O que é a Candidíase? A candidíase é uma doença ou micose causada pelo fungo Candida albicans . A candidíase assume particular importância clínica em infecções da boca e mucosa vaginal benignas, e em infecções sistémicas malignas em doentes com SIDA/AIDS. Candidíase a nível da vagina Candidíase a nível da boca
Sintomas Os sintomas mais frequentes da Candidíase a nível oral são a dor e vermelhidão da boca e mucosa, podendo também haver manchas brancas ou placas na mucosa da língua e bochecha. Já ao nível dos órgãos genitais são frequentes a comichão, vermelhidão e irritação da zona exterior da vagina bem como, uma secreção branca e espessa no caso das mulheres e o inchaço e vermelhidão do pénis e prepúcio no caso dos homens.
Diagnóstico e Tratamento A candidose pode afectar vários tecidos humanos . Pode ocorrer na pele, mucosas genitais (Candidíase Vulvovaginal ) ou muito raramente em tecidos internos, particularmente em imunodeprimidos (SIDA, quimioterapia ). A presença de hifas e leveduras observadas ao microscópio é diagnóstica, assim como a cultura com crescimento do fungo embora ambas não tenham sensibilidade muito elevada. A sorologia, com detecção de anticorpos específicos também é disponível porém pouco útil na prática clínica pela baixa acurácia. O tratamento das infecções sistémicas pode ser realizada com medicações endovenosas ou orais com antifúngicos como anfotericina B, caspofungina ou com derivados de azol, como fluconazol e itraconazol, enquanto o das infecções superficiais é feito pela aplicação de antimicóticos tópicos como nistatina, clotrimazol, miconazol entre outros.
Fim Trabalho realizado por: Ana nº 1 Daniela nº 7 Fábio nº 11