Burgundios e alamanos

2,702 views 10 slides May 10, 2014
Slide 1
Slide 1 of 10
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

Burgundios e alamanos

burgúndios Povo de origem escandinava; Burgúndio faz referência aos habitantes que ocupavam o território da Borgonha; Tiveram origem na Escandinávia e migrou para se instalarem na Gália e na Germânia durante o período do Baixo Império Romano.

Tentaram se estabelecer, na região que hoje é conhecida como a Bélgica; Foram derrotados e expulsos por Aécio no ano de 436; depois guiaram-se para Savóia e de lá se espalharam pelas bacias do Saône e do Ródano, quando finalmente foram submetidos pelos Francos. Professavam o arianismo, mas muitos se converteram ao cristianismo, por estarem em terras francesas. Sendo a religião fator de conflitos entre eles e os povos do local e em alguns casos com os romanos.

Edificaram dois reinos: Primeiro: se instalou na margem esquerda do Rio Reno e apoderaram-se das terras dos: Worms, Speier e Estrasburgo sendo concedidas posteriormente pelo Imperador Romano em um pacto de trégua. Em 436 Flávio Aécio e suas tropas encarregam-se de submeter os Burgúndios, a completa destruição do território dos Worms e do reino burgúndio foi pelas mãos dos Hunos. Segundo:formou-se mais uma vez por concessão do Império Romano e organizado na região de Sapaudia, foram aliados dos romanos por algumas décadas e ajudaram a combater alguns povos. Acreditavam que um império de tal povo pudesse se organizar, seus lideres negociaram com o senado romano uma expansão territorial e divisão de forças. Mas a consolidação do segundo reino burgúndio acabou sendo marcado com muito sangue, conseguindo assim expandir seu poder até o sudeste da França.

alamanos Eram um povo de origem germânica, chamados também de Alamanni, Alllemanni ou Alemanni, mas preferiam se identificar como Sábios. Significava “o povo de todos os homens” Formaram uma aliança militar com tribos germânicas, que viviam na região do rio Meno. Essa aliança sempre foi agressiva, pois se uniram para atacar a província Germânica Superior. Desde o século II, os Alamanos insistiram e se infiltraram pela fronteira romana do Reno-Danúbio.

Insistiram durante séculos nesse avanço, mas sempre foram contidos pela força de oposição dos francos, que eram por sinal uma organização militar semelhante a dos Alamanos. A resistência enfrentada pelos Alamanos, em tentar avançar sobre as fronteiras romanas, obrigou-os a desviarem e se estabelecerem em outras terras. Passando a ocupar ao região que hoje é conhecida como: Alsácia, Lorena, Baden-Wüttemberg. A região do rio Reno, passou a ser fronteira com os romanos e Germânia tribal . Nas regiões que passaram a ser chamadas de Germânia superior e Inferior, viviam mesclados os germanos, os celtas e outras tribos etnicamente misturadas.

Com a nova organização e estabilizados em novo território, os Alamanos, foram ao ataque contra a Germânia superior, tornando-se uma confederação na região que atualmente se chama Alsácia. Após esta conquista territorial, os Alamanos continuaram se expandindo e alcançaram o Palatinado e parte das atuais Baviera e Áustria. Com a expansão territorial e o poderio logo se tornaram Estado. Oscilando como organização independente ou como território ocupado pelos francos. Durante o domínio dos francos, a referência ao território da Alamania, terra dos Alamanos, popularizou-se como Allemagne, que mais tarde firmou o nome como conhecemos hoje de Alemanha. Hoje a Alemanha é um território independente e poderoso Estado europeu.

Seu nome está ligado diretamente ligado aos povos germânicos Alamanos.mas seus descendentes, estão divididos em regiões da: França, Alemanha,Suiça e Áustria, que são locais que falam diversos dialetos da língua alemã. 213, Primeira aparição dos alamanos na Germânia superior; 253, Alamanos e Francos invadem a Gália; 277, O Imperador Probo entra na Gália e expulsa os alamanos para além do Reno; 352, Alamanos e Francos, derrotam o exército romano, tomam quarenta cidades entre o Mosela e o Reno; 378, Alamanos invadem a atual Alsácia; 496, Francos derrotam os Alamanos em Zülpich, na Batalha de Tolbiac; 512, Fim das guerras entre os Francos e Alamanos .
Tags