Cartazes da Primeira Guerra Mundial http://historia-dos-tempos.blogspot.com.br/2010/05/cartazes-primeira-guerra-mundial.html http://designices.com/cartazes-da-primeira-guerra-mundial-1/ http://www.propositto.com.br/wordpress/2010/11/13-cartazes-de-propaganda-da-primeira-guerra-mundial/ http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/cartazes-de-guerra-426150.shtml http://historiaonline.com.br/2012/01/16/cartazes-de-propaganda-na-1a-guerra-mundial/# jp-carousel -5785
Nunca antes, a publicidade esteve tão presente em um conflito: aumentava vertiginosamente o número de cartazes patrióticos de todos os lados, pedindo o apoio da população: " Rapazes e moças! Vocês podem ajudar o Tio Sam a vencer a guerra. Guardem seus quarters . (moedas de 25 centavos) Comprem selos de fundos para a guerra ." (Cartaz de 1917)
Título impresso na margem superior, ilegível, quase totalmente cortado. - Provável propaganda da preparação do C.E.P. . - Data segundo análise iconográfica e entrada de Portugal na I Guerra Mundial. - Impressão litográfica. - BN - 300 Anos do cartaz em Portugal, 1975,, n.º 133, referido com diferente data e sem a conotação acima indicada. - Em grande plano, sobre círculo limitando relvado onde correm dois jogadores sob céu vermelho, jogador de futebol, equipado mas apresentando ligadura num joelho e luva correctora numa mão, prepara-se para chutar a bola; em 2º plano, soldados e marinheiros, em formatura frente a frente, junto a costa onde se procede a desembarque de navio de guerra
PORTUGUESES, HONREMOS A MEMORIA DOS NOSSOS HEROIS! - A batalha de La Lys , também conhecida por batalha de Armentières , foi a principal participação portuguesa na 1ª Guerra Mundial.
Trabalhando pela Vitória!
Produzido pelo governo britânico, ele pede: "Mulheres da Grã-Bretanha, digam: Vá !". Questione os alunos sobre quem são as pessoas para quem o cartaz sugere que as mulheres digam "vá", para onde estariam indo e por que elas diriam isso. Apresente a idéia de que a dimensão da guerra necessitava de um grande esforço de recrutamento de homens e que era preciso fazer com que toda a população estivesse envolvida. Com a ausência masculina, as mulheres assumiram importantes papéis na economia e na sociedade dos países europeus.
Também feito pelo governo britânico, ele anuncia: "Homens da Inglaterra! Vocês aceitarão isto? Setenta e oito mulheres e crianças foram mortas e 228 mulheres e crianças foram feridas pelos soldados alemães. Aliste-se agora".