Características Caatinga é um bioma brasileiro que apresenta clima semiárido , vegetação com pouca folhas e adaptadas para os períodos de secas, além de grande biodiversidade. O nome Caatinga significa, em tupi-guarani, "mata branca". Esse nome faz referência a cor predominante da vegetação durante a estação de seca, onde quase todas as plantas perdem as folhas para diminuir a transpiração e evitar a perda de água armazenada. No inverno, devido a ocorrência de chuva, as folhas verdes e as flores voltam a brotar.
Localização Esse bioma é encontrado em áreas do Nordeste do Brasil, nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e parte de Minas Gerais. Toda essa área abrange cerca de 844 mil km 2 , ou seja, 11% do território brasileiro.
Clima clima que compreende a região da Caatinga é o clima tropical semiárido . Esse clima é marcado por longos períodos de estiagem, isto é, sem chuvas. O índice pluviométrico é abaixo dos 800 mm/ano. As temperaturas são geralmente elevadas, com uma média de 27 ºC, podendo alcançar números maiores, superiores a 32 ºC. Durante o período de chuva, os índices pluviométricos podem atingir os 1000 mm/ano. Já nos períodos mais secos, há uma baixa, chegando a 200 mm/ano.
Relevo A vegetação da Caatinga apresenta características de adaptação ao longo período de seca e grande diversidade de espécies vegetais, muitas delas endêmicas. A vegetação da Caatinga apresenta três estratos : arbóreo : com espécies que variam entre 8 e 12 metros de altura ; arbustivo : com espécies que variam entre 2 e 5 metros de altura ; herbáceo : com espécies com altura abaixo de 2 metros As principais características da vegetação da Caatinga é a presença de árvores baixas, troncos tortuosos e que apresentam espinhos e folhas que caem no período da seca Vale dizer também que os cactos, que compõem a formação vegetal desse bioma, apresentam grande capacidade de armazenamento de água. Há também plantas que apresentam em suas folhas uma espécie de cera para evitar a perda de á gua.capacidade de algumas plantas de realizar fotossíntese e de produzir nutrientes mesmo que não apresentem folhas.
Fauna da Caatinga A fauna da Caatinga é bastante diversificada, mas não tão conhecida, havendo diversas espécies de animais endêmicos. Os animais que se encontram na região abrangida por esse bioma apresentam características de adaptação ao clima, assim como as plantas, como o desenvolvimento de hábitos noturnos, comportamentos migratórios e “hibernações” (capacidade de algumas espécies de lidar com condições climáticas hostis). Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a Caatinga apresenta : 178 espécies de mamíferos ; 591 espécies de aves ; 117 espécies de répteis ; 79 espécies de anfíbios ; 241 espécies de peixes ; 221 espécies de abelhas .
Flora da Caatinga A flora da Caatinga é bastante diversificada. O período de floração varia conforme a região, o regime de chuvas e a qualidade dos solos. Segundo a Embrapa, a Caatinga apresenta cerca de 1.981 espécies de plantas. Destacam-se os cactos, como o mandacaru e o xique-xique ; as bromélias, como a macambira; e as leguminosas, como a catingueira.
Desmatamento da Caatinga Embora tenha uma grande importância para as condições naturais da região do Nordeste brasileiro, a caatinga vem sendo desmatada sobremaneira ao longo dos últimos anos. Segundo pesquisas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, cerca de 45% dos 734.478 km² originais de sua vegetação foram desmatados até o ano de 2010. Perda de vegetação: A Caatinga perdeu 15 milhões de hectares de vegetação primária entre 1985 e 2020, representando mais de 26% da floresta, segundo a Abong . Impacto da agropecuária: A expansão da agropecuária tem sido um dos principais fatores de desmatamento na Caatinga, com mais de 11 milhões de hectares sendo convertidos para atividades agropecuárias entre 1985 e 2020. Risco de desertificação: Quase a totalidade da Caatinga está classificada como Áreas Suscetíveis à Desertificação (ASD), com 9% da região já com características de desertos. Atividades que contribuem para o desmatamento: O desmatamento na Caatinga tem sido associado a atividades como pecuária extensiva, instalação de usinas eólicas e solares, mineração e atividades agropecuárias . Exemplos de espécies ameaçadas: Onça-parda Tatu-bola Soldadinho do Araripe