétrica. Eles ficam amigos. Como ambos têm medo de virar almoço, eles resolvem fugir da fazenda para conhecer o mundo. Mas nem imaginam o tanto de coisas que vão aprender.

O livro contar a história de Andira , uma andorinha que foi abandonada quando era pequena, e passou a ser criada por uma família de morcegos. Já pensou?

Poema de Rechel de Queiroz Geometria dos ventos Eis que temos aqui a Poesia,  a grande Poesia.  Que não oferece signos  nem linguagem específica, não respeita  sequer os limites do idioma. Ela flui, como um rio.  como o sangue nas artérias,  tão espontânea que nem se sabe como foi escrita.  E ao mesmo tempo tão elaborada -  feito uma flor na sua perfeição minuciosa,  um cristal que se arranca da terra  já dentro da geometria impecável  da sua lapidação.  Onde se conta uma história,  onde se vive um delírio; onde a condição humana exacerba,  até à fronteira da loucura,  junto com Vincent e os seus girassóis de fogo,  à sombra de Eva Braun , envolta no mistério ao mesmo tempo  fácil e insolúvel da sua tragédia.  Sim, é o encontro com a Poesia.  (Poesia feita em homenagem ao poema Geometrida dos Ventos de Álvaro Pacheco) Rachel de Queiroz

OBRIGADA!!