O que é ? É obtido através da queima ou carbonização da madeira, é uma fonte de energia renovável e ajuda a reduzir as emissões de CO2 na atmosfera.
Para que serve ? É utilizado como combustível de aquecedores, gerar energia, abastece as siderúrgicas, lareiras, churrasqueiras, fogões a lenha, entre outros.
Carvão vegetal no Brasil O Brasil é um dos poucos países que utiliza o carvão vegetal como fonte de energia, devido à baixa quantidade de jazidas de carvão mineral, e à grande riqueza de florestas. Cerca de 12,9% da oferta total de energia no país, vem do carvão vegetal.
O eucalipto é a principal opção para a produção de carvão vegetal, que além de trazer benefícios no âmbito ecológico, Além disso, é uma alternativa que agrada as empresas, que atualmente tem uma grande preocupação em serem ecologicamente corretas . O interesse pelo carvão vegetal tende a crescer nos próximos anos, devido às grandes cobranças, tanto para a diminuição do aquecimento global, como também pelo marketing das empresas, que ganham muita relevância por passarem uma imagem correta para o público.
Vantagens Além ser uma alternativa para se obter energia e beneficiar alguns setores, como o comércio e indústria, o carvão vegetal também pode ser utilizado na medicina natural. Nesse caso, são usadas madeiras específicas de aspecto mole, não resinosas de angiospermas (tipo de árvore), e que são obtidas por combustão incompleta, para garantir a capacidade adsorvente. Utilizado geralmente sob a forma de cápsulas, o carvão vegetal ativado é indicado para combater dores no estômago, diarreias infecciosas, disenteria hepática, intoxicação, mau hálito e aftas.