Calvície

dinnofer 1,829 views 8 slides May 09, 2014
Slide 1
Slide 1 of 8
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

CALVÍCIE

A calvície, cientificamente denominada Alopecia, é a redução parcial ou total de cabelos que pode ocorrer em ambos os sexos. Os primeiros sinais de calvície são o afinamento dos fios, ou a substituição dos fios por fios cada vez mais finos e menores até a interrupção do crescimento. A calvície (alopecia) é muito mais frequente entre os homens do que entre as mulheres. Pode ser o resultado de fatores genéticos, de envelhecimento, de doenças cutâneas locais e das que afetam o organismo em geral (doenças sistêmicas). Algumas medicações, como as que se utilizam para tratar o cancro, também provocam queda de cabelo.

Geneticamente a calvície é de transmissão genética autossômica dominante, ou seja, basta somente à presença de um gene, vindo de um dos pais, para o filho manifestar a patologia. Se o pai ou a mãe tem calvície, o filho tem 50% de chance adquirir a mesma.

O gene C (dominante), que determina a calvície humana, atua melhor na presença de hormônios masculinos. No homem comporta-se como dominante e na mulher como recessivo .

A calvície acontece mais em homem devido o gene C atuar como dominante na presença do hormônio masculino testosterona, e podendo se expressar mesmo em dose simples. O fator genético faz com que o folículo piloso fique sensível aos hormônios masculinos, em particular à testosterona. No homem, após a puberdade, quando os níveis destes hormônios começam a aumentar, e quando geneticamente predisposto, a calvície se manifesta. Na mulher, a calvície não se manifesta com tanta intensidade, pois nela os níveis de testosterona são muito baixos.

EXEMPLO DE CALVÍCIE MASCULINA

EXEMPLO DE CALVÍCIE FEMININA

EQUIPE: Conceição Késsia Fábio
Tags