RouseaneAndradeArajo
8,497 views
20 slides
Oct 08, 2011
Slide 1 of 20
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
About This Presentation
No description available for this slideshow.
Size: 1.19 MB
Language: pt
Added: Oct 08, 2011
Slides: 20 pages
Slide Content
Carta de Paulo aos Colossenses
Colossenses Autor: Paulo, o apóstolo. Data: Incerta, provavelmente entre os anos 60-64 d.C. Em Roma Dirigida a Igreja em Colossos Uma cidade da Ásia Menor
Conteúdo: uma mensagem de exortação e ensino Para os Colossenses Especialmente para contestar erros doutrinários oriundo mesclados por ensinos e práticas judaizantes, ritos, mistificados com a especulação oriental e filosófica. Essas heresias tendiam a obscurecer a GLÓRIA divina de CRISTO!
Esta é uma carta cuja aparência assemelha-se a Efésios, tanto nos Conceitos, como na linguagem. Mas com uma mensagem Particular aos Colossenses. Em Efésios, Paulo enfatiza a Igreja como o corpo de Cristo, Enquanto que aqui ele ressalta a Cristo como a cabeça da igreja. A advertência contra a sabedoria humana e mundana que aparece Em 1° Corintios também aparece nessa carta. Sofismas. Mensagem Central: Jesus Cristo como cabeça da igreja. Características da Carta aos Colossenses
I) Capítulo 1: Saudação apostólica e recomendações, vv 1-8; Oração pela igreja, vv 9-14; II) Seção doutrinária: Tema principal: A glória da pessoa e obra de Cristo. Para q seja cheia de sabedoria, frutifique e seja fortalecida no poder divino, vv 9-11. Dando graças pela herança espiritual, a grande libertação e redenção dos pecados, vv 12-14.
Rendição e exaltação a Cristo
Capítulo 1: Sua preeminência gloriosa: a) Como a imagem de Deus, v 15. b) Ele é criador de todas as coisas, v 16. c) Sua preexistência, v 17. g) O ministério da habilitação de Cristo nos crentes, e proclamado no ministério de Paulo, Vv. 24-29. d) Como cabeça da igreja, v 18. e) Sua plenitude divina, v 19. f) Sua obra reconciliadora, vv 20-23.
Cristo, o cabeça da Igreja
Capítulo 2: A preocupação de Paulo acerca do estado da igreja, vv 1-3. Para que os membros possam estar unidos em amor, tendo um conhecimento maior dos mistérios espirituais do Pai e de Cristo. (2) Adverte contra falsas doutrinas e exorta a ter uma fé constante em Cristo, vv 4-7. Capítulo 2 O perigo da filosofia mundana e o legalismo, v 8. A glória transcendente de Cristo e o poder de suas ordenanças espirituais, contrastando com o sistema cerimonial, vv 4-13. O poder libertador da cruz, abolindo o cerimonialismo, vv 14-17. Advertências aos cultos a anjos, vv 18-19. Advertências contra asceticismo, vv 20-23. III) Seção Doutrinária e polêmica
Cuidado com o misticismo e idolatria!!!
Capítulo 3 (1) Aspirações e inclinações celestiais, vv 1-4. (2) A subjugação das concupiscências e dos desejos carnais, vv 5-7. (3) A deixar de lado as paixões e vícios, revestindo-se da graça, vv 8-14. (4) A ser governados por um espírito de paz, unidade e gratidão, V 15. (5) A buscar a verdade para que sejamos ajudados mutuamente na instrução, na admoestação e no louvor. A fazer todas as coisas no nome de Cristo, vv 16-17. Não tentar barganhar ou pensar Que podemos ludibriá-lo! IV) Seção de exortações:
Exortação a santidade!!!!
Regras para viver em santidade: “Portanto, se fostes ressuscitados com Cristo, buscai as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas terrenas. Pois morrestes, e a vossa vida está oculta com Cristo em Deus”. Colossenses 3: 1-3.
V) Seção Familiar Capitulo 3, 4. (1) Os deveres dos diferentes membros do lar cristão: (a) Esposos; (b) Esposas; (c) Pais; (d) Filhos; (e) Senhores; (f) Escravos. Citação: 3: 18-4:1
Capítulo 4: Pedido de Paulo para que orem por ele, e seus conselhos acerca da conduta social, vv 3-6. (2) Saudações finais e recomendação de trabalhadores, vv 7-18. Mensagem Central de Colossenses: Jesus Cristo como cabeça da igreja. VI) Seção do companheirismo:
Exortação a oração e sabedoria: “Perseverai na oração, velando nela com ações de graça... Andai em sabedoria para com os que estão de fora, aproveitando bem cada oportunidade. A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como deveis responder a cada um”. Colossenses 4: 2-6 .
Acesse e siga... http://mergulhandonapalavracampinagrande.blogspot.com/