INTRODUÇÃO O ceratocisto odontogênico (CO) é um cisto benigno que pode se tornar cancerígeno . Ele se origina dos restos da lâmina dentária e afeta principalmente a mandíbula. O ceratocisto odontogênico é um tumor originado de células da lâmina dentária. Representa 3 a 11 % das lesões odontogênicas de aspecto cístico. Diferente dos demais cistos que crescem devido ao aumento da pressão osmótica, além disto, parece ter um mecanismo próprio de crescimento relacionado a fatores inerentes do próprio epitélio ou com a atividade enzimática na cápsula fibrosa. Patologia Oral e Maxilofacial Neville 2009
Apesar de haver grandes variações na frequência descrita para os ceratocistos odontogênicos, quando comparada a outros tipos de cistos odontogênicos, diversos estudos que incluem grandes séries de cistos indicam que o ceratocisto odontogênico é responsável por 3% a 11% de todos os cistos odontogênicos. Patologia Oral e Maxilofacial Neville 2009
CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS E RADIOGRÁFICAS Os ceratocistos odontogênicos podem ser encontrados em pacientes com idade variável, desde a infância até a velhice, mas cerca de 60% de todos os casos são diagnosticados em pessoas entre 10 e 40 anos. Há uma leve preferência por homens. A mandíbula é acometida em 60% a 80% dos casos, com uma marcante tendência para o envolvimento do corpo posterior e do ramo da mandíbula. Pequenos ceratocistos odontogênicos geralmente são as sintomáticos e descobertos somente durante o curso de um exame radiográfico. Ceratocistos odontogênicos de grandes dimensões podem estar associados a dor, edema ou drenagem. Alguns cistos extremamente grandes, contudo, podem ser assintomáticos.
Os ceratocistos odontogênicos tendem a crescer em uma direção ântero-posterior , dentro da cavidade medular do osso, sem causar expansão óssea óbvia. Essa característica pode ser útil para o diagnóstico diferencial clínico e radio gráfico, pois os cistos dentígeros e radiculares de tamanho comparável geralmente estão associados à expansão óssea. Múltiplos ceratocistos odontogênicos podem estar presentes e tais pacientes devem ser avaliados em busca de outras manifestações da síndrome do carcinoma nevoide baso celular ( Gorlin ).
Os ceratocistos odontogênicos exibem uma área radio lúcida, com margens escleróticas frequentemente bem definidas. Lesões grandes, particularmente no corpo posterior e no ramo da mandíbula, podem se apresentar multiloculadas.
CASO CLÍNICO
Acervo pessoal
TRATAMENTO E PROGNÓSTICO Apesar de poder haver suspeita da presença de um ceratocisto odontogênico a partir dos exames clínicos e radiográficos, a confirmação histopatológica é requerida para o diagnóstico definitivo. Consequentemente, a maioria dos ceratocistos odontogênicos é tratada de forma similar a outros cistos odontogênicos, ou seja, através de enucleação e curetagem . A remoção completa de um cisto em uma única peça frequentemente é difícil devido à natureza delgada e friável de sua parede cística. Em contraste com outros cistos odontogênicos, os ceratocistos odontogênicos com frequência tendem a recorrer após o tratamento. Ainda não se pode determinar com certeza se isso se deve a fragmentos do cisto original que não foram removidos no momento da cirurgia, ou a “novos” cistos que se desenvolveram a partir de restos da lâmina dental na área geral do cisto original.