Brasil – massas de ar e clima

brenoamarante 2,293 views 18 slides Aug 20, 2012
Slide 1
Slide 1 of 18
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

Brasil – Massas de ar e Clima

Massa de ar: é uma parcela extensa e espessa da atmosfera , com milhares de quilômetros de extensão, que apresenta características próprias de pressão, temperatura e umidade , determinadas pela região na qual se origina. Devido às diferenças de pressão, as massas de ar que compõem a atmosfera estão em constante movimento .

m assa Equatorial continental( mEc ): massa de ar muito quente e extremamente úmida, pois forma-se sobre a floresta Amazônica. m assa Equatorial atlântica( mEa ): massa bastante quente e úmida, que ao penetrar no país pelo litoral setentrional, causa chuvas intensas. m assa Tropical continental( mTc ): massa bastante quente e seca, forma-se no interior da América do Sul. m assa Tropical atlântica( mTa ): formada um pouco ao sul do trópico de Capricórnio, é uma massa de ar quente e úmida devido sua origem marinha. massa Polar atlântica (mPa): é responsável pelas mais baixas temperaturas e por um alto índice de chuvas frontais (causadas pela ocorrência de frentes). O território brasileiro recebe a influência de cinco grandes massas de ar

Território brasileiro cinco grandes massas de ar

Tipos de chuvas

Os tipos climáticos Zona intertropical, a mais quente da Terra Predominantemente climas quentes Em algumas regiões como o sertão nordestino: Em decorrência da influência do relevo e das massas de ar. Brasil A maior parte do território está situada entre a linha do Equador e o trópico de Capricórnio. Caracterizam-se por temperaturas elevadas e alto índice de chuvas temperaturas elevadas; chuvas escassas.

Na maior parte do território brasileiro Não há estação fria O ano pode ser dividido em apenas dois períodos: Das secas I nverno . Das chuvas V erão . Uma pequena porção do território. Ao sul do Trópico de Capricórnio -7% Clima Subtropical Determina Baixas temperaturas durante o inverno

Classificação Climática do Brasil

Brasil - Climas

Equatorial Caracterizado por altas temperaturas e chuvas abundantes durante todo o ano. Ocorre principalmente na região norte do país. No inverno ocorre a friagem na Amazônia.

Tropical Quente , possui duas estações bem definidas: verão muito chuvoso e inverno muito seco.

Tropical de altitude Típico das áreas serranas e planálticas do sudeste. Sobre influência da mTa, que ao chegar no litoral(Serra do mar) descarrega muita chuva. Caracteriza-se por temperatura branda, podendo gear no inverno.

Tropical Úmido Quente, apresenta chuvas mais freqüentes no inverno, pela ocorrência da mPa na região.

Semi-árido Sempre quente, apresenta chuvas escassas e irregulares. A influência das massas de ar do Atlântico é limitada pelo relevo elevado do planalto da Borborema que forma um obstáculo natural à penetração

Subtropical É o único clima brasileiro que registra uma queda mais sensível das temperaturas durante o inverno. Mas seu verão é muito quente. Apresenta a maior amplitude térmica do país. Apresenta chuva regulares ao longo do ano.

Exercício A “friagem” consiste na queda brusca de temperatura na Amazônia Ocidental. Sobre esse fenômeno pode-se afirmar que: I – O relevo baixo de planície facilita a incursão de massa e de ar frio que atinge a Amazônia. II – A massa de ar responsável pela ocorrência de friagem é a tropical atlântica. III – A friagem ocorre no inverno. De acordo com as afirmativas, assinale a alternativa correta. a) Somente o item I está correto. b) Os itens II e III estão corretos. c) Os itens I e II estão corretos d) Os itens I e III estão corretos e) Todos os itens estão corretos

Com a hipotética destruição da floresta amazônica, qual destas conseqüências climáticas parece ser bastante provável? a) Aumento dos índices pluviométricos e nas médias térmicas. b) Diminuição dos ventos, especialmente dos alísios do hemisfério Sul. c) Diminuição das chuvas, já que a maior parte da umidade atmosférica da região se deve à evapotranspiração das plantas. d) Diminuição das nuvens e aumento na velocidade dos ventos pela ausência de obstáculos no seu caminho. e) Aumento das precipitações e diminuição da temperatura.
Tags