Cópia de Aterramento elétrico .pptx

LuisFelipeAzevedoDam 39 views 8 slides Jan 11, 2023
Slide 1
Slide 1 of 8
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8

About This Presentation

M


Slide Content

ATERRAMENTO ELÉTRICO... Aluno: Luís Felipe Azevedo Damasceno

Esquemas de aterramento Conforme a norma ABNT NBR 5410, existem três tipos de esquemas de aterramento. São eles: TN, ● TT e ● IT. O esquema TN considera três variantes, de acordo com a disposição do condutor neutro e do condutor de proteção, TN-S, TN-C-S e TN-C.

Significado das Letras : Primeira letra :- Situação da alimentação em relação à terra: T: um ponto diretamente enterrado; I: Isolação de todas as partes vivas em relação à terra ou aterramento através de uma impedância. Segunda Letra: - Situação das massas da instalação em relação à terra: T: massas diretamente aterradas, independentemente do aterramento eventual de um ponto de alimentação: N: massas ligadas diretamente ao ponto de alimentação aterrado (em corrente alternada, o ponto aterrado é normalmente o ponto neutro). Outras Letras: Disposição do condutor neutro e do condutor de proteção: S: funções de neutro e de proteção asseguradas por condutores distintos; C: funções de neutro e de proteção combinadas em um único (Condutor PEN)

Esquema TN O esquema TN neutro da fonte é diretamente aterrado, sendo as massas ligadas a esse ponto através de condutores de proteção. Podem ser de três tipo: 1 – Esquema TN-S : o condutor neutro e proteção são distintos;

2 – Esquema TN-C: os condutores neutro e de proteção são combinadas em um único condutor (PEN)

3 – Esquema TN-C-S: O condutor neutro e projeção são combinados em uma parte da instalação e separados em outra parte.

Esquema TT Possui o neutro diretamente aterrado, estando as massas da instalação ligadas a um eletrodo de aterramento independente eletrodo de aterramento do neutro.

Esquema IT O neutro é isolado da terra ou conectado através da inserção de uma impedância de valor elevado (resistência ou indutância). As massas são aterradas em eletrodos de aterramento distintos do eletrodo de aterramento da alimentação .
Tags