Gêneros da linguagem “O gênero não é ou discursivo ou textual, mas simultaneamente indissociável tanto do discurso quando do texto e seria um equívoco reduzi-lo a qualquer um desses polos.”(Bezerra, 2017 , p. 13 )
Gêneros da linguagem “Os gêneros não costumam se manifestar concretamente de modo isolado, mas em inter-relação dinâmica com outros”. Bezerra (2017, p. 63),
Sistema de gêneros Protesto Um gênero influencia o outro e interage com o outro. O domínio discursivo do protesto emerge em vários gêneros da linguagem e se materializa em suportes como o papel, a parede, o outdoor, a pele, o tecido, a camiseta, e as redes sociais, como o Twitter e o Face Book.
O Protesto Durante as manifestações em espaço público, temos discursos nos palanques, palavras de ordem, canções de protesto, paródias, grafites, faixas, cartazes, estandartes, adesivos, bonecos , projeções digitais, balões, camisetas, pano de chão, e até inscrições nas testas e braços.
Os cartazes de Protesto: caracter ísticas Intertextualidade Multimodalidade Jogos de palavras Sintaxe (enunciados na forma imperativa, sintagmas nominais, afirmações em períodos simples) Força ilocucionária (protestar, apoiar, ameaçar, informar, pedir ajuda) I dentidade (grupos de cartazes)
Intertextualidade
MULTIMODALIDADE
MULTIMODALIDADE
HOLANDA
O ensino do gênero Cartazes de Protesto A unidade se inicia com uma amostra de 8 cartazes e banners protestando contra temas presentes em nosso contexto local e global: racismo, corrupção, guerra, direito dos animais, ecologia, intolerância religiosa, direito das crianças e violência contra as mulheres.
Cartazes de Protesto Como o tema bullying está muito presente na escola, este é o tema privilegiado em outras partes da unidade por meio de atividades de leitura que discutem os vários tipos de bullying .
Cartazes de Protesto Os exercícios levam os alunos a pensar sobre os motivos de protesto no Brasil e no mundo; a identificar as funções da linguagem nos cartazes: expressar opinião, fazer afirmações e exigências, protestar e convencer as pessoas a fazer alguma coisa; e a observar as formas sintáticas mais recorrentes ( verb+noun phrase ; don’t+verb + noun phrase ; no+noun ) no modo imperativo.
A unidade culmina com a produção de um cartaz antibullying , mas as instruções poderiam ser usadas para qualquer cartaz de protesto.
Conclusão " All people are equal." Importância de defender aquilo em que você acredita.