Trabalho apresentado pelos alunos do 9º Ano da Escola Ingo, Cachoeira dourada - GO, como atividade referente ao Projeto "Pomar Nativo"...
Size: 648.98 KB
Language: pt
Added: Oct 03, 2011
Slides: 14 pages
Slide Content
Cajá - Manga Alunos: Vitor Gonçalves,Maria Clara, Taynara Martins Professora: Margarete Santos Serie: 9° ano
Cajá manga Classificação científica Reino : Plantae Divisão: Magnoliophyta Classe: Magnoliopsida Ordem:Sapindales Família: Anacardiaceae Género : Spondias Espécie: S. cytherea Sonn Nome binomial Spondias cytherea
O cajá-manga é uma fruta originária das regiões tropicais da América, bastante popular no Brasil, especialmente na região Nordeste. A fruta, de cor avermelhada ou amarelada, possui uma polpa suculenta de sabor relativamente azedo, revestida por uma fina casca. O cajá-manga também é dotado de pequenos espinhos macios na parte do mesocarpo.
A cajazeira é uma árvore que se adapta bem aos climas úmido, sub-úmido e quente, sendo necessário que seja plantada em solos profundos e drenados. A árvore também é usada para sombreamento permanente do cacaueiro. A colheita do cajá é feita de forma man A cajazeira é uma árvore que se adapta bem aos climas úmido, sub-úmido e quente, sendo necessário que seja plantada em solos profundos e drenados. A árvore também é usada para sombreamento permanente do cacaueiro. A colheita do cajá é feita de forma manual, coletando-se os frutos caídos no chão. ual , coletando-se os frutos caídos no chão.
O cajá-manga é uma fruta rica em fibras, cálcio, fósforo e ferro. A fruta é bastante popular no sul da Bahia, é encontrada facilmente em feiras livres às margens de rodovias. A polpa da fruta é uma das mais comercializadas na região, sendo utilizada no preparo de refrescos, batidas, licores e sorvetes.
Doce de cajá-manga
Ingredientes e Preparo: 1 kg de açúcar cristal -- 12 cajás-mangas, médios, com os caroços; 2 litros de água.
Preparo: Lavar bem as frutas e descascá-las com faca. Reservar. Fazer uma calda clara, com a água e o açúcar – se quiser clarear mais a calda, adicionar 2 colheres (sopa) de suco de limão, quando levantar fervura. Depois que a calda engrossar, adicionar as frutas e deixar por 20 minutos, com a panela tampada. Desligar o fogo. Como a fruta está inteira (é como se fosse um doce de figo), deve ser degustada até o caroço, sem perder o caldo e as fibras.