Biofísica da Visão

11,002 views 21 slides Dec 03, 2012
Slide 1
Slide 1 of 21
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

Biofísica da Visão Edgar Duarte da Silva Eliane Alves da Costa Maria Cristina da Silva Sarah Alves Nolêto 25/10/2012

Biofísica da Visão

3 Será apresentado a anatomia e o funcionamento do olho humano ; O funcionamento básico das lentes delgadas e algumas de suas aplicações.

Olho 4 Câmara “superautomática” que posiciona‐se na direção do objeto. Tem o poder de foco e regula a sensibilidade do filme. Composto Humano

Olho composto 5 Formado por pequenas facetas chamadas de Omatidios .

Olho Humano 6 Constituído de um sistema de lentes , um sistema de diafragma variável e uma retina que corresponde a um filme a cores .

Principais partes do olho humano 7 Córnea Humor aquoso Iris Pupila Cristalino

8 Humor vítreo Retina

9 O globo ocular e seus acessórios tratam a luz em seus dois aspectos fundamentais que são:    A luz como onda - Há um meio refrator que forma imagem de objetos iluminados, ou luminosos. A luz como partícula (fóton) - uma película fotossensível transforma a energia eletromagnética do pulso luminoso em pulso elétrico.

10 Difração- Luz atravessa um orifício pequeno e os raios luminosos sofrem encurvamento; Refração- Passagem de um meio a outro,mudança na direção do raio luminoso; Reflexão- Mudança de direção da luz ao encontrar um obstáculo.

Formação de imagem 11 Caso simples: se formam por refração da luz. Poder refrativo das lentes: depende de dois fatores principais: Raio de curvatura das faces Índice de refra ção do material da lente

12 Método geométrico: dois casos que interferem Caso 1: o objeto esta tão longe da lente/ raios paralelos; Caso 2: raios não paralelos chegam a lente. Dioptria: grau de lentes/ distancia focal mede o poder refrativo da lente, pode ser calculado pela expressão:  

13 Associação de lentes: poder refrativo resultante é a soma do conjunto; é o principio da correção de defeitos do olho.

Lentes 14 Convergentes Divergentes

15 Efeito diafragma - luz depende de dois fatores: - diâmetro da lente - distancia focal Relação de abertura (F) pode ser calculada: F = f/d

16 Lentes Cilíndricas- duas lentes associadas, dão efeito de uma lente esférica. Correção do defeito visual Astigmatismo.

Defeitos visuais do olho humano 17 Miopia Globo ocular comprido demais ou córnea com curvatura exagerada não focaliza na retina objetos distantes, pois a focalização ocorre antes da retina.

18 Hipermetropia Globo ocular curto não consegue focalizar na retina objetos próximos, a focalização ocorre atrás da retina.

19 Astigmatismo Curvatura irregular da córnea ou forma irregular do cristalino, forma uma imagem borrada ou distorcida na retina.

20 O nosso olho é uma estrutura surpreendente e nos permite enxergar o mundo. Estudar a Física aplicado nos seres vivos pode ser muito útil em áreas como a Medicina etc. .

21 O conhecimento a respeito da biofísica da visão é de suma importância, pois mostra a relação existente entre a física e a biologia ; E ajuda a identificar ou prevenir algum defeito visual e assim tratar ou até curar quando descoberto no estágio inicial.
Tags