Biografia de Thiago Mello

928 views 16 slides Mar 29, 2017
Slide 1
Slide 1 of 16
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16

About This Presentation

Biografia de Thiago Mello


Slide Content

Equipe: EMERSON PITER LEANDRO VIEIRA ALVES LUCIANO BRITO JONATAS FERREIRA SIQUEIRA JORGE EDUARDO RONALDO CAMPOS DE LIRA

TRANSVERSAL BIOGRAFIA DE THIAGO DE MELLO

POETA E TRADUTOR BRASILEIRO THIAGO DE MELLO

THIAGO DE MELLO é o nome literário de Amadeu Thiago de Mello

Nasceu a 31 Março 1926 na  cidade  de Barreirinha, fincada à margem direita do Paraná do Ramos, braço mais comprido do Rio Amazonas

A inda criança, mudou-se para capital, Manaus, onde iniciou seus primeiros estudos no Grupo Escolar Barão do Rio Branco e o segundo grau no então Gyminásio Pedro II. Concluído os estudos preliminares mudou-se para o Rio de Janeiro.

Foi aluno interno do Colégio Batista, por volta de 1942, no Rio de Janeiro RJ; trabalhou como ajudante de cozinheiro em troca de estudos, moradia e comida. Entre 1946 e 1950, aproximadamente, estudou na Faculdade Nacional de Medicina, mas não chegou a concluir o curso.

SUA HISTORIA   Acabou optando por deixar os estudos médicos e dedicou-se à poesia. Conhecido internacionalmente por sua luta em prol dos direitos humanos, pela ecologia e pela paz mundial, o autor foi perseguido pela ditadura militar implantada no Brasil em 1964. Foi obrigado a deixar sua terra, tendo se exilado no Chile, até a queda de Salvador Allende. Seus trabalhos foram publicados no Chile, Portugal, Uruguai, Estados Unidos da América, Argentina, Alemanha, Cuba, França e outros mais. Traduziu para o português obras de Pablo Neruda, T. S. Elliot, Ernesto Cardenal , César Vallejo, Nicolas Guillén e Eliseo Diego.

3 PRIMEIRAS OBRAS 1951 1952 1956

Os Estatutos do Homem ( 1977) Artigo I  Fica decretado que agora vale a verdade.  agora vale a vida,  e de mãos dadas,  marcharemos todos pela vida verdadeira.  Artigo II  Fica decretado que todos os dias da semana,  inclusive as terças-feiras mais cinzentas,  têm direito a converter-se em manhãs de domingo.  Artigo III  Fica decretado que, a partir deste instante,  haverá girassóis em todas as janelas,  que os girassóis terão direito  a abrir-se dentro da sombra;  e que as janelas devem permanecer, o dia inteiro,  abertas para o verde onde cresce a esperança.  Artigo IV  Fica decretado que o homem  não precisará nunca mais  duvidar do homem.  Que o homem confiará no homem  como a palmeira confia no vento,  como o vento confia no ar,  como o ar confia no campo azul do céu.  Parágrafo único:  O homem, confiará no homem  como um menino confia em outro menino.  Artigo V  Fica decretado que os homens  estão livres do jugo da mentira.  Nunca mais será preciso usar  a couraça do silêncio  nem a armadura de palavras.  O homem se sentará à mesa  com seu olhar limpo  porque a verdade passará a ser servida  antes da sobremesa.  Autor Thiago de mello

ALGUMAS OBRAS DE THIAGO DE MELLO

AGRADECEMOS A ATENÇÃO DE TODOS
Tags