Brenda Campos Brenda Martins Francyanne Aquino Milena Souza 3° B Cangaço
Local e Data O Cangaço ocorreu durante o fim do século XIX e início do século XX, no sertão nordestino , em regiões como Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.
Grupos sociais participantes Grupos de sertanejos jagunços, capangas e empregados de latifundiários (detentores de grandes propriedades rurais ). Depois conhecidos como Cangaceiros.
Reivindicações O sertão nordestino sofria muito com a situação de miséria e o descaso do poder público. Buscaram com essa revolta a melhoria das péssimas condições sociais da região.
Causas Este movimento social estava relacionado à disputa da terra, coronelismo e vingança. Foi caracterizado por atitudes violentas por parte dos cangaceiros. Estes andavam em bandos armados, promoviam saques a fazendas, atacavam comboios e chegavam a seqüestrar fazendeiros para obtenção de resgates.
Cangaceiros Não tinham moradia fixa. Conheciam bem o Cerrado e fugiam com facilidade das autoridades. Conheciam plantas medicinais,fontes de água, locais com alimento, rotas de fuga e lugares de difícil acesso .
Cangaceiros Caracterizados por suas vestimentas como: chapéu de couro com abas largas dobradas, munição e armas, bolsa com remédios, fumo e punhal, lenço, roupa resistente com mangas compridas e cantil.
Lampião Virgulino Ferreira da Silva, foi cangaceiro de maior destaque. Seu apelido surgiu após um tiroteio noturno com a polícia, no qual disparou tantos tiros que sua espingarda iluminou parte do ambiente.
Lampião Lampião acabou sendo assassinado em 1938. Com a sua morte, o cangaço perdeu força, no entanto, entrou para a história como um movimento de revolta contra o descaso dos órgãos públicos em relação ao sertão nordestino.
Consequencias Como consequencia dessa revolta, foram formadas expedições policiais conhecidas como volantes As lutas travadas eram violentas e os prisioneiros geralmente decapitados. O Cangaço chegou ao fim por volta de 1940 .
Consequencias Quase que ao mesmo tempo o processo de industrialização que o país vivia abriu possibilidades no Sul ao povo nordestino. A migração nordestina, juntamente com sua força de trabalho foi fator determinante para o processo de modernização do Brasil.